Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

H80 temperaturas elevadas


Posts recomendados

Bom pessoal eu estou com H80 faz mais de 1 ano .. e por um vacilo meu .. no inicio do ano acabei por esquecer de trocar a pasta termica e deu CPU over temperature .. bom ai que entra a questão bem no inicio do h80 as temps batia iddle 33 ~~ 36 e full 48 ~~ 52 variava do tempo moro na região norte aqui é normal 35°c.

Comprei uma Arctic Cooling Pasta Térmica MX-4 4g como pasta termica .. ai que ta .. nao melhoro nada .. agora pouco mesmo eu estava jogando smite .. 40% do processador sendo utilizado temperatura tava batendo 59° em iddle fica 45° algo absurdo.

Alguem poderia me dizer o que pode ser ? bloco mal encaixado ? é a 2 vez em 3 meses que troco a pasta para verificar e ta mesma coisa .. tem algum macete pra colocar o bloco ? nao é possivel. bom .. eu usei ele por 1 ano em 3° profile .. as ventoinhas podem ter se desgastado e estão trabalhando mais devagar ? vou por em anexo .. as fotos das temps

 

mjtg7p.png

 

Só hoje ta tirei o cooler limpei, apertei o bloco no processador mais a temperatura na bios chegou a 55°

 

Mais tarde vou trocar a pasta termica de novo .. mais nao sei mais o que fazer .. pode ser problema no cooler ? vocês me aconselham a fazer um RMA com a corsair ? ou no momento trocar as fans ?  eu usei elas por 1 ano seguido no 3° profile ou seja full .. as ventoinhas podem estar mais fracas ?  tem algum macete pra encaixar o bloco ? pra instalar em amd é uma porcaria.

 

Minha config
Asus Formula IV
Amd phenom 2 x6 1090t
1,5 TB HD
8GB kingston

Fonte seven team 750w

Se alguem puder me ajudar eu ficaria extremamente grato U__U

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então pode ser duas coisas eu pesquisei sobre o seu cooler e vi que é um Water Cooler e essas duas coisas são use pasta térmica com aditivo de prata elas são as melhores e não acabou o fluído do seu cooler? caso já acabou você terá de comprar outro 

 

Obrigado pela ajuda .. bom eu vi diversos forums debates sobre pasta termica .. a mx4 nao ficava atrás das de prata nao ... e a garantia da corsair é de 4 anos com o water cooler selado .. sem precisar de manutenção .. então acredito que possa ser o fluido mais é uma boa vou verificar .. grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim é que seja essas duas opções mesmo em que o water cooler ele não manda mais esse líquido para o seu processador esta apenas mandando Ar e praticamente está chegando mau ao processador só não dá superaquecimento ou reiniciamento pela sua pasta térmica e a base que da conta desse pequeno recado, interessante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, boa noite!

 

Kakashi, olhei atentamente os dados do CPU-Z e vi que a tensão de seu X6 tá em 1,416V. Infelizmente não conheço o X6 1090T o suficiente para ter certeza mas...tá meio alta essa tensão do VCore não? Verifiquei na net em busca deste VCore em valores em "stock" e só sei que a AMD recomenda uma faixa de tensão entre 1,125V a 1,400V.

 

Alguns usuários deste processador "setam" esse VCore de 1,400V quando fazem over de até 4,0, 4,1GHz no processador. Mesmo a sua CPU esteja em clocks padrões, esse acréscimo de energia impacta, e muito, no consumo do processador e, consequentemente, na temperatura. Um outro dado que mostra isso é "power package" de 141W, onde o TDP padrão de seu processador, Kakashi, é de 126W. Seria normal se estivesse fazendo overclock, porém, os multiplicadores parecem-me nos valores de fábrica.

 

Me baseei neste tópico muito útil e cheio de infos, onde a rapaziada do fórum CdH discutem a melhor forma de se chegar a um bom OC no X6 1090T: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/763885-overclock-phenom-ii-x6-1090t/

 

Outra coisa que pode estar influenciando é o quanto de MX-4 você aplicou. Quantidade demais, mesmo se tratando de uma pasta de excelente qualidade, pode atrapalhar o troca de calor entre CPU/bloco. Se aplicou corretamente a pasta (uniforme por ambas as superfícies e sem "sobrar" pra os lados do processador após a pressão do bloco na CPU), dê uma boa olhada no radiador para ver se há algo que impeça o livre fluxo de ar pela região. Observe também se a bomba do H80i emite ruídos estranhos.

