Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Uso o antivírus McAfee, e quando mando fazer uma varredura rápida, o mesmo trava quando chega em um arquivo chamado Rootkit e de lá não sai. Mas o que diabos é Rootkit? Eu me perguntei, fui procurar no Google, e para minha surpresa é um baita de um vírus.

 

2lsvcdw.png

 

Desde então eu baixei inúmeros programas de remoção de rootkits, porém nenhum acusou que havia de fato um rootkit em meu computador, até mesmo o programa de remoção da aclamada Kaspersky.

 

Então, estou aqui para tirar essa pulga atrás da orelha, meu computador está realmente infectado? Porque o McAfee trava justamente nesse arquivo? O que eu faço?

 

É isso pessoal, espero que consigam me ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que seria "trava nessa parte" ? por quanto tempo você o deixou nessa etapa? Na verdade o que ele diz ali é que ele está procurando por rootkits, não necessariamente que os encontrou.

 

Você pode usar a area destinada a Remoção de Malwares aqui do fórum para tirar as dúvidas, mas eu não me preocuparia com um aviso do McAfee, como o amigo acima comentou, o McAfee e um peso de papel são quase a mesma coisa.. a diferença é que o peso de papel tem suas utilidades.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu faria nesse caso:

* Rodar o HitmanPRO;

* Rodar o Malwarebytes;

 

Caso não dê nada, tudo bem. Mas caso dê, o mais indicado é baixar um CD de Recuperação Com Antivirus e escanear o HD por lá. Esses CD's são geralmente distribuições Linux com o antivirus instalado. Você dá boot pelo CD e não pelo HD, o que significa que caso há um rootkit (ou qualquer malware) impedindo a verificação, ele ficará inútil e a verificação poderá prosseguir.

 

Eu recomendo o Avira pois é o AV com uma das maiores taxas de detecção. O Kaspersky também é ótimo.

 

http://www.avira.com/en/download/product/avira-rescue-system

 

http://support.kaspersky.com/viruses/rescuedisk

 

Caso tudo ocorra bem, verifique se seu HD não está com setores defeituosos. Caso esteja, faça BackUp de todos seus dados e troque o HD por um novo, pois esse está prestes a falhar.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

 

Overqq, um rootkit é o pior virus possível. Isso porque se instala subrepticiamente e substitui dois administradores: você e o próprio computador. Pode até enganar o sistema e você, ao esconder arquivos, tamanhs de arquivos, etc. e tal. Há uns anos, apanhei um rootkit ainda não detectado pelo meu AV e antispywares. Consegui removê-lo à unha, depois de umas dicas e ajudas que encontrei na página 20 e tal de um post de um fórum em inglês. Bem, levei dois dias e uma directa nisso... Mas ao menos não tive que formatar :-)

 

Mas não se preocupe. Indicarei alguns sites de onde poderá baixar antirootkits, inclusivé um da própria McAfee. Mas pode experimentar mais: alguns dos mais conceituados são o da Bitdefender, da Kaspersky e da TrendMicro. O antirootkit do próprio Panda está também bem conceituado, apesar de eu detestar o AV Panda tanto quanto o McAfee (*)

Sites pra pesquiar e baixar antirootkits:

baixaki.com.br (baixe SEMPRE sem instalador);

majorgeeks.com;

softpedia.com;

superdownloads.com.br.

Esses programas antirootkit são rápidos, pois apenas procuram rootkits, e em geral são "portable" (não precisam de instalação). Ah, evite apenas o GMER, esse é muito complicado pra utilizadores leigos, ie, sem experiência com ele.

 

(*) Concordo totalmente com quem detesta, odeia mesmo, o AV McAfee. Pra mim, ele sempre foi um travão quadriturbinado de discos duros em Windows. Em DOS (DRDOS E MSDOS) era o meu AV de eleição, mas a partir do Windows 3.11 ou 95 (já não recordo), tive mesmo que deixar de o usar. 

Além do mais, há meses baixei a versão free (Stinger, acho) do AV McAfee, pra testar nos 300 e tal megas de uma colecção de malwares que possuía para testar AVs e antispywares. Ao fim de mais de meia hora, aquilo não saía do sítio! >:-( Claro que parei aquilo na marra e mandei o Stinger pra lixeira com bilhete só de ida.

Ah, em comparação, o Avira (AIS) corria esses 300 e tal megas em apenas 4 ou 5 minutos.

 

Cumprimentos a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×