Ir ao conteúdo

Ordem de HDs SATA na placa-mãe

leitaoo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Tenho 2 HDs  e 1 SSD ligados nas entradas SATA 6gb da minha placa mãe.

O SSD é o o principal com o Windows, os demais apenas dados e aplicativos.

Eu liguei tudo aleatorio e os de dados e aplicativos ficaram como Disco 0 e Disco 1 e o SSD como Disco 3.

Resumindo: Existe uma ordem certa para liga-los, ou só plugar mesmo em qualquer porta? A ordem influencia no boot em questão de velocidade?

Postado

Na interface SATA não existe slave ou máster, quando você instalar o Windows em qualquer hd, esse passa a ser o "máster" já que ficará setado no sistema para dar o boot; mas eu prefiro colocar sempre o hd com o sistema operacional na SATA 0 ou 1 por questão de organição, mas já instalei em outras portas que não a 1 e funciona perfeitamente.

O Windows instalado fara uma varredura no sistema para a localização dos demais drivers e irá renomear de acordo com as regras já conhecidas. Se instalar apenas com um hd, driver de dvd e um leitor de cartõs igual a esse ( http://www.cherez.com.br/loja_cherez/product_images/v/059/leitor_de_cartao__31638_zoom.jpg ) e depois for instalar outro hd, será atribuída uma letra pelo Windows na sequência já existente portanto ele pode ficar com letra F, G, etc., e irá funcionar perfeitamente apesar de que para alguns pode ser um inconveniente, e isso se corrige na próxima formatação desconectando os dispositivos e depois de instalado o Windows pode ser acrescentado outra vez ai fica as letras na seguência.

Veja no meu exemplo, as letras ficam alternadas entre os dispositivos mas não muda o seu funcionamento.

post-486197-0-56975400-1396884690_thumb.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!