Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um PC Gamer/Trabalho custo/benefício.


Posts recomendados

Ola senhores!

Ja venho a algum tempo acompanhando o forum Clube do Hardware e pesquisando algumas dicas para montar um desktop custo X beneficio. Tambem ja visitei lojas online como Chipart, Terabyteshop, megamamute, kabum, ibyte, dentre outras.

Vamos ao objetivo.
Desktop atual (na UTI, em coma). Passou alguns desligado, ja vinha apresentando o mesmo problema ah alguns meses.
Core 2 Duo 2.6GHz, E7300;
placa-mãe Intel D31PR;
Geforce 9800 GTX+ 512mb, 256bits, GDDR3;
Memoria 2x 2gb Markvison DDR2 800;
HD Samsung 320gb, 5300rpm;
Fonte Cooler Master 550w real, SLI, 80 plus (silver/gold, nao lembro);
Gravador CD/DVD Samsung (IDE);
Leitor de cartao 8 em 1;
Gabinete padrão, maquina montada pela loja.

Desktop a ser montado.
Core i5 3330 ou 3570 (duvida entre os dois, diferenca de 120~200 reais, testes razoaveis);
placa-mãe Gigabyte GA-B75M-D3H (alem das 2 USB 3.0, ah entrada pra +1 saida externa, pelo gabinete?);
Geforce 9800 GTX+ 512mb, 256bits, GDDR3 (a mesma do desktop anterior);
Memoria 2x 2gb (3x 2gb ou 1x 4gb + 1x 2gb) DDR3 Corsair XMS3 1333mhz ou Kingston;
HD Samsung 320gb, 5300rpm (o mesmo do desktop anterior);
Fonte, aproveitando a mesma do desktop anterior;
Gravador CD/DVD, infelizmente e IDE. Ah possibilidade de fazer ligacao SATA ou tenho que comprar novo?;
Leitor de cartao 8 em 1;
Gabinete Cooler Master 311 Elite (modelo basico, custo/benefício / Aceito sugestoes).

Alguns detalhes.
Nao faco, nunca fiz e nao pretendo fazer OC.
Quero uma maquina destinada para multi funcao: jogos e trabalho.
Jogos: rodando um BF3 medium/alto esta otimo.
Jogo atualmente jogos de web Legend Online (passa tempo), Battlefield Play4Free, raramente Need for speed pro street e outras versões, pretendo jogar Diablo III.
Em breve pretendo trocar GPU. Duvida: ate qual modelo das marcas NVIDIA/zotac/etc posso acoplar nessa maquina?
Tambem pretendo trocar o HD e comprar uma gravadora cd/dvd (acredite, ainda uso).

De momento sao esses detalhes.
Estou aceitando sugestoes e recomendacoes.
Grato desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae beleza!

O processador que você quer(intel core i5 3330/3570), ambos são bons, o 3570 é destinado para quem vai fazer overclock, mas pegue o que quiser porque os dois quase não dão diferença de FPS nos jogos.

Placa mãe GIGABYTE ok!

A placa de video que você tem ja é ultrapassada pelo sistema que você quer montar, pode conseguir rodar BF3 no médio, mas as taxas de FPS não vão ser muito boas não.

A quantidade de memória RAM que você quer colocar, nos dias de hoje, ja passa a ser pouco. Claro que vai conseguir fazer o que quer(não tudo), mas seria ideal se desse para colocar 8GB para você ficar sossegado kk.

Gravador de CD/DVD IDE vai ter que trocar se quiser passar para o SATA.

Placa de vídeo você pode colocar qualquer um no seu sistema, NVidia ou AMD ok.

Cara a dica que te dou é você pegar o processador mais barato( no caso o i5 3330) e investir em placa de vídeo ou memória ram(as marcas que você citou são, pelo menos para mim, as melhores marcas de memória RAM).

A resolução do seu monitor também vai influenciar bastante na hora de jogar, se for Full HD(1920-1080) o jogo vai ficar mais pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cesar, opa!

 

voce e mais uma pessoa que diz pra pegar o i5 3330 (mais barato) e investir em mem e GPU. Eu continuo cismado com issoE se fosse i5 3570k? So muda se fizer OC?

 

Meu orcamento esta curto e estou comprando so o necessario, pois como voce pode observar, estou juntando com as pecas que ja tenhoPassando um determinado tempo, estarei comprando as outras pecas.

 

No quesito memoria 8gb ficaria fora do orcamento, estou pensando em 6gb - 3x 2gb ou 1x 4gb + 1x 2gb. A difirenca eu invisto no modulo isolador.

 

A gravadora IDE esta condenada!

GPU: a duvida era se a placa que estou pegando aceita qualquer GPU, ex. GTX 760.

Monitor: http://www.tecmundo.com.br/lcd/2836-analise-monitor-lcd-aoc-2036va.htm - Tenho essa beleza - Creio que nao seja FHD .

 

Por ultimo: quanto voce acha que vai ficar o FPS com essa maquina?

 

Grato pela atencao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

yaIF!

Hahaha pois é, nos processadores, muitas pessoas falam isso para você porque realmente não tem uma diferença na prática entre os processadores i5 3330 e 3570k. Esse "k" no final significa que o clock do processador é desbloqueado, podendo chegar além do limite por meio do overclock. Qualquer escolha de i5 será bom, mas se você escolher só ele na máquina não ficará com toda a performance que ele ofereceria e que você desejaria, por isso falam também para escolher memória RAM e placa de vídeo bons, esse trio será fundamental para tudo o que você quiser fazer.

 

Aqui esta um link de um site falando o que é clock, e muito mais, sobre processadores:

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.tecmundo.com.br%2F4415-processador-desvendando-o-misterio-do-clock-e-da-velocidade-real.htm&ei=6LlMU4PrAsO-0AGrzoGYBA&usg=AFQjCNHhxWbb0uLedDGkTJxXuts5OTsJ5w&sig2=q2Twwgq0QTDY2eR67bVhkA

 

Por isso o mais recomendado para você que não pretende fazer overclock é ficar com o 3330, quase não terá diferença de FPS(1~5 mais ou menos, dependendo do jogo) e você economizará uma bela grana kkk. É claro, pegue aquele que for de seu gosto, mas não haverá diferença na prática entre esses dois processadores. 

 

Veja um video que compara esses dois processadores:https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CEoQtwIwAw&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DyCyRww0sRbM&ei=Bb1MU4vkCYqW0QGhioHIDQ&usg=AFQjCNHOXQHTABA2P_qx980BsXEYtucz9w&sig2=DHZP_tev7FIlLFd2K9zzPQ

 

A placa mãe é boa e dará suporte para qualquer placa de vídeo que você desejar colocar, a propósito a GTX 760 é muito boa, juntamente com qualquer i5(3330 ou 3570k) conseguirá rodar Battlefield 3 tranquilo no máximo!

 

Agora falando de memória RAM, coloque o que for possível com seu orçamento, mas coloque sempre em quantidades pares, para que possa ser ativado o dual channel da placa mãe  e assim aumentar o desempenho do sistem ok!

Veja a frequência da memória, os pentes que colocar devem ser de mesma frequência(por exemplo 1333Mhz) e marca para não acontecer conflitos e lentidão no sistema.

 

Não use estabilizador, a fonte que irá colocar ja faz esse papel muito melhor que o próprio estabilizador! Ligue seu computador num bom filtro de linha, por exemplo SMS clean energy. Cuidado para não confundir filtro de linha com régua de extensão, filtro de linha geralmente é superior, e tem muitas réguas de extensão sendo chamados de filtro de linha, fique atento!

 

Veja isso, daqui do Fórum mesmo: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

Monitor esta de boa!

 

Sua máquina esta muito interessante, conseguirá bons FPS, no Battlefield 3 em qualidade alta ou ultra ficará em torno de 60 FPS, o que é o ideal e o mais adequando de se jogar.

Estão sendo lançados jogos cada vez mais pesados, mas poderá ficar tranquilo, e quando for possível, vá fazendo upgrades na máquina, com certeza vai ficar top!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cesar, 

 

Sua sugestao e recomendacao foi de grande ajuda.

Espalhei esse topico em varios foruns... Sem sucesso!

 

Tem algum misterio oculto ou algo que devo tomar cuidado (extra) em montar a placa-mãe e seus perifericos no gabinete?

Pergunto isso, porque onde estou aderindo as pecas, esta saindo caro a montagem. Estou pensando em montar...

 

Vou me estabilizando com a maquina e com o passar do tempo cotando GPU.

 

Na verdade seria "Modulo isolador" - Tenho mais confianca.

 

Duvida: Ah problema em adaptar um HD (como padrão e unico) com win7 instalado+programas do PC anterior?

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa muito obrigado por poder te ajudar! 

 

Realmente a montagem da placa mãe, mesmo sendo simples, pode gerar dúvidas que mantém a pessoa que esta montando com "um pé atrás", entende? 

As peças que você escolheu( placa mãe, placa de vídeo, processador...) se encaixam perfeitamente, por exemplo, o processador que você escolheu é socket 1155, e a placa mãe é para processadores com socket 1155. Isso é o que o consumidor tem que ficar atento, as conexões, e no seu caso estão ok.

 

Seu gabinete ira comportar as peças que você escolheu e tem com tranquilidade, mas se quiser usb 3.0 no painel da frente terá que mudar de gabinete, mas não é tão difícil achar um que ja tenha. Tem que ficar atento também com o tamanho da placa mãe( no caso do seu gabinete, os tamanhos suportados são micro ATX e ATX) mas a placa mãe que escolheu é micro ATX, então esta ok!

 

Tamanho da placa de vídeo também, no seu caso comporta tranquilo, a GTX 760 não é tão grande, mas fique esperto com isso, tem placas de vídeo por ai que não vão entrar no seu gabinete, sendo necessário a troca do gabinete. 

 

Você pode sim usar seu HD anterior, só ver a conexão dela(SATA, SATA 2, SATA 3). Não há problemas em instalar, por exemplo, SATA 2 em placa mãe SATA 3 e vice versa, mas a velocidade de "conversa" entre a placa mãe e o hd será diminuído para a parte que for de menor velocidade, no caso do exemplo a velocidade de conexão seria a do SATA 2, ok!

 

yaIF tem algo que você perguntou que não respondi? Rsrs esta meio corrido por aqui e estou respondendo meio rápido, então se eu tiver esquecido de alguma coisa me lembre ok rsrs. E tire suas dúvidas com o máximo de pessoas possíveis, pode ser que você veja algum argumento ou algum detalhe que te esclareça mais ainda, e na hora da compra não vai ter erro mesmo!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...