Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Anthmann

Como "limpar" o seu computador

Recommended Posts

Olá a todos.

[EDIT]

Queria ter incluído também os links destes tópicos na minha assinatura, mas só deixa incluir um link.

Repare, por favor, que alguns deles não têm a ver - directamente - com o conteúdo deste tópico.

EI-los:

[/EDIT]

(RE)EDITADO:

INTRODUÇÁO

Neste post refiro como eu mesmo "limpo" o meu computador aí uma vez por semana. E tem resultado. Alguns deles, como são tão rápidos como eficazes, uso-os numa base diária. 

Para aqueles que duvidem do que vou referir, aproveito para informar que o meu primeiro PC em casa foi o Amstrad 1640, adquirido em Janeiro de 1990. Refiro ainda que, em meados desse mesmo ano (aí Maio ou Junho), apanhei uma osga tremenda a malwares, ao ter apanhado o meu primeiro vírus de sempre: o "Italiano Saltitante" ou "Ping Pong". O scan-clean (em DOS) do John MacAfee resolveu o problema, na altura. Ah, neste momento uso o AIS (Avira Internet Security) 2014 como antivirus+firewall: O MacAfee é um "travão quadriturbinado de discos" em qualquer SO Windows.

E por falar nisso, há quem refira o "XPata" (por favor troquem a 1ª vogal por outra, tudo serve para caraterizar o XP) como o melhor "Windows". Depois de ter sido OBRIGADO a usar oito SOs windos, eu cá acho o 3.11 o melhor de sempre. Pena que já não se possa usar aí desde 1994.

POR FAvor, ver o meu último post neste tópico.

Num post a seguir, referirei também "pseudo" cleaners, isto é, "rogue cleaners". Por favor NEM SEQUER experimentem usar um desses. Alguns deles são uma seca dos diabos para os remover, depois. Aqui fica o aviso. Só os incluo para evitar que caiam na tentação de pagar por  programas adware/spyware/phuckware/etc./etc./etc., quando há excelentes freewares por aí que fazem até o que não prometem! :-D

FREEWARES E OPENSOURCE QUE USO

Ah, uso vários freewares. É que um só não resolve TUDO. E para os encontrar, basta "googlear" um pouco. Se quiser sites pra baixar, eis alguns:

- baixaki.com.br (baixe SEMPRE SEM o "instalador", este tem adwares e spywares, no mínimo).

- majorgeeks.com

- softpedia.com

- superdownloads.com.br

- etc.

Bem, comecemos. 

1-) CCLEANER (freeware)

Em 1º lugar, recorro ao CCleaner (Crap Cleaner). É um freeware excelente.

Uso-o diariamente.

Ah, tem a versão pro. Testei-a, mas preferi continuar com a versão freeware. E uso a versão "portable". Acho que a baixei do portableapps.com ou portablefreeware.com .

2-) Bleach Bit 

É excelente em limpar todo o lixo deixado pelo Chrome e pelo Firefox, assim como limpa lixo "extra" no "deep scan". Uso-o com todos os parâmetros "on".

Único contra: Não costuma limpar o lixo do IE nem do Opera.

Geralmente só uma a duas vezes por semana, pois demora o seu tempo.

3-) Clever Cleaner (freeware)

Por vezes, uso este em 2º lugar. Encontra tudo e mais alguma coisa para limpar. Pena que, depois, não limpe tudo. Mas pronto, sempre acaba por limpar algumas coisas.

Mas cuidado se tiverem algum directórioou pasta  vosso chamado ou começado por "TEMP". Limpa tudo neles. Passei a  nomear "TOMP" os meus próprios directórios "TEMP" ;-)

Também o uso uma a duas vezes por semana.

4-) Privacy Mantra (freeware)

Descobri este excelente freeware aí há uns 3 anos, ainda na versão 2.

Uso-o para limpar mesmo tudo, o que é desaconselhavel para quem pretenda ficar com logs de chats e semelhantes.

Como é muito rápido, uso-o numa base diária.

5-) MV Antispy (freeware)

Da autoria de Marcos Velasco, não é um antispyware, mas um "cleaner".

Tem um contra: só à 2ª ou 3ª varredura é que limpa a 100%.

Como até é rápido, costumo usá-lo diariamente, e com todos os parâmetros "on". 

6-) TFC (Temporary File Cleaner) by Old Timer. 

Excelente. Mas só costumo usá-lo aí uma vez por semana, porque quase sempre exige um reboot após cada limpeza.

E pronto, com os freewares acima não será necessário usar outros freewares (ou commercialwares/sharewares/etc.), como: Advanced Care; Glary Utilities; ...

OBS: Links para download num dos meus últimos posts neste tópico.

-----

PSEUDO/ROGUE/ETC. CLEANERS:

OBS: Artigo sobre "rogues" no ´meu último post deste tópico.

Praticamente todos são a pagar, e alguns deles poderão até "destruir" (leia necessitar de formatar, na pior das hipóteses) o seu PC ou note. É que alguns deles, apesar de poderem não ser adwares, spywares, nem malwares em geral, poderão fazer ainda pior: por isso mesmo eu os chamo de "phukwares". <:-[

Por favor, JAMAIS instale algum deles: "Quem avisa, amigo é!" ;-)

Alguns pseudo/rogue/etc. cleaners:

A incluir num próximo post. Infelizmente, essa lista está num disco duro externo que precisa de ser recuperado, e ainda não arranjei tempo para isso.

Entretanto, peço a ajuda do pessoal para referir alguns pseudo/rogue/etc. cleaners, assim como alguns que usem com sucesso: na troca de informações está o ganho, e nisto de informática somos todos eternos aprendizes!

Saudações de

Anthmann

PS: Caso esta não seja a secção adequada para este post, agradeço se um moderador mover este post para uma secção mais apropriada, que me avise por email do novo link: Muito Obrigado! :-)  

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá de novo.

Numa googleada rápida, encontrei alguns pseudo/rogue/etc. cleaners:

https://www.enigmasoftware.com/threat-database/rogue-registry-cleaner/ (*)

http://www.pcanalysis.net/

http://www.speedanalysis.com/

(*) IMPORTANTE: a própria empresa Enigma Software comercializa um spyware (EDIT: antispyware, perdoem-me o lapso) que agora considero "Rogue", o Spy Hunter (v4 no momento). No ano passado tive instalado este antispyware, mas mexeu com o (re)boot do Windows (7 Ultimate 32 bits) e custou-me imenso a remover as alterações que esta "amostra" de antispyware fez ao arranque.

Saudações. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já conhece o Privazer? E para linux,conhece algum limpador?

Ah, e procure no youtube um teste do Avira ,feito por alguém chamado Dan Yago.São pequenos mas deixa a gente com uma pulga atrás da orelha..Boa noite! 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Perfeitoestranho.

Muito obrigado pela participação neste meu post. 

Sim, conheço o PrivaZer, e também o tenho instalado. Mas como é um bocado moroso a verificar as coisas, e ainda muito mais a limpá-las, não o incluí. Ah, e é meio complicado de usar, tem parâmetros demais para usuários que prefiram freewares simples de utilizar.

Infelizmente, não sou usuário de Linux, pelo que, pessoalmente, não conheço nenhum software de limpeza para ele. Terei que conversar com amigos que o usem. Ah, e qual é o que você usa? O Ubuntu?

EDIT: Ah, talvez haja versões para Linux de alguns dos que referi. E do PrivaZer talvez também haja. É uma questão de ver, por exemplo, no baixaki e no superdownloads

Cumprimentos.

PS: Posso lhe enviar é o último teste de malwares que fiz com o Avira "AIS". Não é pra me gabar, mas a minha "colecçãozita" de malwares de todo o tipo já vai em mais de 50 gigas ;-) 

Compartilhar este post

Link para o post

Não ,obrigado eu sou usuário comum.Tanto é que não conheço ainda o  Linux direito.Sim uso o Ubuntu.Mas,caramba,se voce acha o Privazer lento então estes seus limpadores devem ser mesmo bons.por aqui o Privazer é dos mais rápidos que usei,inclusive  é só deixá-lo com a configuração padrão.Era ele, o Auslógic Disk Defragler e o Auslógic Disk Cleaner.

Boa noite e Obrigado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá de novo, Perfeitoestranho, 

Não tem de quê. E o meu obrigado, pela minha parte.

Ah, uso o PrivaZer sempre com todos os parâmetros 'on' (ou seja, em limpeza máxima), e em modo de "portable". Será por isto pelo que se torna um pouco lento. Até gostava que experimentasse os acima e visse por você mesmo que são bastante rapidinhos. Os dois "Auslogic" que indicou também os conhecia, e já os tive instalados em uma ou outra ocasião. Para defrag, costumo usar o defraggler v2.15 portable.

Repito que os seis que referi são rapidinhos mesmo, pelo que uso quase todos praticamente uma vez por dia. Só não uso diariamente:

- Clever Cleaner, porque demora algo mais que os restantes e acaba por libertar poucos megas;

- TFC by Oldtimer, porque (quase) sempre exige um reboot.

E antes que me esqueça: o Avira tem a (maravilhosa) "mania" de detectar da existência de mais que um malware num ficheiro autoexecutável .exe (geralmente os .EXEs compactados que, por vezes, se podem descompactar para uma pasta com o 7zip, o IZArc ou mesmo o winrar). Já, por exemplo, o Clamwin só detecta - e isto se detectar - apenas um malware em cada ficheiro desses. 

Suponho que terá sido por isso que o AVira terá ganho, acho que desde o ano do seu lançamento (2007), a imerecida fama de dar falsos positivos demais. É que tenho quase a certeza que a maioria dos outros antivírus agiam - e ainda agem - como o Clamwin; isto é, também só detectam um malware em um ficheiro .exe 'compactado'. Refiro que o Avira faz isso constantemente com a minha "colecçãozinha". Então com instaladores .exe de "rogue antivirus", "rogue antispywares" e "rogue cleaners", está sempre a 'apitar' LOL

E 'apitou' sempre com toda a razão: quando tenho conseguido descompactar esses .EXEs, encontro ficheiros com os malwares que o Avira detectou previamente em .EXEs sem descompactação. Isto acontece bastante em .EXEs de setup, logo para instalar software. Ah, e depois, se passar cada ficheiro do .exe já descopmpactado no virustotal.com, aí fica confirmado, a maioria dos antimalwares detectam também que havia lá malware (mas muitas vezes com outra designação). Espero ter conseguido ter explicado isto a contento.

Bem, quanto ao ubuntu, já consegui pôr a trabalhar a v 13.10 de 32 bits a partir de uma pen que tornei bootável com o Yumi. Mas 'dirigir' o ubuntu, isso foi outra história. Quase não consegui passar da fase de olhar para aquilo como um boi a olhar para um palácio... *BLUSH* Apenas consegui 'passear' na net com o Firefox do Ubuntu, ir navegando, e baixando umas coisecas. Mas não consegui instalar nada de nada, nem sequer o 'porreiraço' do addon "down them all" no Firefox do Ubuntu. 

Depois, quando tentei instalar o Ubuntu a par do Win 7, foi pior a emenda que o soneto. Não sei como, aquilo 'papou' 170 e tal gigas ao HDU, pelo que o desinstalei de imediato. E foi o cabo dos trabalhos para voltar a pôr o 'boot' pelo Windows, o Ubuntu tinha-se 'apoderado' disso também... Resultado, dois dias de dores de cabeça.e algumas tentativas e erros até conseguir resolver .. :-(

Cumprimentos, e inté. 

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,um boi a olhar um palácio!!!Muito bom!!hahahahah  Mas é que parece(não sei) que o linux não precisa destas limpezas de arquivos.pelo menos eu não achei programa algum que faz manutenção ,arrumação de arquivos ou retirada de restos de programas no ubuntu.

Agora em fins de Maio sai a versão do mint e vou experimentar.dizem que é mais leve,pouca coisa,mas é.E mais estável também.Vamos ver se vale a pena.Os tais repositótios ás vezes não funcionam por aqui.voce faz a instalação e depois falhou tudo e voce fica na mão.É uma furada.

Obrigado pela resposta bem humorada(parecia o Millor Fernandes);boa sorte!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá de novo, Perfeitoestranho.

Não tem de quê. Antes do mais, desculpe a demora em responder, mas tenho andado algo ocupado.

Ah, a expressão que usei é muito comum em Portugal. E senti-me como um, a ruminar mais do que a fazer no Ubunto, para evitar "rebentar" com algo... :-(
E tive que digerir e redigerir as infos para tentar instalar o que quer que fosse: uma coisa exigia outra, essa outra ainda uma mais, e pelo que descobri tudo isso exigia teclagem em terminal de códigos que desconhecia totalmente. Espero que o Ubuntu acabe por "facilitar" mais, pelo menos, a instalação de elementos "básicos".

Quanto a software de "limpeza" para o linux, ele existe. Por exemplo:

1-) vou frequentemente buscar open software para Windows ao site que considero o melhor repositório (e o de mais confiança): sourceforge.net. Tem quase sempre versões para windows além das para Linux.

2-) Outra coisa que você pode fazer é, no baixaki, no majorgeeks, no superdownloads, no softpedia, etc., é pesquisar na secção de linux.

3-) Outro truque é pôr no google o nome de um programa que se conheça para Windows, seguido de 
linux 
ou
ubuntu.
Descobre-se logo se há uma versão para o linux, ou se estará prevista uma.

4-) Mas o mais simples é este:
ou
ou
ou
ou
etc. etc. etc.

Caso queira, incluo links mais "concretos". Mas acho que isto chega e sobra.

Saudações, e boas "pescarias" :-D

Compartilhar este post

Link para o post
E pronto, com os freewares acima não será necessário usar outros freewares (ou commercialwares/sharewares/etc.), como: Advanced Care; Glary Utilities; ...

Ate porque a iobit (empresa Chinesa que desenvolve o ASC) roubou as assinaturas de malware da Malwarebytes. Usar os produtos deles sem saber disso tudo bem, mas estou postando isso aqui justamente para que as pessoas possam decidir se confiam e se é ético fazer isso.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ate porque a iobit (empresa Chinesa que desenvolve o ASC) roubou as assinaturas de malware da Malwarebytes. Usar os produtos deles sem saber disso tudo bem, mas estou postando isso aqui justamente para que as pessoas possam decidir se confiam e se é ético fazer isso.

Olá, caro Amarildo.

Muito obrigado pelas infos. Desconhecia que a 'IoXit' ;-) era chinesa, e que tinha roubado algo a outra(s) empresa(s), nomeadamente a MB, mas não me admira. Nunca gostei dos produtos da 'IoXit' ;-) , e neste momento não tenho nenhum deles instalado.

Quando a roubo de dados e infos, para mim isso nunca é legal, bem pelo contrário. É um plágio. E, por exemplo no mundo musical, se um plágio é descoberto, paga-se bem caro.

E o que referiu lembro-me de imediato que muitos 'rogues' comerciais se aproveitaram da fama e sucesso do freeware antispyware Spybot S&D (Search & Destroy), e toca de lhe roubarem, quer o design, quer partes das assinaturas, quer o 'motor' dele. Mas nunca lhe chegaram aos calcanhares. Eis uma lista de rogues, cuja esmagadora maioria já nesm se encontra disponível, quer quanto aos sites, quer quanto aos programas em si:  http://www.spywarewarrior.com/rogue_anti-spyware.htm

EDIT: Esqueci-me de referir que desde sempre considerei 'rogues' os produtos da 'IoXit', ;-) em relação a certas 'atitudes' da empresa e dos programas, e a certas formas de 'comercialização' (por favor leia obrigatoriedade de aquisição) dos sharewares incluídas nos freewares deles.

E o facto de roubar coisas de outros produtos de segurança só veio confirmar a minha opinião.

Saudações, e inté.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O pior de tudo é que a iobit se sairá bem com o que fez. Isso porque são poquíssimos usuários que: 1) saberão o que ela fez;  e 2) acharão que ela é uma empresa sem ética e portanto não merece ter seus produtos usados. Especialmente no Brasil onde o povo tem a mentalidade de tirar proveito em tudo que conseguir, esse tipo de atitude passa como algo "normal" caso as pessoas tenham algum benefício (independentemente se a empresa possui ou não moral e ética). Então a maioria falaria "Bom mas o produto continua sendo bom e eu consigo usar ele de graça, então vou continuar usando".

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

O pior de tudo é que a iobit se sairá bem com o que fez. Isso porque são poquíssimos usuários que: 1) saberão o que ela fez;  e 2) acharão que ela é uma empresa sem ética e portanto não merece ter seus produtos usados. Especialmente no Brasil onde o povo tem a mentalidade de tirar proveito em tudo que conseguir, esse tipo de atitude passa como algo "normal" caso as pessoas tenham algum benefício (independentemente se a empresa possui ou não moral e ética). Então a maioria falaria "Bom mas o produto continua sendo bom e eu consigo usar ele de graça, então vou continuar usando".

Bem, Amarildo, esperemos que o pessoal acabe por descobrir que há "bem mais melhor" do que os produtos da Ioxit ;-)

Essa - a de programas tipo rogue a pagar, ou mesmo freewares, que podem ser substituídos por EXCELENTES freewares - até foi uma das razões deste meu post. Mas ainda tenho alguns posts para criar/postar nesta secção, sobre  produtos freeware de segurança. Farei isso quando tiver tempo.

A propósito, agradecia sugestões.

[offtopic]

Detestei. odiei, chamei-lhe montes de nomes feios, a última versão do MBAM. Tanto mais que raramente uso agora o MBAM. Dantes, era a minha 1ª opção contra malwares, e tinha a versão PRO. Agora fiquei-me pelo antiguinho Spybot S&D como 1ª opção. Era a 2ª.

[/offtopic]

Saudações, e inté.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, teu tutorial tava de boa até tu indicar sites lixos pra down dos programas: baixaki, superdownloads, majorgeeks? Só em tu ter indicados sites br já matou teu tutorial. Quem for bom da cabeça jamais passará perto do lixoaki. Foi mal, mais passo...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Blacklynx .

Aceito o seu toque. Mas uso mais pelas descrições e explicações em português, e pela classificação e comentários dados pelos usuários desses dois sites de download. 

Referi também que, caso esses freewares fossem baixados do baixaki e do superdownloads, para serem baixados SEM INSTALADOR.

Então vamos lá  a locais de download da cada um dos freewares que referi sem usar os dois sites referidos acima.

BLEACHBIT
(OBS: http://sourceforge.net é o melhor pesquisador e fonte para todo e qualquer software opensource)

BLEACHBIT PORTABLE

CCLEANER

CCLEANER PORTABLE

CLEVER CLEANER

MV ANTISPY
Mesmo se baixado do site do desenvolvedor (o programador brasileiro Marcos Velasco), este excelente freeware vem com software de terceiros. Evite instalar esse software de terceiros!

PRICVACY MANTRA

TFC (TEMPORARY FILE CLEANER) BY OLD TIMER

E, já agora, dois programas muito fixes de limpeza que são antiadwares e antispywares

ADWCLEANER (ADWARE CLEANER)

JRT (JUNK REMOVAL TOOL)

OBSERVAÇÕES:
Por favor não confundir 
softpedia.com 
com o autêntico lixo que são todos e quaisquer links 
softonic 
Ao menos, o baixaki e o superdownloads dão a possibilidade de baixar também SEM instalador. 
Mas cada um baixa de onde quer, e como quer.
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos! ^_^

Para Linux, tem os seguintes programas:

BleachBit: Este nem precisa baixar de um site pois está disponível nos repositórios da maioria das distribuições. Basta ir na "lojinha de aplicativos" da distribuição e instalar direto. Já usei, mas faz tempo que não uso.

Ubuntu Tweak: Exclusivo para Ubuntu, mas funciona na maioria das distribuições baseadas no sistema da Canonical. É na verdade um canivete suíço, pois faz muita coisa: mostra hardware, instala programas, ajusta a aparência, instala temas, limpa cache de alguns navegadores, limpa cache do APT (que ocupa espaço considerável no HD), desinstala kernels e pacotes desnecessários e limpa as configurações dos programas que já foram desinstalados, UFA! É indispensável para quem usa Ubuntu e não quer fazer todo este trabalho "no braço". Eu sempre uso quando necessário. Ah, ele não se encontra no repositório oficial, é necessário baixar o pacote .deb no site do Ubuntu Tweak:

http://ubuntu-tweak.com/

GConf Cleaner: Serve para limpar o banco de dados do GConf (deve funcionar como aqueles limpadores de registro do Windows). Nunca usei, então não posso dizer se é seguro ou se oferece risco de corromper o sistema. Também está disponível na Central de Programas do Ubuntu.

Sweper: Programa de limpeza simples, que promete limpar cache de navegadores, lista de documentos abertos recentemente, cookies e outras trivialidades. É um aplicativo específico para o ambiente KDE, então recomendo instalá-lo apenas se a sua distribuição for KDE (Kubuntu, Mandriva, OpenSUSE, etc.), pois do contrário irá baixar toneladas de arquivos (biblioteca do KDE). Dependendo da distribuição, este programinha pode vir instalado - me lembro vagamente de tê-lo usado. Está disponível nos repositórios, então não precisa procurá-lo pela internet.

Estes são os programas de limpeza que conheço para Linux, deve ter mais por aí. Apenas recomendo cuidado ao utilizá-los, pois podem corromper o sistema (o mesmo risco que outros programas deste tipo oferecem.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas preciosas informações. 

Tenho o ASC há um bom tempo e inclusive pago pela versão PRO e considero até agora o melhor do mercado. 

De qualquer forma vou testar os programas que passou e ver por mim mesmo. 

valeu!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas preciosas informações. 

Tenho o ASC há um bom tempo e inclusive pago pela versão PRO e considero até agora o melhor do mercado. 

De qualquer forma vou testar os programas que passou e ver por mim mesmo. 

valeu!

Olá, CELIO ALVES e ATTILA S.

CELIO ALVES,

Muito obrigado pelas preciosas indicações e informações de limpadores para distros Linux! Era o que este tópico estva mesmo a precisar.

A par do Windows (7 Ultimate), tenho o Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander) instalado, mas mal o sei usar...  :huh:

ATTILA S,

De nada, e sempre as ordens.

Por acaso já tive instaladas versões free e pro do ASC (Advanced System Care) e do Glary Utilities. E até a versão shareware TuneUp Utilities (que durante muitos anos foi a melhor para mim, até à v2010). Mas acabei por me 'virar' sem estes três.

A versão free do ASC chateia-me porque está sempre a "mandar" instalar módulos que obrigariam a usar uma das versões Pro. A versão Pro é algo pesadona, e muitas vezes não deixa controle suficiente ao usuário. E coloca como "TSR" (Terminate & Stay Resident) tralha demais. É só uma pessoa distrair-se, e anda um monte de coisas do ASC repimpada no arranque, a gastar memória e recursos sem necessidade.

Quase tudo o acima também acontece com o TuneUp Utilities, pelo menos desde a v 2010. Por isso deixei de usar este. Aí uma vez por ano testo uma nova versão do TuneUP, mas acabo sempre por desinstalá-lo ao fim de uns dias. 

E o que o Glary - free ou PRO - faz, fazem os que uso de momento. 

Cumprimentos a ambos.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Alô,Anthmann!!!Quando eu usava Windows pintou por aqui um limpador chamado Privazer.É free também e muito bom,inclusive com a opção de desativar a hibernação do Windows para aumentar a memória.Ele já vem bem configurado e substitui os outros todos comum pé nas costas.Pra quem é fera com programas de limpeza,como voce,vai ser muito útil.Experimente,tem no Baixaki também!Aquele abraço e boa sorte!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo e Colega PERFEITOESTRANHO,

Muito obrigado pela informação. Se bem me lembro, já tínhamos trocado impressões sobre esse freeware, o PRIVAZER.

Homepage & Download: http://privazer.com/

Guia Básico e Download: http://www.baixaki.com.br/download/privazer.htm (daqui, baixar SEM instalador!)

Aliás muito bom, fenomenal até, pelo que reforço a excelente dica do amigo e colega PERFEITOESTRANHO.

Abraço. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, galera!

Tinha-me esquecido disto. Eis a transcrição "sic" (textual) de um artigo (bem, post) sobre "Software Rogue" que escrevinhei noutro fórum em Outubro de 2011.

Software "Rogue" - Um Sério Perigo!

Este tipo de software é software que pretende ser de "segurança", mas que, geralmente, é ou inclui um troiano.
Eis os exemplos mais vulgares:
1a-) Diz ser um AV, um antispyware, um antimalware qualquer, mas inclui algo maléfico como uma ferramenta de controle remoto, um keylogger, um "roubador" de senhas, um trojan bancos, etc.
1b-) Outra forma é a engenharia social associada à natural credulidade de uma pessoa: aparece um popup (ou uma página) não solicitado, que não se consegue fechar e de onde não se consegue sair, com um falso teste online ao nosso computador. Esse falso teste desbobina um montão imemso de "perigosíssimo" malware que existirá no nosso computador. Enfim, muitas vezes engana-nos, aparentando ser mais eficaz e eficiente que o nosso antimalware, ao detectar muito mais malware que o(s) nosso(s) programas legítimos. Impressionados, e até rogando pragas ao seu software legítimo, muitos acabam por comprar o removedor, pois apenas o "detector" é grátis. Claro que o "removedor" nada fará, ou instalará malware. 
(A propósito, desde sempre considerei o site do PrevX um exemplo de rogue fala-barato: segundo o arrazoado pseudo-técnico do site do PrevX, todo e qualquer ficheiro executável será malware. Experimente: "googleie", por exemplo, com 
command.com prevx
Reparará que apenas refere o que o "command.com" (malware) faz, mas nada diz sobre a localização desse malware com o mesmo nome, nem como removê-lo. Pior ainda, tenta levar a crer que o command.com legítimo terá sido infectado por malware).
2a-) Até é um "softwarezeco" de segurança, mas SEMPRE a pagar, obtendo-se uma coisa fraquíssima e/ou um clone ou uma cópia mal feita de um freeware de segurança qualquer.
2b1-) Prejudica o computador de alguma forma, pelo que o utilizador acaba por ficar pelos cabelos e só quer é removê-lo. Só depois de o instalar descobre a ###### que aquilo é. E, caso queira remover essa porcariazinha, terá que pagar para obter a forma (senha/serial number/etc.) de desinstalação, pois aquilo usou formas de tornar quase impossível desinstalá-lo.
2b2-) Caso se caia na asneira de correr o programa de teste grátis, este, por exemplo fingindo que foi algum malware detectado, encripta pastas e/ou ficheiros com dados importantes. Resultado: terá que se pagar o "removedor" (o desencriptador, em suma), ou a chave para correr o "removedor".
2c-) Pode ainda desinstalar/inutilizar/minar/prejudicar/etc. software de segurança legítimo.
3a-) Muito rogue usa nomes (e/ou aspecto tipo "plugins") muito semelhantes a produtos legítimos conceituados, enganando muitos utilizadores. 
3b-) Também pode ser que se esteja a comprar uma cópia ou um clone de um freeware: pagar pelo que pode ser grátis dói sempre... 
3c-) Ainda há rogues que passam por serem antirogues!!!... Exemplo, o antirogue killer.
4-) Pior ainda, ao comprar um rogue online - com um cartão de crédito (*), por exemplo -, os dados acabam por ficar na posse de "estafadores"... Não será preciso dizer mais.

Como a maioria dos rogues são uma salada russa dos exemplos acima, foi difícil "compartimentá-los". Mas acho que já deu para se ficar com uma ideia. Há rogues que têm ainda outras maneiras de enganar e/ou lixar o utilizador, maneiras essas apenas limitadas pela imaginação de quem o fez/desenvolveu/distribuiu/etc. Como já referido, quase sempre a engenharia social é empregue para a levar um utilizador a comprar esse "lixo", pelo que também é conhecido por "scareware" ("assustaware", digamos).

Felizmente, há vários sites de segurança informática que advertem contra esses "rogues", e incluem mesmo informação sobre eles: quais são, e como os evitar/remover/etc.
Para mim, eis o melhor site, e o mais completo: 
http://www.spywarewarrior.com/ ( mais precisamente, 
http://www.spywarewa...nti-spyware.htm )

Há também algum software antirogue. Exemplo: o freeware Rogue Remover 
http://www.baixaki.c...gueremover.htm). Além de a sua base de dados não ser atualizada há bastante tempo - e "apenas" incluir 200 rogues - parece provar que os rogues estão em "recessão". Mas convém estar sempre alerta!

Outras fontes:
http://www.tecmundo....irus-falsos.htm
http://www.anti-troj...uesoftware.html
http://computersecur.../Rogue_software
http://computersecur.../Rogue_software
http://en.wikipedia....curity_software 
http://en.wikipedia....:Rogue_software
http://en.wikipedia....curity_software
etc.

(*) Cartão de crédito virtual é a melhor forma de comprar online: em geral, limitado a uma ou duas compras; e valor limitado (valor este um poucochinho acima do valor da/s compra/s, para evitar surpresas como não ser aceite, e ter que se anular esse e criar outro). Surpresas: câmbios, preço/s de envio, seguro/s, etc.

OBS 1: O acima referido prevx (para mim, desde sempre, um pseudo-antimalware e um rogue) já não existe. Entretanto, o prevx foi adquirido pela empresa Webroot. Caso baixe a antiga versão do prevx (por exemplo do majorgeeks.com), já nem sequer há actualizações de bases de dados.

http://www.webroot.com/au/en/company/press-room/releases/technology-acquisition-cloud-security

OBS 2: Os links, aparentemente, estão "cortados", incompletos, mas funcionam! 

Cumprimentos a todos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu evito esses programas tipo hijathis, Spybot entre outros, porque sempre acabam ferrando o registro ou outra coisa qualquer, mesmo prestando atenção (mais provável é erro meu no uso dos mesmos) portanto só uso em último caso.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu evito esses programas tipo hijathis, Spybot entre outros, porque sempre acabam ferrando o registro ou outra coisa qualquer, mesmo prestando atenção (mais provável é erro meu no uso dos mesmos) portanto só uso em último caso.

Concordo plenamente com você, amigo e colega @misterjohn, em relação ao HijackThis. Como não sei interpretar a maioria dos dados fornecidos por ele, apenas faço alterações baseadas nos dados dele se eu mesmo conhecer ou souber minimamente o que estou a fazer.

Já quanto ao Spybot, é um antispyware conceituado e de confiança que uso há bastantes anos, aí desde  

meados da década passada. Mesmo assim, procuro sempre googlear por qualquer dúvida que tenha em relação a algo que o Spybot detecte e eu desconheça. E também pra confirmar se era um falso positivo, ou uma detecção legítima de um malware qualquer. 

E caso algo corra menos bem ou seja um falso positivo, há sempre a quarentena (e/ou um ponto de restauro) pra resolver.

Tenho os mesmos cudados com o MBAM. Este, aliás, já tem tido - apesar de raros - alguns falsos positivos, mas mais que o SPybot.

A propósito, há muito pessoal (neste fórum , no do LD, no do Bleeping Computer, no do Major Geeks, etc., etc., etc.), que desaconselha totalmente - ou quase - o uso de limpadores e optimizadores do registo. Eu cá nunca "entrei" pelo cano no uso dos abaixo - por ordem alfabética - actualmente, no meu 7 Ultimate 32 bits:

- MV REgClean (freeware) - ainda a v5.9, pois li várias vezes (por exemplo no fórum do LD) que a 6.0 dava conflitos vários com o 7; eu cá nunca quis arriscar e verificar se isso era verdade, apesar de se poder fazer backups nele em toda e qualquer alteração ou modificação do registo

- Registry Crawler (shareware) - substitui com imensas vantagens o REGEDIT do próprio Windows

- Registry Reviver (shareware)

- Wise Registry Cleaner (freeware).

Cumprimentos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Anthmann

Não estou dizendo que é o seu caso, mas muitos usam copias piratas do windows, zoada, desfigurada, alterada, crackeada, ai começa os conflitos e não sabe porque.
Quanto aos programas tido como "limpadores" de registro, a gente por falta de conhecimento ou por comodismo simplesmente segue na íntegra o que ele diz que é ruim e exclue tudo, ai começa a fazer falta para o bom funcionamento do sistema.
Outra coisa são os programas chamados "free" principalmente, o cara não é "velhaco" suficiente, escolhe a instalação "default" ou "recomendada" e vai clicando até chegar o final da instalação, nessa já instalou uma pá de coisas que ele nem sabe e irá produzir algum efeito ruim.
"Passeios" em sites obscuro como pornô ou a busca de cracks e seriais, quem não tem muita malícia acaba instalando um monte de praga no pc que ele nem imagina, e olha que até sites como baixaki ou superdownloads, que deveriam distribuir coisa limpa também tem suas tralhas...é isso ai, o barato acaba saindo caro.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos.

Eis como acabei por conseguir resolver um 'problemão' que me estava a apoquentar há uns dias largos:

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1086469-explorerexe-a-reiniciar-aleatoriamente/

Cumprimentos a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais