Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas em configurar os IPs da rede.


Posts recomendados

o esquema abaixo é basicamente a situação padrão da rede que tenho aqui em casa

 

estruturarede.png

 

o Arris é o roteador da NET/VIRTUA e por onde todos se conectam com a internet.

 

Junta a isso celulares e outros aparelhos que constantemente entram e sai da wi-fi da casa.

 

o que estava acontecendo:

eu configurei o DHCP do Arris para usar apenas os IPs de 127 a 254. de 2 a 126 gostaria de reservar para os aparelhos residentes, deixando o DHCP lidar com eventuais visitantes. peguei o endereço MAC de cada um e coloquei na lista de IP fixo, usando endereços entre 2 e 126. o problema é que o modem não esta forçando os endereço MAC a usar os  respectivos IPs. muito pelo contrário, está usando apenas os do DHCP.

 

PCs ligados a rede não conectam se eu configurar ip fixo (o mesmo que devia ir pra ele na lista de IP Fixo), funcionando apenas no automático.

 

fora isso, tem o vudu da figura: O TP-link ta em modo repetidor, repetindo o sinal do Arris. o problema é que ele tb tem um PC ligado a ele por cabo, e o próprio TP-lInk esta ligado por cabo ao Arris. esse PC e todos os que se conectam ao TP-link (seja wi-fi ou cabo) estão isolados em uma subrede separada, ja que toda vez que eu tento mudar o ip do tp-link de 192.168.1.1 para 192.168.0.2, ele diz que as conexões WAN e LAN não podem estar na mesma subrede. e se eu desligo o DHCP do Tp-link,se perde a conexão com a internet.

 

 

Atualização:

depois de uma madrugada de problemas, a situação atual desta rede é:

 

 

Cada um dos roteadores (Arris, Asus e Tp-link) tem o próprio servidor DHCP, o que quer dizer que aparelhos conectados a um deles não falam com os conectados aos outros. apesar de que um PC ligado ao Asus consegue acessar o Arris, 

 

 

o Arris (192.168.0.1) cria um sub-rede 192.168.0.X , sendo X varia de 2 a 254

o Asus (192.168.1.3)cria uma sub-rede 192.168.1.Y sendo que Y varia de 4 a 24

o TP-link (192.168.1.1) cria uma sub-rede 192.168.1.Z sendo que Z varia de 100 a 254.

 

as maquinas ligadas em cada rede estão conectando a internet. obviamente, cada ponto de acesso é independente e maquinas moveis (como celulares e tablets) recebem novos IPs dependendo do roteador mais próximo.

todas as redes Wi-FI estão com os mesmos SSID e Senha. a criptografia varia um pouco: Asus e Tp-link estão usando  [WPA2-PSK-CCMP][ESS]. o Arris esta usando [WPA-PSK-CCMP+TKIP][WPA2-PSK-CCMP+TKIP][WPS][ESS]

 

o que eu estou fazendo de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...