Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Osciloscópio


Posts recomendados

   A pergunta que irei fazer em meio vaga (estou empolgado e não refleti ainda). Como monto um osciloscópio de 200Mhz, tem que ter dois canais, e quero visualizar a onda no pc, logo não precisa de display.
   Também como monta um cronometro de precisão de 1ns (queria usar microcontrolador, mas os que tenho não tem essa precisão) ao fechar um contanto ele começa a contagem, após fechar outro contato ele encerra a contagem (esse tempo vai ser muito pequeno em “ns”), e envia para um display ou pc o valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   A pergunta que irei fazer em meio vaga (estou empolgado e não refleti ainda). Como monto um osciloscópio de 200Mhz, tem que ter dois canais, e quero visualizar a onda no pc, logo não precisa de display.

   Também como monta um cronometro de precisão de 1ns (queria usar microcontrolador, mas os que tenho não tem essa precisão) ao fechar um contanto ele começa a contagem, após fechar outro contato ele encerra a contagem (esse tempo vai ser muito pequeno em “ns”), e envia para um display ou pc o valor.

 

Com relação ao osciloscópio este artigo vai lhe ajudar:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/3658-ins156

 

Basicamente você precisaria de um conversor analógico digital para "traduzir" os ninais analógicos para o PC poder processar.

O conversor ADC12J4000 é o mais rápido do mundo lançado pela Texas Instruments.

Ele é um conversor de 4 Gigasamples por segundo. Seu valor de mercado gira em torno de 2.000,00 dólares.

 

Para fazer seu osciloscópio de 200Mhz você precisará de um conversor analógico / digital de 2 Gigasamples por segundo.

Talvez seja muito mais barato comprar um osciloscópio destes prontos.

Mas veja aí quanto é um conversor destes.

 

 

Este cronômetro que você citou está me parecendo um cronômetro balístico cara.

Existe dois sensores espaçados por uns 40 centímetros. 

Quando a bala passa em um, inicia a contagem. Quando a bala passa no outro pára a contagem. 

Eu imaginei um oscilador a cristal e uma porta lógica para ligar e desligar este clock

 

Quando a bala passasse liberaria o clock para o circuito contador que então contava o tempo.

Ao acionar o segundo sensor desativaria o clock, fazendo o tempo ficar parado e registrado no circuito contador.

E um botão para zerar o contador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  É o osciloscópio não vai dar para fazer. O cronometro eu quero fazer, e isso que você falou de cronometro balístico, não é para a mesma aplicação, mas serve a ideia é bem essa, no entanto pesquisei sobre esse cronometro encontrei uns prontos que são da ordem de “us”, no entanto preciso montar algo com tempo mais baixo na ordem de “ns”, se possível um tempo base de 0.1ns e o evento terá uma duração de 0.5-5ns, não tenho a mínima ideia de como fazer poderia me passar um link ou me explicar fazer esse circuito.

   Quero montar esse cronometro para uma finalidade, no entanto, quero usar também em outra coisa, um laser com fotodiodo, o laser será interrompido na casa de ”1 a 10 ns”, começado a contagem, o fotodiodo quanto receber a luz do laser novamente para a contagem. Que modelo de fotodiodo pode usar para um evento tão rápido, pois acredito que ele vai formar uma rampa de condução por isso queria o osciloscópio, se der para ligar no cronometro o problema será resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Mesmo assim se não da como eu faço um cronometro com essa base de tem ou um relógio com essa precisão.
  Pois tirando um pouco da pergunta acima quero fazer um relógio com essa precisão (“1ns”).
  Mesmo que não funcione para a aplicação quero saber como se fazem relógios de precisão, mas não sei como são feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...