Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de Tensão Queimando


Vítor Silva

Posts recomendados

Galera, em Julho do ano passado fiz uma viagem para Orlando, onde comprei meu Notebook,

um Toshiba Qosmio

--------------------------

16GB Ram

GeForce 780GTX

2TB

i7

--------------------------

Em Dezembro ele simplesmente desligou do nada, literalmente do do nada. E só acendia a luz que estava conectado na tomada, e sem nenhum cheiro de queimado. Pois bem, liguei na Toshiba do Brasil pois estava ainda na garantia (1ano) E eles disseram que não cobriam a garantia pois eu não havia comprado aqui, Liguei em Orlando, e eles só me enrolaram também, até que perdi a paciência e levei em um técnico pra ver o que ia dar.

Ele abriu o Computador e após uns testes me disse que foi um componente que regulava a tensão.

Ele trocou, disse que aquilo não ia queimar de novo, que ele nunca tinha visto uma pecinha daquela queimando, falou que tudo estava Completamente NOVO.

OK, o Notebook parecia normal, assim como eu comprei, tudo beleza, ATÉ QUE:

Estou eu jogando um Cs:Go, isso não fazia nem 20minutos, com cooler em baixo do note ligado, ventilador, bem de boa assim, nem quente ele estava.

QUEIMOU DE NOVO, mesma coisa, simplesmente apagou, como estava na garantia da peça levei de novo pro técnico que ficou um pouco surpreso, mas falou que ia ver o que podia ter acontecido, mas que se fosse amesma peça, algum outro componente poderia estar queimando ela.

Venho através deste tópico, desesperado, pedir a ajuda de vocês pois estou extremamente desapontado e chateado com tudo o que vem acontecendo.

Paguei caro em um notebook que eu acreditava que era bom, e tá ai, mais tempo no conserto o que eu usando.

 

 

Desde já agradeço a ajuda de todos, e se algo estiver fora das regras peço desculpa.

Grande Abraço a Todos :confused:  :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por acaso o regulador de tensão era algo parecido com isso:

 

lm7805-5v-regulator.jpg

 

Se for algo assim, você teria que descobrir a corrente que passa por ele e quanto de tensão ele retifica, ou seja, quanto ele vai segurar (Exemplo: entra 16V, sai 12V = 4V retido nele) e dessa forma você descobre a potencia que ele dissipa, se for em torno de 6W, vai esquentar bastante mesmo... Ai se usa um dissipador...

 

Potência = Tensão rebaixada(4V) x Corrente

{Pot = V x I (Corrente)}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é bem simples : notebook não foi feito para rodar jogos ! Ainda mais com esse seu chipset gráfico que consome muita potência da fonte !

O aquecimento excessivo simplesmente acaba com o regulador, ainda mais aqui no Brasil, onde temos um clima muito quente.

Só vejo uma solução : coloque um cooler forçando a ventilação no local da entrada de ar do notebook.

Esse problema com chipset gráfico é o que me faz manter um computador grande para jogos...

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é bem simples : notebook não foi feito para rodar jogos ! Ainda mais com esse seu chipset gráfico que consome muita potência da fonte !

O aquecimento excessivo simplesmente acaba com o regulador, ainda mais aqui no Brasil, onde temos um clima muito quente.

Só vejo uma solução : coloque um cooler forçando a ventilação no local da entrada de ar do notebook.

Esse problema com chipset gráfico é o que me faz manter um computador grande para jogos...

Paulo

Será que mesmo com a bateria carregada e o carregador só para manter a carga  ia forçar tanto assim ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Quando voce roda jogos, exige muito do processador gráfico de vídeo, e ele puxa muito mais corrente. Muitas vezes, eles consome mais do que o próprio processador ! É isso que faz o regulador ir embora, ele tem de fornecer muita corrente, e isso faz esquentar bastante os componentes, e como é um notebook, a dissipação interna não é projetada para isso, e a fonte acaba falhando.

 

A solução é simples : não rode jogos que tenham muita atualização de tela, frame rates altos. 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

Quando voce roda jogos, exige muito do processador gráfico de vídeo, e ele puxa muito mais corrente. Muitas vezes, eles consome mais do que o próprio processador ! É isso que faz o regulador ir embora, ele tem de fornecer muita corrente, e isso faz esquentar bastante os componentes, e como é um notebook, a dissipação interna não é projetada para isso, e a fonte acaba falhando.

 

A solução é simples : não rode jogos que tenham muita atualização de tela, frame rates altos. 

 

Paulo

Mas o produto tem que ser dimensionado para operar com todo o seu potencial, se algum notebook tem um regulador de tensão subdimensionado para o hardware que alimenta, para mim isso ai é falha de projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que mesmo com a bateria carregada e o carregador só para manter a carga  ia forçar tanto assim ?

Não, com a bateria carregada a corrente que a fonte tem que fornecer cai drasticamente, é praticamente a mesma coisa que ligar sem bateria. com certeza esse note da toshiba tem falha de projeto, a carga nos reguladores nunca podem ser subdimensionado, pelo contrário. a própria especificação da fonte dele mostra o tanto de corrente que ele puxa... 15v 8a ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau, 8A por 15v são 120 watts ... A maioria nem chega a 80 watts !

A falha está na tal da climatização . Um note com chipset gráfico bem potente vendido em países com temperaturas médias abaixo das nossas teria de ser modificado para uso aqui, ainda mais neste verão que tivemos. Como foi comprado fora e trazido para cá, ele não tem as alteraçōes necessárias para suportar um aquecimento maior que o projetado.

Poderia tentar modificar, ver o sistema de dissipação, a refrigeração forçada, e tentar colocar um componente que suporte mais estresse térmico.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja joguei games em notebooks tranquilo kkkkk usava todo o poder da cpu, da gpu!! O negocio ate diminuia nas outras tarefas só pra sobrar mais pro jogo... O equipamento tem que funcionar bem em todo seu poder, se ele tem um chipset grafica tal, um processador tal, ele deve ser usados em 100% certo? então como com um software que vai exigir esses 100% vai queimalos???

se o hardware é fraco, ue de 100% do equipamento sendo usado é que não passa hehehe

Climatização é bem difícil... Se o cara deixar no sol talvez... Com uma temperatura ambiente de 30, que seja 35° o equipamento ainda deve funcionar bem... E outra, superaquecimento a maquina deve é desligar! Ja deixei meu pc dentro de uma caixa quase fechado, com o cooler quase entupido de po, sem uso a cpu principalmente vai la nos 70°.. Eu abria um jogo e em 5min ja tava la nos 100°!!!! Imagina a fonte??? Passando dos 110 ele ja desligava.... Depois de meia horinha de esfriado eu ligava de novo... Ja faz 10 anos que tenho esse pc, nunca deu 1 pepino sequer!!

Ou seja, bom projetos deve ter limite de temperatura, independente se ta na África o equipamento deve trabalhar ate seu limite, mais que isso deve desligar por proteção! Coisa q esses note e pc tem e fazem! O meu tava todo fechado chegou em seu limite e nem por isso queimou, so desligou por temperatura... O negocio é juracico, tem 512mb de ram, windows xp nem placa de video offboard tem kkkkk agr inagina os novos que o que se espera é que vem mais bem feito...

Isso ai ou é por ma qualidade, ou algums coisa dru pepino alem do regulador e esteja queimando ele! Isso os tecnicos é difícil de achar, porque hj em dia os tecnicos so vão trocando por achismo, pela esperiencia acertam, mas esses pepinos de uma coisa a mais estar danificando outro ai complica o lado deles!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... E para descobrir se é o tal jogo, faça:

1 - Use o note durante um bom tempo, sem exigir dele.

2 - Depois, idem com o tal jogo.

a) Se queimar no item 1, não é por causa do jogo. É outro problema.

Bê) Se queimar só no item 2 é, de fato, pelo jogo.

Mantenha as outras condições idênticas em ambos os testes, para que a única diferença seja o constante nos itens 1 e 2.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...