Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Raphael M Coelho

Dell Vostro 1000 Fonte polaridade invertida

Recommended Posts

Olá amigos do fórum, fui ressoldar o cabo do meu dell vostro 1000 e soldei os 19V ao contrário, ou seja, inverti o positivo pelo negativo, após verificar que tinha feito errado inverti, só que agora o notebook não liga e nem carrega a bateria, só funciona com a bateria, mas com a fonte não funciona,  apenas acende a luz verde e pisca laranja e desliga, o que pode ser?? Desmanchei o notebook, tirei a placa mãe e não constatei nada queimado, porém, como não tenho o esquema da placa, fica difícil, lembro que sou téc em eletronica. Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Raphael,

Na minha época de técnico em eletrônica, um meio simples dos fabricantes "protegerem" os seus circuitos da inversão de polaridade, como foi o seu caso, era colocando, logo após o conector de entrada da fonte um diodo inversamente polarizado.

Desta forma, quando um descuido acontecesse, o diodo ficaria diretamente polarizado, colocando a fonte de alimentação em curto, evidentemente, queimando tal diodo.

Desta forma, o equipamento passaria a ter o comportamento que você descreve, ou seja, não carrega a bateria e nem funciona pela fonte.

Siga as trilhas da placa, se bem que hoje as placas são multicamadas, o que lhe dará um pouco mais de trabalho, e verifique se este diodo não existe na sua placa. Outra forma de verificar isso é simplesmente verificando se a fonte, quando conectada ao notebook não "entra em curto" indo assim sua saída a zero... principalmente por ser uma fonte chaveada.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais