Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será Que é Fonte ? Máquina Fica Reiniciando


PBJR

Posts recomendados

Pessoal,

instalei um cooler de gabinete da MTEK e depois disso minha máquina fica reiniciando a todo momento...Anteriormente eu não conseguia deixar o processador no clock certo (2200+) pois a máquina tambén reiniciava... mas agora nem fazendo um downclock (o processador está em 2100+) a máquina fica estável.. Vou tentar trazer uma leitura do MBM postar aqui..

No aguardo de uma ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos analisar a questão. Um cooler desses não suga mais que 0,5A da fonte. Considerando que tá ligado na linha de 12V vejamos, isto consumiria cerca de 6W!!!!

Se seu sistema não consegue suportar um acréscimo de 6W, realmente não tem condição de estabilidade!

Baixando a vel do processador, o alívio seria muito maior que meros 6W. Dai, conclui-se que seu problema NÃO É FONTE.

Posso está enganado....apenas analiso o que lí.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@22 jun 2004, 16:55

Vamos analisar a questão. Um cooler desses não suga mais que 0,5A da fonte. Considerando que tá ligado na linha de 12V vejamos, isto consumiria cerca de 6W!!!!

Se seu sistema não consegue suportar um acréscimo de 6W, realmente não tem condição de estabilidade!

Baixando a vel do processador, o alívio seria muito maior que meros 6W. Dai, conclui-se que seu problema NÃO É FONTE.

Posso está enganado....apenas analiso o que lí.

Abraços

bom, por via das duvidas irei postar a leitura do MBM mais tarde, assim facilito a vida de quem quiser me ajudar.. mas valeu pela ajuda inicial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí vai a leitura do MBM com o processador na freqüência correta:

----MBM SYSTEM INFO-----

--Sensor Chip Readings--

Temperature Readout[1] : 37

Temperature Readout[2] : 47

Voltage Readout[1] : 1,66242

Voltage Readout[2] : 2,464

Voltage Readout[3] : 3,328

Voltage Readout[4] : 5,1790032

Voltage Readout[5] : 12,00816

Voltage Readout[6] : -12,261558

Fan Readout[1] : 2860

----------CPU-----------

CPU Speed : 1799 MHz

Nr of CPU's : 1

Será que está tudo ok ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, veja por você mesmo:

A variação de tensão tolerável não pode ultrapassar 5% nem pra baixo nem pra cima.

Pela olhada nos números acho que nenhum tá variando mais que 5% nas linhas 3,3v 5v e 12v. Principalmente a 12v está super correta, e essa é a linha utilizada pelo ventilador de gabinete.

Mas você ainda pode testar melhor de 2 jeitos:

1- Não basta olhar as voltagens com o computador parado, tipo coloque o pc pra rodar programas pesados, jogos 3d, copiar arquivos grandes do cd pro hd etc. Faça o que normalmente faz com que ele reinicie. Daí você fica acompanhando as voltagens no mbm. No caso de jogos você pode depois ir lá e olhar qual foi a tensão mínima e máxima enquanto você estava jogando. Daí você posta aqui.

2- Os programas não são exatos, e cada um fala uma coisa, o ideal é você conseguir emprestado um multímetro (aparelho que mede tensões/voltagens sei lá) e fazer a medição ligando o multímetro nas linhas, nas saídas que sobram, cada linha com o neutro.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ACHO que é O processador

Eu estava com um tambem assim só aceita trabalhar estavelmente se baixar seu clock....providenciei a traco..e sabadop chega...mas adioantando coloquei outro pra teste no lugar e tudo ficou ok...

se quiser ver meu post que fala de alguns problemas que estou tendo...

http://forum.clubedohardware.com.br/index....=0entry711655

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Não basta olhar as voltagens com o computador parado, tipo coloque o pc pra rodar programas pesados, jogos 3d, copiar arquivos grandes do cd pro hd etc. Faça o que normalmente faz com que ele reinicie. Daí você fica acompanhando as voltagens no mbm. No caso de jogos você pode depois ir lá e olhar qual foi a tensão mínima e máxima enquanto você estava jogando. Daí você posta aqui.

O problema é que não consigo ficar muito tempo estável com o computador na freqüência certa... Depois que troquei o cooler e tentei deixar na maneira certa, mal consegui executar o MBM e salvar a leitura num arquivo texto... E é algo sem padrão, pois as vezes uso a máquina por vários minutos e no acontece nada. Outras vezes a máquina reinicia a cada 10 minutos.. A temperatura agora está normal, não passa de 48º, mesmo eu jogando horas a fio.

Eu estava com um tambem assim só aceita trabalhar estavelmente se baixar seu clock....providenciei a traco..e sabadop chega...mas adioantando coloquei outro pra teste no lugar e tudo ficou ok...

se quiser ver meu post que fala de alguns problemas que estou tendo...

Li o teu post e há alguma semelhança.. Logo que eu comprei essa máquina, eu tambén não consegui instalar o XP.. Travava toda hora.. daí falei com o vendedor e ele trocou a placa-mãe e as memorias. Consegui instalar o XP, mas sempre fazendo um downgrade. Na época pensei em fonte, mas como eu não tinha grana para uma melhor, deixei pra lá, nem tentei trocar o processador...

o problema é eu testar outro processador na minha máquina, pois não tenho nenhum na reserva

O que seria melhor, eu arriscar e comprar uma fonte melhor, visto que a minha é uma XPC, ou arriscar num outro processador...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que vou falar pode náo ser muito [etico...mas vai la/.....

Por que vocë náo fala pro vendedor da loja que quer trocar a sua CPU...tipo assim pra um XP Barton 2600 ou 2800...e ve se ele não pega o seu e você volta a diferenca...claro que ele vai querer pagar pouco...entáo você entrega a cpu pra ele..e peca pra ele testar na sua frente [pra ver se esta tudo ok.... :devil:

ou entáo você vai ter que levar em uma asistencia mesmo1!!! :priv::santo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por frugoni@24 jun 2004, 17:52

o que vou falar pode náo ser muito [etico...mas vai la/.....

Por que vocë náo fala pro vendedor da loja que quer trocar a sua CPU...tipo assim pra um XP Barton 2600 ou 2800...e ve se ele não pega o seu e você volta a diferenca...claro que ele vai querer pagar pouco...entáo você entrega a cpu pra ele..e peca pra ele testar na sua frente [pra ver se esta tudo ok.... :devil:

ou entáo você vai ter que levar em uma asistencia mesmo1!!! :priv:  :santo:

Seria viável isso, só que comprei pelo Mercado Livre e o vendedor desapareceu( bom, ainda assim, a garantia já acabou faz tempo)... Talvez eu consiga vender o processador para alguem aqui da minha cidade.

Eu estava pensando. Bom, se eu trocar a fonte por uma MAXTRO, por exemplo, eu não terei perdido nada. Ao contrário, terei trocado uma fonte horrivel por uma razoável. E se não for ela, posso ficar mais um tempo com downgrade até me capitalizar novamente.

Se eu comprar o processador, além de ter que gastar mais um pouco, corro o risco de não ser ele, e ainda piorar a minha situação, pois não sei como o novo processador vai se comportar com a fonte...

Ohh dilema.. o que fazer ?!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...