 

Procure saber mais sobre o Vcore padrão do 1090T para aos poucos diminuir essa tensão e fazer testes de estabilidade (Aida64 ou Prime95) para saber se a queda de tensão não gerará congelamentos ou BSOD do sistema.

 

Abraço Kakashi!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, boa noite!

 

Kakashi, olhei atentamente os dados do CPU-Z e vi que a tensão de seu X6 tá em 1,416V. Infelizmente não conheço o X6 1090T o suficiente para ter certeza mas...tá meio alta essa tensão do VCore não? Verifiquei na net em busca deste VCore em valores em "stock" e só sei que a AMD recomenda uma faixa de tensão entre 1,125V a 1,400V.

 

Alguns usuários deste processador "setam" esse VCore de 1,400V quando fazem over de até 4,0, 4,1GHz no processador. Mesmo a sua CPU esteja em clocks padrões, esse acréscimo de energia impacta, e muito, no consumo do processador e, consequentemente, na temperatura. Um outro dado que mostra isso é "power package" de 141W, onde o TDP padrão de seu processador, Kakashi, é de 126W. Seria normal se estivesse fazendo overclock, porém, os multiplicadores parecem-me nos valores de fábrica.

 

Me baseei neste tópico muito útil e cheio de infos, onde a rapaziada do fórum CdH discutem a melhor forma de se chegar a um bom OC no X6 1090T: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/763885-overclock-phenom-ii-x6-1090t/

 

Outra coisa que pode estar influenciando é o quanto de MX-4 você aplicou. Quantidade demais, mesmo se tratando de uma pasta de excelente qualidade, pode atrapalhar o troca de calor entre CPU/bloco. Se aplicou corretamente a pasta (uniforme por ambas as superfícies e sem "sobrar" pra os lados do processador após a pressão do bloco na CPU), dê uma boa olhada no radiador para ver se há algo que impeça o livre fluxo de ar pela região. Observe também se a bomba do H80i emite ruídos estranhos.

 

Procure saber mais sobre o Vcore padrão do 1090T para aos poucos diminuir essa tensão e fazer testes de estabilidade (Aida64 ou Prime95) para saber se a queda de tensão não gerará congelamentos ou BSOD do sistema.

 

Abraço Kakashi!!

Pra ser sincero eu tambem notei que esse vCore ta muito alto .. eu nunca fiz O.C eu andei em alguns forums lendo muito dizem que 1.40 é normal por o processaor e 45nm. vou verificar mais a fundo essa situação.

 

Sobre a mx4 .. bom .. eu vi que a na net a forma campea de passar a pasta éra em forma de X shape .. eu apliquei dessa forma e sim escorreu um pouco pelo lado agora mesmo faz umas 5h que eu troquei a pasta novamente 'vai acabar minha mx e foi carooo ' ahauhauha e hoje apliquei de uma outra forma ... o Pingo com uma quantidade razoavel no meio ... e estou com temperaturas ainda pior do que da imagem que postei quando criei o topic .. agora mesmo estou com 51° em iddle .. tipo so na net.

 

Vou verificar .. mais ja nao sei mais o que fazer .. bom muito obrigado cabelo75 qualquer novidade eu atualizo aqui.

 

 

 

 

Cabelo meu amigo encontrei isso.

 

Electrical / Thermal parameters
 
  V core  ?  1.15V - 1.475V (at rated frequency)

1.25V - 1.475V (Turbo Core mode)

1V - 1.225V (Minimum performance state)

 

e sim o turbo core mode do meu pc ta ativo .. mais mesmo assim .. digamos que esta overclockado .. ta muito alto a temperatura.

 

bom se souber de algo me avise .. hoje mais tarde assim que eu acordar eu vou trocar a pasta novamente e limpar o radiador novamente .. mais ai que entra a minha pergunta .. eu usei essas fans por 1 ano seguido no terceiro profile sem diminuir .. pode ser que as fans estejam mais fracas ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa madruga, Kakashi!

