Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade Contratada X Auferida


Mlramos

Posts recomendados

Tenho Oi Velox de 2 Mb contratados... Lê-se 2 Megabits, certo ? Imagino 2.048 bits...  ;)

 

Vamos verificar item a item da imagem abaixo (Quadro DSL):

 

1) Current Rate (kbps) 575 (up) e 1600 (down). São as medições e leituras atuais, feitas no momento da "foto". Podem até alterar um pouco, mas com pouca margem.

 

2) Max Rate (kbps) 947 (up) e 3836 (down). São as supostas velocidades atingíveis, os valores máximos, de acordo com as medições de atenuação e sinal-ruído.

 

3) SNR Margin (dB) 17.4 (up) e 9.6 (down). Medições do sinal-ruído.

 

4) Line Attenuation (dB) 40.9 (up) e 58.6 (down). Medições de atenuação.

 

5) Occupancy (%) 60 (up) e 41 (down). É a relação entre a medida atual (Current Rate) e a máxima (Max Rate).

 

6) Errors (Pkts) 0 (up) e 0 (down). Isso mesmo !  :D

 

 

Eu não pretendo entrar nos detalhes de atenuação e sinal-ruido, pois o próprio quadro apresenta uma possibilidade de upgrade em relação à medida feita (575-up e 1600-down), indicando inclusive o quanto que estou utilizando de cada um deles, ou seja, 60% de Upstream e 41% de Downstream ...

 

Minha dúvida é a seguinte: Se tenho 2 Mb contratados e o modem indica que não está "lá" com folga, inclusive... é porque não estão me entregando o contratado, certo ?

 

Como funciona isso ?  :confused:

 

Sempre imagino a central telefônica como um monte de switches, sendo alguns de 1 Mb, outros com 1,5 Mb e outros com 2Mb ... 4, 5, perae... é muito switch e pouca porta !!!  (_(

 

Ou seja, eu estava errado, eles configuram porta-a-porta, correto ?

 

De qualquer forma POSSO, DEVO e VOU abrir um chamado/protocolo para reclamar...

 

;)

 

 

post-452475-0-11312000-1397578933_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

58.6 (down) de atenuação

 

você está MUITO longe do armário cara, mais MUITO longe mesmo. É capaz de os caras tentarem fazer downgrade.

 

O perfil correto para velox é

 

Velocidade de sincronismo no modem:

Download: 2270

Upload: 580

 

Se for ligar diga que está com erro de configuração no profile no dslam e ao invés de estar 2270 está 1600 e torça pra tua internet não ficar ruim (porque com essa atenuação será um pouco difícil do sinal ter qualidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hqxriven depois de seu comentário fui atrás de uma página conhecida de um técnico da Oi Velox... muito bacana por sinal !!

 

https://sites.google.com/site/veloxvva/parametros-adsl

 

Muito legal o site ! Recomendo uma lida GERAL, principalmente aos usuários do Oi Velox ...  :cool:

 

Acho que estou perto dos parâmetros do ADSL2, pois o SNR Margin e o Max Rate estão acima do solicitado. Tudo bem a atenuação não está nota 10, mas tá 8,5...  :)

 

Mas o que quero saber é justamente isso (ou quase isso) que você me disse: o que pedir/solicitar ao abrir o chamado ! 

 

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5NDS6Xn.jpg

 

Eu tive velox 2 Mb por 1 ano aproximadamente, olhe a imagem acima (É de quando eu usava 2 Mb, é da minha máquina).

 

Os parâmetros que você viu são o limite permitido. Com uma atenuação menor ou igual a 53 (de acordo com a sua imagem) eles qualificam. Acima disso eles alegam indisponibilidade técnica, mesmo que você consiga com sacrifício navegar.

 

Se você tiver uma alta atenuação significa que você está longe do armário (compare com a minha imagem).

 

Para acessar velocidades maiores você precisa ter uma atenuação menor e isso só resolve se a Oi trocar você para um Dslam mais próximo da sua casa.

 

Isso diminuirá a atenuação e possivelmente aumentará o SNR e permitirá 2 Mb tranquilamente.

 

 

Mas o que quero saber é justamente isso (ou quase isso) que você me disse: o que pedir/solicitar ao abrir o chamado !

 

Se for ligar diga que está com erro de configuração no profile no dslam e ao invés de estar 2270 está 1600 e torça pra tua internet não ficar ruim (porque com essa atenuação será um pouco difícil do sinal ter qualidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...