Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Olá pessoal,

Uso o antivírus McAfee, e quando mando fazer uma varredura rápida, o mesmo trava quando chega em um arquivo chamado Rootkit e de lá não sai. Mas o que diabos é Rootkit? Eu me perguntei, fui procurar no Google, e para minha surpresa é um baita de um vírus.

2lsvcdw.png

Desde então eu baixei inúmeros programas de remoção de rootkits, porém nenhum acusou que havia de fato um rootkit em meu computador, até mesmo o programa de remoção da aclamada Kaspersky.

Então, estou aqui para tirar essa pulga atrás da orelha, meu computador está realmente infectado? Porque o McAfee trava justamente nesse arquivo? O que eu faço?

É isso pessoal, espero que consigam me ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que seria "trava nessa parte" ? por quanto tempo você o deixou nessa etapa? Na verdade o que ele diz ali é que ele está procurando por rootkits, não necessariamente que os encontrou.

Você pode usar a area destinada a Remoção de Malwares aqui do fórum para tirar as dúvidas, mas eu não me preocuparia com um aviso do McAfee, como o amigo acima comentou, o McAfee e um peso de papel são quase a mesma coisa.. a diferença é que o peso de papel tem suas utilidades.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu faria nesse caso:

* Rodar o HitmanPRO;

* Rodar o Malwarebytes;

Caso não dê nada, tudo bem. Mas caso dê, o mais indicado é baixar um CD de Recuperação Com Antivirus e escanear o HD por lá. Esses CD's são geralmente distribuições Linux com o antivirus instalado. Você dá boot pelo CD e não pelo HD, o que significa que caso há um rootkit (ou qualquer malware) impedindo a verificação, ele ficará inútil e a verificação poderá prosseguir.

Eu recomendo o Avira pois é o AV com uma das maiores taxas de detecção. O Kaspersky também é ótimo.

http://www.avira.com/en/download/product/avira-rescue-system

http://support.kaspersky.com/viruses/rescuedisk

Caso tudo ocorra bem, verifique se seu HD não está com setores defeituosos. Caso esteja, faça BackUp de todos seus dados e troque o HD por um novo, pois esse está prestes a falhar.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos.

Overqq, um rootkit é o pior virus possível. Isso porque se instala subrepticiamente e substitui dois administradores: você e o próprio computador. Pode até enganar o sistema e você, ao esconder arquivos, tamanhs de arquivos, etc. e tal. Há uns anos, apanhei um rootkit ainda não detectado pelo meu AV e antispywares. Consegui removê-lo à unha, depois de umas dicas e ajudas que encontrei na página 20 e tal de um post de um fórum em inglês. Bem, levei dois dias e uma directa nisso... Mas ao menos não tive que formatar :-)

Mas não se preocupe. Indicarei alguns sites de onde poderá baixar antirootkits, inclusivé um da própria McAfee. Mas pode experimentar mais: alguns dos mais conceituados são o da Bitdefender, da Kaspersky e da TrendMicro. O antirootkit do próprio Panda está também bem conceituado, apesar de eu detestar o AV Panda tanto quanto o McAfee (*)

Sites pra pesquiar e baixar antirootkits:

baixaki.com.br (baixe SEMPRE sem instalador);

majorgeeks.com;

softpedia.com;

superdownloads.com.br.

Esses programas antirootkit são rápidos, pois apenas procuram rootkits, e em geral são "portable" (não precisam de instalação). Ah, evite apenas o GMER, esse é muito complicado pra utilizadores leigos, ie, sem experiência com ele.

(*) Concordo totalmente com quem detesta, odeia mesmo, o AV McAfee. Pra mim, ele sempre foi um travão quadriturbinado de discos duros em Windows. Em DOS (DRDOS E MSDOS) era o meu AV de eleição, mas a partir do Windows 3.11 ou 95 (já não recordo), tive mesmo que deixar de o usar. 

Além do mais, há meses baixei a versão free (Stinger, acho) do AV McAfee, pra testar nos 300 e tal megas de uma colecção de malwares que possuía para testar AVs e antispywares. Ao fim de mais de meia hora, aquilo não saía do sítio! >:-( Claro que parei aquilo na marra e mandei o Stinger pra lixeira com bilhete só de ida.

Ah, em comparação, o Avira (AIS) corria esses 300 e tal megas em apenas 4 ou 5 minutos.

Cumprimentos a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais