Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rele em corrente alternada


Diego Narducci Arioza

Posts recomendados

  • Membro VIP

Sim, a ideia é boa sim, usei a mesma teoria na proteção que montei para meus equipamentos, essa dai:  Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete  de  estabilizador   

 

Nela usei, porque tinha, um relé 120 VCC e por isso coloquei uma ponte retificadora, um resistor, um capacitor eletrolítico e o relé..

 

Se tiveres um relé adequado, com bobina para 127 VAC, ele vai direto..

Veja ai por exemplo: http://proesi.com.br/rele-1/rele-my2-hh52p-110-vac.html

ou esse dai: http://proesi.com.br/rele-1/rele-mk2pn-8t-10-amp-110-vac.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa cara muito show de bola, eu queria montar algo assim porém eu sei muito pouco de eletronica, gostaria de montar um filtro assim mas sabendo exatamente o que estou fazendo e  nao somente copiando, queria poder entender esse seu esquema e fazer um pra mim tambem, estou pensando em usar essas fontezinhas de celular pra energizacao da bobina.

 

tambem vi esse daqui http://www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

 

qual é o melhor ? o seu ou esse ? iria fazer esse do pdf e colocar aquele efeito memoria com relezinho na entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

qual é o melhor ? o seu ou esse ? iria fazer esse do pdf e colocar aquele efeito memoria com relezinho na entrada.

Esse filtro de linha proteção do PDF, originalmente desenhado pelo Almeida Filho (autor do projeto e do descritivo mencionado, referenciado, lembrado ai nesse PDF) foi um tópico do antigo ForumPCs que a época fez muito sucesso... Bem básico, por proposta do Almeida Filho, mas eficaz no que tange a filtragem e a proteção contra surtos de tensão. Sem dúvida nenhuma aquela versão que fiz é mais aprimorada, tem maior versatilidade, mais recursos, e elementos de proteção que na proteção do Almeida Filho não tem.. Mas ambas cumprem a proposta de filtro de linha/proteção..

O varistor que usei, na linha principal, de 40 mm, é daqueles que se encontra somente em DPS para proteção residencial, de quadro de disjuntores e o dispersor a gás usado confere a proteção uma robustez enorme... Não é uma proteção básica, é avançada..

Se tudo correr bem devo, quem sabe brevemente, me mudar de Porto Alegre e para o lugar para onde vou não poderei levar a mesma, pois será 220 Volts e ela só opera em 120 Volts. Se a alguém interessar favor contatar por MP..

 

Essa proteção é minha menina dos olhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu irei tentar fazer mais ou menos isso, simulei no livewire e funcionou, montei no protoboard e tambem funciono perfeitamente, o incoveniente é que terei que usar uma fontezinha de modem acoplada, mas tudo bem, voce poderia me ajudar a fazer um filtro de linha descente ? valeu.

 

circ.png

 

qual sua opinião ?, sou muito leigo em eletrônica, sou mais curioso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

qual sua opinião ?, sou muito leigo em eletrônica, sou mais curioso mesmo.

Lhe diria para simplificar, assim por exemplo, com um só relé. A fonte custa R$ 5,00 em qualquer camelo e o relé você tem..

 

Memoriadeligamento_zps9c5b42ad.jpg

 

Ai, na linha de 12 Volts de saída da fonte coloque um led + resistor de 470 Ohms se desejares..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz o esquema e funciono perfeitamente, so adicionei um fusivel e um led com um resistor de 1k, fico perfeito, ae faller quando você tiver um tempo e se quiser e puder é claro teria como montar um desenho de um filtro estilo essa sua para 127v ?, gostaria muito de fazer um filtro bom, eu vivo queimando fonte de pc aqui direto, preciso de um filtro decente, valeu.


como ficou:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

fiz o esquema e funciono perfeitamente, so adicionei um fusivel e um led com um resistor de 1k, fico perfeito, ae faller quando você tiver um tempo e se quiser e puder é claro teria como montar um desenho de um filtro estilo essa sua para 127v ?, gostaria muito de fazer um filtro bom, eu vivo queimando fonte de pc aqui direto, preciso de um filtro decente, valeu.

Não tem o que mudar. Use aquele esquemático mesmo, qual e o problema???

 

Vou repetir o mesmo.. Tire fora aquilo que não conseguires ou que não quiseres:

Nota: esse dai é para 127 Volts (ou 120 ou 110, ou 115 Volts, como queiras)

 

Filtro_Proteo2011Esquemtico.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A linha pontilhada unindo os dois indutores mostra que um deles foi ligado com uma polaridade e outro de modo invertido

 

A linha pontilhada no fusível térmico mostra que ele é inserido num determinado local, no esquema elétrico mas fisicamente ele está encostado no varistor, para "sentir" o calor desse varistor. Sua função é abrir quando a temperatura do varistor subir acima do valor de fusão do mesmo, geralmente entre 90 e 120 graus centígrados..

 

Nada mais do que isso..

Como ligar os indutores em modo comum e modo diferencial???

Assim ó:

Indutoresligadosemmodocomumemododiferenc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola faller, me interessei muito no seu filtro, gostaria de construir um assim a todo custo, mas fiquei por horas estudando e lendo tudo a respeito, eu tenho uma fonte aqui queimada, posso fazer os indutores com ela ?, 2mH 140uH, como vou saber o diametro e quantas espiras devo fazer ?

 

irei fazer uma lista de materiais e ir atras, teria algum e-mail pessoal ou facebook para manter contato diretamente com você ? valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem conhece algum simulador de circuito bom ?, estou utilizando o livewire e o ewb, mas nenhum deles ( pelo menos eu n achei ) tem o varistor como componente e queria simular esse filtro do faller, valeu.


estou procurando os componentes para comprar... http://www.compomil.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=62&nome_categoria=Varistor%20%20Termistor&sub_categoria=VARISTOR

 

qual exatamente são os varistores propostos no esquema  20k 175v?


não estou achando varistor de 175v, qual seria melhor 150v ou 230v ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra forma de ligar um relê 12V DC em corrente 127V AC é usar uma fonte sem trafo. Eu fiz isso quando montei meu filtro/protetor seguindo as valiosas dicas do Faller, pois não tinha nenhum relê para ligar diretamente em 127V.

 

fonte-sem-trafo_zps8b1f709c.jpg

Nesse esquema se usa a reatância capacitiva — capacidade de um capacitor funcionar como resistor em corrente alternada — para limitar a corrente do relê. Nessa configuração acima, quando usada em 127V, o capacitor 680nF e o  resistor 470R limitam a corrente em cerca de 32 mA, corrente ideal para um relê com bobina de 12V e 400R como o que eu tinha aqui. A ponte retificadora e o capacitor de 4,7 uF transformam a corrente alternada em corrente contínua para o relê, já que se ligá-lo em corrente alternada ele canta igual uma cigarra.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja na parte em que V = R . I. Como só passam 32 mA (0,032A) pelo circuito e a bobina do relê tem 400 ohms de resistência. Então:

V = 400 . 0,032

V = 12,8 V

Acho que é isso, mas como sou apenas um aprendiz em eletrônica, depois os mais experientes aparecem para comentar e corrigir algo que porventura esteja errado. :-D

Quanto a tensão dos varistores, no seguinte link tem um datasheet de varistores: http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheets2/72/72828_1.pdf

Na quinta página, você tem uma tabela com os códigos e na segunda coluna a "maximum allowable voltage", a tensão de operação a partir da qual o varistor começa a trabalhar e fecha um curto entre seus terminais.

Pode-se ver que o 20D241 tem tensão de 150 V AC (RMS), valor bom para se usar caso sua tensão for de 127V. O 20D221 tem tensão de 140 V, mas talvez fique um pouco apertado, caso a tensão da rede suba pouco mais de 10% ele já vai ser ativado, o Faller deve saber explicar melhor isso.

Já se sua tensão for de 220 V, tem o 20D391, com tensão de 250 V. Um pouco de sobra para caso a tensão da rede suba em 10%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não estiver enganado, assim:

IMG_20140404_200711_zpswitdi7hg.jpg

O primeiro, em modo diferencial, enrola-se os dois fios juntos, no mesmo sentido, em várias camadas até até não caber mais fio dentro do núcleo (dei apenas algumas voltas para exemplificar).

IMG_20140404_200920_zpsupb50tkj.jpg

O segundo, em modo comum, enrola-se um fio em cada sentido, até encher o núcleo todo, com apenas uma camada.

Isso considerando que em cada foto de um lado estão os dois fios de entrada e do outro lado os dois de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não se faz indutor para o modo diferencial ou modo comum.   Se enrola ambos os bobinados com dois fios e ambos para o mesmo lado. Na hora de ligar é que se inverte um dos enrolamentos de um deles. é só olhar a figura, é auto explicativa..

 

Indutoresligadosemmodocomumemododiferenc

 

Não é que a indutância possa ser qualquer uma mas a faixa de c valores que ela pode assumir é muito ampla, pois uma das frequências que se quer deixar passar, sem atenuação, é a de 60 Hz da energia da rede elétrica e a que se quer atenuar está na faixa de RF, muito alta, coisa de 100.000 Hz ou mais... Dai a enorme tolerância para o valor da indutância...

Portanto escolha um fio que aguente a corrente limite do filtro, algo como fio AWG 20 ou 0,5 de área de seção  Agora enrole o mesmo no anel de ferrite que tiveres e estará pronto seu indutor duplo..

 

Pode ser enrolado com fio próprio para bobinados (fio esmaltado) ou com cabinho rádio como se pode ver ai:

 

Fazendoindutor01.jpg

 

Fazendoindutor02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

show, obrigado pelas dicas, irei desmontar uma fonte aqui e utilizar o de la, faller, nao estou achando o centelhador 350v, e o capacitor 2nf/250v, mais proximo que achei foi este http://proesi.com.br/capacitor-poliester-2/capacitor-poliester-2-2nf-2k2-400v-0-0022uf-400v.html

 

 

serve ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...