Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Toninho 3rd

Problemas em configurar os IPs da rede.

Recommended Posts

o esquema abaixo é basicamente a situação padrão da rede que tenho aqui em casa

estruturarede.png

o Arris é o roteador da NET/VIRTUA e por onde todos se conectam com a internet.

Junta a isso celulares e outros aparelhos que constantemente entram e sai da wi-fi da casa.

o que estava acontecendo:

eu configurei o DHCP do Arris para usar apenas os IPs de 127 a 254. de 2 a 126 gostaria de reservar para os aparelhos residentes, deixando o DHCP lidar com eventuais visitantes. peguei o endereço MAC de cada um e coloquei na lista de IP fixo, usando endereços entre 2 e 126. o problema é que o modem não esta forçando os endereço MAC a usar os  respectivos IPs. muito pelo contrário, está usando apenas os do DHCP.

PCs ligados a rede não conectam se eu configurar ip fixo (o mesmo que devia ir pra ele na lista de IP Fixo), funcionando apenas no automático.

fora isso, tem o vudu da figura: O TP-link ta em modo repetidor, repetindo o sinal do Arris. o problema é que ele tb tem um PC ligado a ele por cabo, e o próprio TP-lInk esta ligado por cabo ao Arris. esse PC e todos os que se conectam ao TP-link (seja wi-fi ou cabo) estão isolados em uma subrede separada, ja que toda vez que eu tento mudar o ip do tp-link de 192.168.1.1 para 192.168.0.2, ele diz que as conexões WAN e LAN não podem estar na mesma subrede. e se eu desligo o DHCP do Tp-link,se perde a conexão com a internet.

Atualização:

depois de uma madrugada de problemas, a situação atual desta rede é:

Cada um dos roteadores (Arris, Asus e Tp-link) tem o próprio servidor DHCP, o que quer dizer que aparelhos conectados a um deles não falam com os conectados aos outros. apesar de que um PC ligado ao Asus consegue acessar o Arris, 

o Arris (192.168.0.1) cria um sub-rede 192.168.0.X , sendo X varia de 2 a 254

o Asus (192.168.1.3)cria uma sub-rede 192.168.1.Y sendo que Y varia de 4 a 24

o TP-link (192.168.1.1) cria uma sub-rede 192.168.1.Z sendo que Z varia de 100 a 254.

as maquinas ligadas em cada rede estão conectando a internet. obviamente, cada ponto de acesso é independente e maquinas moveis (como celulares e tablets) recebem novos IPs dependendo do roteador mais próximo.

todas as redes Wi-FI estão com os mesmos SSID e Senha. a criptografia varia um pouco: Asus e Tp-link estão usando  [WPA2-PSK-CCMP][ESS]. o Arris esta usando [WPA-PSK-CCMP+TKIP][WPA2-PSK-CCMP+TKIP][WPS][ESS]

o que eu estou fazendo de errado?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais