Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como compartilho wifi para o meu pc desktop


Ir à solução Resolvido por mkvthedon,

Posts recomendados

Boa tarde. Eu tenho um pc desktop aqui em casa abandonado, então resolvi montar ele e ligar, porém não tem como conectar ele na Internet, pois aqui em casa só tenho wifi, então eu uso o wifi com meu notebook. Não dá pra usar o pc desktop com o wifi, pois o cabo nem chega lá. Tem como eu compartilhar o wifi que pego no meu note para o pc? Eu sei que daria certo com uma placa de rede wireless, mas é que no momento não dá pra comprar. Eu já tentei pelo cabo de rede, conectando uma ponta no note (conectado ao wifi) e outra ponta no pc. No notebook aparece a "Conexão Local" que foi criada, mas no pc desktop, aparece "Identificando..." e depois de uns segundos aparece "Rede não identificada". Não sei se tem como realmente fazer isso ou se configurei errado, mas seria ótimo se assim funcionasse, tem como? Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sairá mais barato você comprar um cabo de rede no comprimento certo para uma das entradas do WiFi. Cabo de rede não existe só num tamanho como esse que tu mencionou. Esse que tu se referiu deve ser o que acompanha o equipamento. Basta ir numa loja onde vende tal cabo e comprar o comprimento necessário e pedir para colocar os conectores. E pronto, terás teu cabo pronto para ligar seu desktop ao Wifi. Só para lembrar que comprimento máximo para cabos de rede categoria 5 é 100 metros. Portanto... Sai mais barato que comprar ou uma plaquinha de rede ou um adaptador wireless USB. A não ser que não queiras fio espalhado pela casa. Passe o cabo numa boa para não ficar espalhado e não passe o cabo por dentro de eletroduto onde passa fio de energia eletrica.

 

Quem envia o IP da conexão local é o aparelho WIFi e não o seu note. O Note poderia passar um IP para esse desktop? Poderia mas... Seria muito complicado fazer isso pois o dito cujo (o note) teria que ter instalado recursos de compartilhamento de conexão e além disso, terias que conhecer um pouco mais sobre redes.

 

É mais fácil ligar o desktop à Internet sem muito questionamento usando...

 

1 - Uma plaquinha wireless no desktop (já dissestes que não tens recursos para tal empreitada)

 

2 - Um adaptador wireless USB no seu desktop ( também não tens recursos para tal)

 

3 - Um cabo de rede no comprimento correto. Nesse caso, tens que medir a distância do desktop até o aparelho Wifi. Nesse caso, não sei se tens o dimdim necessário mas é muito mais barato que as duas soluções anteriores pois basta o cabo e somente 2 conectores e além disso, a loja pode até "crimpar" os conectores para você e além disso, testar o cabo feito, se pedires para que você saia com ele com 100 % de certeza que está funcionando. Quando pedires para fazer o cabo, Peça para fazer cabo direto. Eles irão entender os termos.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certeza de que usar um cabo é conveniente ? Que distancia vai ficar ? É que o cabo acaba atrapalhando bastante, pode acreditar, já tive essa situação em casa. E deve ficar em pelo menos uns R$ 20,00, as lojas cobram por terminal climpado.

Uma placa adaptadora vai ficar uns R$30,00, tá certo que só servirá no PC, mas se for querer aproveitar em outro equipamento pode comprar um adaptador USB que funciona bem pelo mesmo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa comprar nada se não tens dinheiro e usas o Windows 7, basta criar uma conexão de ponte entre a placa wifi e a placa de rede, com isto o note vai compartilhar a conexão wifi com o PC . É provável que tenhas que usar um Cabo crossover do note para o PC, e vais ter que deixar o note ligado para usar a conexão no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse lance de usar cabo vai de cada um.

 

Tem gente que não gosta de cabo e gosto é gosto. Não se discute.

 

Óbvio que se usasse uma placa wireless no slot PCI ou na conexão USB seria muito melhor.

 

O nobre colega dawson600 informou que não precisava gastar nada mas vai gastar sim. Vai ter que comprar cabo, dois conectores e montar o cabo cruzado ou crossover. E por que? Ora... O colega iniciador do tópico tá usando um cabo direto. Ele não tem o cabo crossover  e para fazer a ponte, precisa do dito cujo para tal empreitada. Além disso, tem que saber fazer a ponte entre o note e o desktop. E ainda por cima tem que deixar o note ligado para fazer a conexão.

 

Ora... Pra evitar toda esse problema, é bem melhor fazer o cabo direto e ligar diretamente ao equipamento Wifi.

 

Um conector RJ45 se passar de R$0,50 já tá caro. A não ser que seus terminais sejam de ouro. O metro do cabo dos bons, se custar uns R$2,00 é muito. Não sei qual vai ser o comprimento do cabo mas digamos que seja uns 10 metros. Somando com os conectores, digamos que fique em R$21,00. Tem loja que nem cobra para conectorizar. Faz um agrado pro freguês. Se cobrar, então é só levar o cabo para alguem que tem o crimpador e pimba, feito o cabo.

 

O colega iniciador do tópico não tem como ele mesmo disse, os recursos necessários para uma compra de uma plaquinha adaptadora seja PCI ou USB. Comprar plaquinhas baratas é um tiro no escuro. Tem dispositivos bons e alguns nem tanto. Se tem que escolher o cabo, sugiro o uso do cabo direto e não o crossover. Crossover só em ultimo caso e mesmo assim, o caboco teria que confeccionar ou pedir para alguém confeccioná-lo.

 

Se a pessoa gosta ou não gosta de cabo, aí é outra história. E ademais, passando o cabo pelo rodapé, numa boa, dá até um certo charme no aposento. Gosto é gosto e não se discute. O que tem que ser informado é o que o usuário criador do tópico precisa e o que ele tem na mão. E quando não tem, é melhor informar o que pode ser feito da melhor forma possível para ele e não para nós.

 

Abração


.

.

Esqueci de informar que muitas lojas que vendem aparelhos elétricos também vendem cabo de rede. Aqui na minha cidade, tem loja que além de vender material elétrico:lâmpadas, fios, tomadas, etc, também vende cabo de rede e seus respectivos conectores e até crimpa o cabo sem custo adicional. veja bem.. na cidade onde moro.

 

No seu caso, mkvthedon, basta dar uma circulada nos bairros ou perguntar nas LAN's do seu bairro. Ou seja, se informar com alguém que saiba onde encontrar e por preço bom e justo. Tem que sair e pesquisar meu amigo. Não é possível que no Rio de Janeiro não encontre nada!!! Dá um pulo em Madureira, Cascadura que você vai ver lojas aos montes para adquirir o material.  Não sei onde moras porque o Rio é grande mas que podes encontrar isso aí é muito fácil. Se fosse na selva, lá em Xapuru, seria outros quinhentos, outras história mas Rio de Janeiro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou tudo @Jambao, eu uso ponte mas a situação é outra e digo que é inconveniente, basta um adaptador USB dependendo da distância do AP qualquer um de R$25 vai virar, eu tenho tanto cabo aqui que para mim não representa um gasto rssss, mas o camarada está certinho.

Minha internet chega WL vira LAN e no último nó da rede vira WL de novo, na verdade eu uso 2 pontes, uso IP fixo, tenho rede com compartilhamento entre meus 3 PCs, tablets, celular isto tudo 24/7/31. A rede que vem o WL para cá tem mais uns 12 PCs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em suma...

 

Ou compra um adaptador wireless USB barato mas que funcione bem no que se refere a distância dele com o aparelho Wifi e principalmente que não dê enguiço na hora de instalar o driver ou mede o comprimento necessário para fazer o cabo e mãos a obra!

 

Aguardemos então o pronunciamento do colega para saber o que ele vai decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547048757-placa-de-rede-wireless-siemens-chipset-realtek-_JM

 

R$ 19,90 mais frete.

 

Outra alternativa seria utilizar um cabo crossover, que é igual ao cabo de rede convencional mas com uma das ponteiras montada com configuração diferente. Aí, teria que configurar as placas de rede e criar uma rede para dois computadores. Além do custo ser quase igual, tem uma baita trabalheira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas...

 

Não vamos complicar a situação do nosso colega que pede auxílio!

 

Se ele estivesse na situação do dawson, aí sim, teria que usar um cabo crossover porém ele não está nessa situação.

 

O aparelho do mkv está no seu domicilio e não é a mesma situação do dawson.

Crossover para quê? Para complicar a situação?

 

Primeiro que o colega mkv é somente um usuário comum. Ele sabe que a comunicação pode ser estabelecida mas as maneiras, é outra história.

 

O lance de ligar um cabo crossover ao note e configurar uma ponte do note para o desktop só seria válido se o dispositivo Wifi não pertencesse a ele(o mkv). Além disso, mkv teria que confeccionar o cabo crossover ou alguém confeccioná-lo. E claro, já que ele ou alguém iria confeccionar esse bendito cabo, teria que comprar os materiais e mais uma vez, para que crossover se pode ser usado cabo direto?

 

E se caso, ele quisesse adquirir uma placa wireless, para que comprar no Mercado Livre se no estado que ele mora tem lojas específicas para isso?

 

Se fosse num estado que fosse difícil adquirir certas peças aí vá lá.

 

Mas... Deixa prá lá...


.

.

Já que o problema é falta de recursos, ou seja, dimdim, money, jabá, ofereço a seguinte gambiarra.

 

A imagem mostra algo que fiz hoje. Estou arrumando o micro do meu irmão e preciso da conexão. Meu cabo auxiliar está com um dos conectores danificado. Meu crimpador está emprestado par um colega a tempos e até hoje não me entregou. Já pedi várias vezes. Crimpador não uso a todo instante mas no momento que precisei, não estava ao meu alcance. Então o que fiz? Eu sabia que tinha dois cabos prontos, desses que vem nas caixas dos modens e peguei dois deles e usei uma emenda telefônica. Eu já tinha uma dessas guardada. Só foi o trabalho de procurá-la, conectar os cabos e pimba. Cada cabo tem cerca de 2,5 m de comprimento e com a emenda, totalizou uns 5 metros e consegui fazer a conexão. Tá funfando numa boa. Mais tarde vou cobrar meu crimpador mais uma vez.

 

Se tem problema? De jeito nenhum. Pode até haver perdas mas muito pequena. Só medindo e mesmo assim com aparelhos específicos para isso.

 

Então seu mkv... Já que a merreca tá pouca, veja se consegue com os amigos, uns dois ou três cabos que vem nas caixas dos equipamentos e compre duas ou três emendas telefônicas e faça a conexão. Sai mais barato comprar a emenda do que comprar o cabo inteiro e ainda crimpar os conectores.

 

Ou alguém duvida que minha emenda não está funcionando?

 

Onde se compra essa emenda? Em lojas de material elétrico.

Eis a imagem


a5lj.jpg


.

.

.

É a forma mais barata de fazer essa conexão. Conseguir uns 3 cabos prontos com os amigos  e comprar as emendas. Duas já consegue ligar 3 cabos e bote fé. Não vais ter problema.

 

Claro que um cabo sem emendas seria melhor mas acredite. Não vais ter problema com as emendas. A não ser que tu compre uma emenda muito pixulé. Aí é outra história.


.

.

Essa imagem foi fotografada a cerca de uns 10 minutos antes de postar. Ou seja, emenda fotografada no dia 3/abril/2014 as 22:00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsssssssss, eu não uso nenhum cabo cross aqui na rede, ele muito provávelmente se faria necessário caso fosse ligar a LAN do note diretamente a LAN do PC, agora com os switches e APs eu raramente preciso cruzar um cabo, e sinceramente não me lembro mais de cabeça a sequência das cores ;) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, mencionei o cabo cross porque o usuário estava tentando ligar o notebook no PC, pois ele pegaria o sinal wireless pelo note e o transformaria, a grosso modo, num access point com fios.

É ÓBVIO que a ideia é não complicar, justamente por isso que eu coloquei um link do ML com uma plaquinha wireless bem barata, para SIMPLIFICAR O PROCESSO, mostrando ao usuário que existe uma alternativa a baixíssimo custo. Não necessariamente ele precisa comprar no ML, mas apenas para mostrar que seria uma solução como aquela.

 

Se eu estivesse falando alguma coisa errada, beleza, aceito a crítica e repenso numa próxima vez. Mas não era o caso, então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente vem invariavelmente com o intuito de ajudar a todos, mas nem sempre temos como avaliar o nível de conhecimento e expertise de todos, bem como os recursos disponíveis para tentar resolver os problemas, a má interpretação na grande maioria das vezes faz parte do processo e acredito que nosso colega em nenhum momento quis te ofender, a riqueza de um fórum é o debate saudável e a troca de experiência e informações e, felizmente, estamos presenciando isto sempre por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, mencionei o cabo cross porque o usuário estava tentando ligar o notebook no PC, pois ele pegaria o sinal wireless pelo note e o transformaria, a grosso modo, num access point com fios.

É ÓBVIO que a ideia é não complicar, justamente por isso que eu coloquei um link do ML com uma plaquinha wireless bem barata, para SIMPLIFICAR O PROCESSO, mostrando ao usuário que existe uma alternativa a baixíssimo custo. Não necessariamente ele precisa comprar no ML, mas apenas para mostrar que seria uma solução como aquela.

 

Se eu estivesse falando alguma coisa errada, beleza, aceito a crítica e repenso numa próxima vez. Mas não era o caso, então...

 

Fica tranquilo mgflist!

 

Eu sei que a sua intenção foi ajudar. Isso é válido! Muito válido!

 

Você não disse nada errado! De jeito nenhum mas.. O meu comentário foi somente para sair do foco da ligação com o note. Essa não é a melhor escolha e vou informar o porquê!

 

E concordo com o dawson. Muitas vezes, um determinado assunto perde o foco, se dilui ou muda por uma interpretação errônea de quem lê. Muitas vezes, o tópico inicia-se com falta de informações ou sem nenhuma informação como por exemplo: Meu micro pifou! O que faço?

Ou então... Eu não consigo acessar a internet! O que faço?

 

Fora outros tópicos que o criador além de escrever errado, faz uso de palavras sem sentido.

 

Não é o caso do nosso colega que criou o tópico, esse tópico. Entendi perfeitamente o problema dele e por ter um conhecimento ainda que básico sobre redes, me dispus a ajudá-lo da melhor forma possível.

 

Quando eu falei sobre o "não vamos complicar", referi-me justamente para alertar sobre a questão do que ele quer fazer, a principal que é a ligação do seu desktop para ter uma conexão Internet para ele e baseado nas suas informações de recursos, passei a sugerir as opções mais baratas, inclusive a "gambiarra" que por sinal, está muito bem feita.

 

Além dessa minha explanação, vou acrescentar sobre como cheguei a melhor conclusão. De quebra, vai ser uma interpretação sobre o início do tópico.

 

Então meu caro mgflist. Fica tranquilo que a minha intenção não foi magoá-lo (tem que usar esse termo para o forum não me prejudicar).

 

Abração e aguardem mais infos e esperemos também a posição do colega criador do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bem, acho que vou conseguir resolver meu problema, acho que vou comprar um adaptador usb mesmo pra conseguir uma conexão, uma como essa http://www.extra.com.br/Informatica/EquipamentosdeRedeWireless/AdaptadordeRede/Adaptador-USB-TP-Link-TL-WN721N-Wireless--150-Mbps--2366685.html

 

Agradeço as respostas e pela educação de todos, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...