Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relâmpago, pode queimar o que na CPU?


Posts recomendados

Na  quinta feira dia 14 teve uma forte chuva de relâmpagos aqui na cidade,

logo caiu um raio perto de casa queimando equipamentos eletrônicos na vizinhança e meu computador estava ligado e apagou tudo, logo tirei da tomada, no outro dia fui testar e o CPU não ligara mais ( o restante dos equip. estão funcionando normal: estabilizador, impressora, monitor, switch etc.)

 

Neste caso o relâmpago pode ter afetado que parte da CPU??

 

___________

 

meu cpu veio com uma Fonte de alimentação chaveada atx 250w, troquei por outra fonte: FX 550 LPJ-25, mas mesmo assim não ligou, e esta fonte está em uso perfeito em outro pc velho q tenho aqui, 

 

Só posso testar se eu trocar por outra fonte chaveada do mesmo tipo, ou isso indica que a placa-mãe pode ter afetado?? 

 

___________

 

E se a placa-mãe foi afetada, tem riscos de o núcleo do processador ter sido afetado pelo raio também???

 

______
 

Se alguém puder dá sugestões/dicas por conhecimento ou experiência própria, agradeço. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer dizer gabinete, isso? CPU é apenas o processador (Central Processor Unit), pode queimar sim, digamos se você não tiver algo que estabilize o relâmpago e ele foi com muita intensidade, pode queimar a fonte, por exemplo. Eu não aconselho mais estabilizadores, porque falaram que atrapalha no funcionamento da fonte e parece que as fontes atuais, já à um bom tempo estabilizam a energia, porém um filtro de linha ou "régua" eu recomendo. Você falou que a fonte não é, porque testou em outro PC e deu certo. Você utiliza placa de vídeo? Se sim e caso você tenha opção onboard (vídeo integrado) tira a placa de vídeo e tenta ligar o PC pela onboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobrecorrente sem aterramento pode queimar tudo, até drive de disquete... Com aterramento as chances são bem menores.
Provavelmente os pentes de memória queimaram (são os que queimam primeiro), e depois pode ter ido a placa mãe... O processador pode até queimar, mas geralmente ele se salva.
Vais ter que testar os componentes um a um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Provavelmente os mosfet da motherboard queimaram, eles são responsáveis pelo fornecimento de energia ao processador e tambem pela regulação de tensão da placa. Esses mosfet situan-se perto do conetor suplementar de 12 v do processador, esse conetor tem 4 pinos com 2 fios amarelos e dois pretos. Onde o conetor encaixa, tem uns condesadores e uns quadradinhos pequenos pretos com 3 pernas, duas grandes e uma pequena no meio. Veja se algum tem uma especie de bolha ou cheiro a queimado ou ate mesmo a solda que o agarra se estiver mais brilhante do que outra qualquer, é porque ali houve superaquecimento do mosfet, e provavelmente é aquele que tem defeito. O processador é raro queimar, so queima caso os mosfet falhem e os condensadores falhem tambem. Veja se nao tem nenhum condensador estufado ou vazado, eles tem um liquido no interior que vaza .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...