Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Regulação de tensão para circuito 5v e 3,3V

Recommended Posts

Visitante

Ola Pessoal,

Estou elaborando um circuito onde no mesmo tem um Microcontrolador PIC, display LCD16x2, e um radio wireless.

O microcontrolador e display, necessitam de 5V, e o radio trabalha a 3,3V. A tensão de entrada sera 24Vcc.

Preciso colocar reguladores de tensão, só que estou em duvida de como eu os dimensiono no circuito, qual eu utilizo, sendo que tem:

7805, LM1117, e LM317 para 3,3v, entre outros.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, quanto você vai gastar para fazer essa alimentação, pois já pensou em fontes de pc ?  hoje em dia em loja de informatica você compra fontes de pcs usada e funcionando por uns 10 a 15 reais essas genérica mesmo poderá utilizar os 5v os 3,3 e ainda fica com uma saída de 12v.

também estou com um projetinho com pic vou fazer um termostato.

Compartilhar este post

Link para o post

@Daniel Lavez,

Antes de dar um palpite, qual vai ser a corrente que voce irá consumir nessas duas tensões, 5v e 3,3V ?

Tem de tomar cuidado com a dissipação de calor, então tem de calcular direitinho ou seu regulador vai parar de funcionar... só como exemplo, com 24V na entrada, e se consumir 300 mA no regulador de 5V, ele vai ter de dissipar (24-5)x 0,3 = 5,7 Watts, ou seja, vai precisar de um belo dissipador....

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Como já foi dito, você tem que ter em mente o quanto de corrente seu circuito irá consumir. Você pode optar por usar um 7805 para alimentação do uC com o display, e fazer uma fonte com diodo zener para conseguir o 3.3V.

Você pode simplesmente usar um zener para a crimpagem dessa tensão, pode também fazer uso de uma fonte transistorizada regulada por zener(série ou paralela).

De uma olhada neste artigo:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/8137-10-fontes-de-alimentacao-art1083

espero que ajude! 

Compartilhar este post

Link para o post

ou então use um k7805 e um k7803 que não terá problemas com aquecimento, pesquise no Google como "k7805" e veja ele, para alem do pinout ser igual ao de um 7805 linear, só para ter um ideia ele é feito de plástico, o que seria impensável num LM7805 por causa do aquecimento, mas são mais caros...

são realmente bons...

já para não falar na potencia que ele não dissipa em relação a um LM7805

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais