Ir ao conteúdo

Amplificador Motor DC

marcomartin

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Alguém consegue me ajudar com um circuito amplificador de sinal senoidal que varia de 20hz a 500hz, para alimentar um motor DC de 3v ?

Esse sinal não tem potencia suficiente para acionar o motor.

Para o meu projeto o motor não deve girar e sim oscilar nas frequencias citadas acima, ou seja, só preciso mesmo de um amplificador do sinal original que consiga acionar esse motor de 3v 60mA

pensei em um bc547 mesmo..mas tenho duvidas de como fazer isso

alguem me ajuda?

Postado

Você já dispõe do sinal senoidal e quer apenas o amplificador, certo?

Qual é o nível de tensão de pico a pico do sinal senoidal e qual é a impedância de saída?

Imagino que a tensão aplicada ao motor possua um nível cc de 1,5V somado com o sinal senoidal.

Parece (entendi) que a tensão que você quer é...

V(t) = 1,5 * [1 + seno(wt)], variando de zero a 3V, é isso?

MOR_AL

Postado

isso, já tenho o sinal senoidal e quero o amplificador.

o nivel de tensão de entrada é 2,2 porém com corrente beeeeem baixa.

Impedancia de saida alta

O motor é 3 vdc que consigo com 2 pilas em série, porém esse nivel dc não tem que ir para o motor..ele é o vcc para alimentar o amplificador.

reexplicando,

o que preciso é alguma coisa como um driver de corrente..tendo em vista que a entrada é praticamente igual a saida em termos de tensão, mas preciso dar um up na correte a ponto de conseguir acionar o motor..(que não vai girar..vai tremer de acordo com a frequencia do sinal senoidal.)

Postado

Observe o circuito e as curvas geradas.

A fonte V2 representa o seu sinal Vsinal e a resistência R9 de 100k, representa a impedância de saída do seu sinal.

A fonte possui 2,2 volts pico a pico. Como o seu nível mínimo é zero volt, ela apresenta um sinal contínuo da metade do seu sinal, que vale 1,1volt cc.

Não acho que esse seja realmente o seu sinal, com nível CC.

O resistor R8 representa o seu motor.

No gráfico das tensões tem-se dois eixos verticais.

O eixo Y1 e o eixo Y2.

O eixo Y1 está escalado em tensão (V). As duas curvas Vsinal (Y1) e VMotor (Y1) representam as tensões obtidas da simulação no seu sinal e no motor.

O eixo Y2 representa a simulação da corrente no motor. A corrente varia entre aprox. 4mA e 25mA.

Tanto as tensões como a corrente possuem nível cc. Isso é necessário para que o seu motor não gire também no sentido inverso.

O trimpot VR1 ajusta a corrente quiescente no motor. Reduzindo ou aumentando o valor do trimpot vai ocorrer distorção do sinal no motor.

É isso que pude fazer com as suas informações.

MOR_AL

A1e_zps8a365a88.jpg

Postado

cara, obrigado pela resposta...mas, onde eu vejo o circuito que você cita acima?

Não entendi:

1 - Para visualizá-lo um um pouco maior clique sobre ele.

2 - Não está em nenhum sítio. Eu que projetei.

MOR_AL

Postado

@MOR

Sempre gosto de ler seus posts e comentários, mesmo que não dirigidos a mim ou a meus interesses

Eu sempre aprendo alguma coisa, as vezes nem mesmo entendo seus cálculos, más

sempre aprendo algo, mesmo que esse "algo" seja  o ato de admitir que não sei quase nada.

você leciona ou já lecionou, MOR? (só curiosidade)

Postado

@MOR

Sempre gosto de ler seus posts e comentários, mesmo que não dirigidos a mim ou a meus interesses

Eu sempre aprendo alguma coisa, as vezes nem mesmo entendo seus cálculos, más

sempre aprendo algo, mesmo que esse "algo" seja  o ato de admitir que não sei quase nada.

você leciona ou já lecionou, MOR? (só curiosidade)

Cesardelta1!

Grato pelas gentis palavras.

Trabalhei como eng. eletrônico em um centro de pesquisas por cerca de 23 anos, quando esporadicamente dava aulas para outros eng. da empresa. Como trabalhava com o estado da arte em eletrônica, tive a oportunidade de aprender muitas coisas.

Posteriormente dei aula de estatística, mat1 e mat2 em uma universidade por 3 anos, quando tive que fazer o mestrado na COPPE.

Já produzi alguns tutoriais sobre eletrônica.

Caso eu possa lhe auxiliar, não hesite em perguntar, mesmo porque aqui tem muita gente que poderá responder com até maior conhecimento que eu.

Abraço e bons projetos.

MOR_AL

Postado

Para o meu projeto o motor não deve girar e sim oscilar nas frequencias citadas acima, ou seja, só preciso mesmo de um amplificador do sinal original que consiga acionar esse motor de 3v 60mA

pensei em um bc547 mesmo..mas tenho duvidas de como fazer isso

alguem me ajuda?

Este amplificador do esquema amplifica sim o sinal, porém amplifica apenas em nível DC. Produz variação do sinal no tempo de forma senoidal porém dentro de uma tensão DC.

Observe no próprio gráfico das ondas que não existe o lado negativo do sinal.

Os sinais variam de zero a 2,5V.

Com este esquema seu motor vai girar. Não vai vibrar como você mencionou.

Para vibrar teria que ser corrente alternada. A onda teria que ir de zero V a +2,5V depois voltar a zero V e ir até -2,5V voltando a zero.... 

Dou a seguinte sujeição:

A1e_zps8a365a88.jpg

Aumente a tensão de alimentação para 6V.

Gire o trimpot VR1 até que até que a tensão no ponto VMot esteja com 3V.

Ponha um capacitor eletrolítico de 1000uF no ponto VMot, sendo que o positivo do capacitor deve estar conectado em VMot.

Com o polo negativo do capacitor você alimenta o motor. Liga a outra conexão do motor a terra.

Pronto. Após injetar sinal senoidal em corrente alternada na entrada, terá sinal senoidal em corrente alternada amplificada na saída.

Conforme freqüência seu motor vai oscilar.

Postado

Mais observações:

1 - Com alimentação de 3V os transistores de saída ainda aguentam dissipar. Com 6V de alimentação, os transistores de saída deverão queimar.

2 - A tensão de entrada é SEMPRE positiva ou nula, NUNCA negativa. O meu projeto se baseou na sua resposta.

3 - Caso deseje utilizar sinal com frequência menor, você deve aumentar o valor do capacitor C1.

4 - Muito cuidado com o ajuste do trimpot VR1. Ele determina a corrente de polarização nos dois transistores de saída. Se bobear, você poderá queimar os transistores.

5 - Não deu para fazer muita coisa com a limitação da tensão de alimentação, como já foi dito. Por isso eu não gostei do projeto. Só fiz para te apresentar uma possível solução.

MOR_AL

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!