 

O seu X6 deve ter o mesmo princípio do meu i7: Quando está em idle, o multiplicador da CPU diminui para poupar energia e, consequentemente, reduzir as temps e se pintar uma forte exigência de processamento, os cores vão para o limite estipulado (até 3,2GHz no 1090T). O que me deixou "bolado" é que alguns usuários de 1090T chegaram a "overclockar" até 4,1GHz nesta tensão, ou até usando menos VCore. Lembro que eu quando subi 0,1V da minha CPU, foram quase 9ºC de acréscimo nas temps (se trata de CPUs totalmente diferentes, mas só para reforçar a ideia de + VCore, maior é a temperatura do processador).

 

Pena que não domino muito bem as particularidades dos processadores AMD. Na verdade minha "sabedoria" é rasteira até para processadores Intel "Sandy e Ivy-Bridges", mas acho que acertando o prumo dessa regulagem de tensão, é um ótimo ponto de partida para que as temperaturas cedam. Como também é válido revisar e checar a instalação do sistema H80i pra ver se tudo tá ok, pois todo seu equipamento e o insumo escolhido (MX-4) são de excelente qualidade. Só mesmo algum detalhe ou uma pequena possibilidade de defeito poderá justificar o WC não conseguir fazer o seu papel.

 

E em relação às fans, Kakashi, elas não são infalíveis, mas não creio que uma fan perca giro ao longo do tempo a não ser se o eixo da fan começar a "engripar" ao rolamento da ventoinha. Já que tá de H80i, veja se o valor máximo de RPM de cada fan registrada pelo programa de gerenciamento do WC coincide com a especificação de máxima RPM publicada pelo fabricante. Se a leitura das rotações estiverem próximas, certamente não é problema de fan não, a não ser algum equívoco no sentido de alguma fan em relação ao radiador. As fans estão instaladas em qual sentido em relação ao radiador?

 

Abraço Kakashi!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi o modelo do colega é o H80 e não o H80i.... Favor confirmem isso, pois a performance dos dois coolers é significativamente diferente! Tenho quase certeza que ventoinha falhando não é, pois 1 ano é muito pouco tempo pra esse tipo de problema ocorrer. O processador deve estar com alguma trava que não deixa o clock baixar para modo de economia de energia, o que faz o V-core ficar sempre alto e, consequentemente, tá dando essas temperaturas absurdas mesmo quando ocioso. Monitore com o CPUz se o clock está oscilando de acordo com a exigência, ou se está constante. Certeza que você não tentou fazer alguma alteração no multiplicador do processador ou em alguma função na BIOS relacionada a economia de energia? A Intel normalmente tem isso. Por padrão vem ativado, mas você pode a sua livre escolha travar o processador para que o clock nunca baixe, como se ele estivesse sempre sendo exigido,. Pode não ser nada disso, mas acho que não custa verificar.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, rapaziada.

 

 

 

Pelo que entendi o modelo do colega é o H80 e não o H80i

 

Sim, realmente se trata do H80 sem "i". Obrigado pela retificação, Edskyline!

 

Mesmo assim, o H80 é um excelente WC e não justificaria esse decréscimo de performance ao longo do tempo notada pelo nosso amigo Kakashi. Pelos dados mostrados pelo CPU-Z, os multiplicadores parecem que estão em stock, em x 16.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, rapaziada.

Sim, realmente se trata do H80 sem "i". Obrigado pela retificação, Edskyline!

Mesmo assim, o H80 é um excelente WC e não justificaria esse decréscimo de performance ao longo do tempo notada pelo nosso amigo Kakashi. Pelos dados mostrados pelo CPU-Z, os multiplicadores parecem que estão em stock, em x 16.

Abraço!!

Tranquilo.... Detalhe, eu nem notei que o colega já postou screens do CPUz.... É preciso ver como está a temperatura ambiente, como está a ventilação interna do gabinete e realmente checar se está saindo ar quente do radiador, como um colega acima citou, pra confirmar se de fato não há problema com o cooler.

Com relação a aplicação da pasta térmica tem um vídeo muito didático no youtube que mostra como a pasta se dispersa sobre o dissipador do processador após vários métodos de aplicação. Vale a pena conferir. Nesse caso usaram a MX-2. Segue o link:

www.youtube.com/watch?v=ffK7L0Qj13Q

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos os amigos .. vou verificar sim .. bom

 

Em relação a bios eu tenho a placa-mãe Formula Crosshair IV e ela controla o overclock e os turbo core do processador .. eu sinceramente nunca mexi nessa area de bios .. mais vou verificar.

 

 

Pelo que entendi o modelo do colega é o H80 e não o H80i.... Favor confirmem isso, pois a performance dos dois coolers é significativamente diferente! Tenho quase certeza que ventoinha falhando não é, pois 1 ano é muito pouco tempo pra esse tipo de problema ocorrer. O processador deve estar com alguma trava que não deixa o clock baixar para modo de economia de energia, o que faz o V-core ficar sempre alto e, consequentemente, tá dando essas temperaturas absurdas mesmo quando ocioso. Monitore com o CPUz se o clock está oscilando de acordo com a exigência, ou se está constante. Certeza que você não tentou fazer alguma alteração no multiplicador do processador ou em alguma função na BIOS relacionada a economia de energia? A Intel normalmente tem isso. Por padrão vem ativado, mas você pode a sua livre escolha travar o processador para que o clock nunca baixe, como se ele estivesse sempre sendo exigido,. Pode não ser nada disso, mas acho que não custa verificar.

Abraço.

 

Realmente .. os valores nao baixam .. esta torando direto sem baixa .. quando eu ativo o AMD cool 'n quite que é uma tecnologia nos processadores da AMD fica oscilando .. mais nada muito alto .. as temps continuam as mesmas .. mais vou verificar.

 

E sim é o H80

 

Antes de comprar O H80 a 1 ano atras eu vi o review na adrenaline .. os caram comentaram no post que apos uma instalação errada as temperaturas estavam elavadas .. mais nao é possivel eu ter colocado ela errada 3x.

 

Bom hoje novamente vou remover bater um ar no radiador pois da ultima vez so passei um pincel e passar a MX-4 como no link do video.

 

 

Tranquilo.... Detalhe, eu nem notei que o colega já postou screens do CPUz.... É preciso ver como está a temperatura ambiente, como está a ventilação interna do gabinete e realmente checar se está saindo ar quente do radiador, como um colega acima citou, pra confirmar se de fato não há problema com o cooler.


Com relação a aplicação da pasta térmica tem um vídeo muito didático no youtube que mostra como a pasta se dispersa sobre o dissipador do processador após vários métodos de aplicação. Vale a pena conferir. Nesse caso usaram a MX-2. Segue o link:



www.youtube.com/watch?v=ffK7L0Qj13Q


Abraços.

Obrigado pelo link vou usa-lo com sabedoria .. obrigado amigos... hoje posto os resultados.

 

Bom ... so para contas .. segundo fabricante em 3° profile as rotação das fans chegam a 2.5k rpm .. de vez em quando agora eu reduzo para o primeiro profile .. principalmente .. quando vou durmir .. e controlando pelo CPUID a rotação das fans continuam altas. eu seja nunca diminui.

 

vou testar com o AIDA64 mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Realmente .. os valores nao baixam .. esta torando direto sem baixa .. quando eu ativo o AMD cool 'n quite que é uma tecnologia nos processadores da AMD fica oscilando .. mais nada muito alto .. as temps continuam as mesmas .. mais vou verificar.

 

 

Obrigado pelo link vou usa-lo com sabedoria .. obrigado amigos... hoje posto os resultados.

 

Bom ... so para contas .. segundo fabricante em 3° profile as rotação das fans chegam a 2.5k rpm .. de vez em quando agora eu reduzo para o primeiro profile .. principalmente .. quando vou durmir .. e controlando pelo CPUID a rotação das fans continuam altas. eu seja nunca diminui.

 

vou testar com o AIDA64 mais tarde.

Então acho que um dos problemas pode realmente ser esse clock que não muda, por que o normal seria baixar bastante quando em IDLE, pelo menos é assim que acontece com processadores Intel. Por que você não entra na BIOS e reseta as configurações para o default. Deve ter alguma opção para voltar as configurações ao padrão.O que acho estranho também é você não estar conseguindo alterar o perfil de rotação das fans do H80, quando o correto seria você ter total controle. De toda forma as temperaturas deviam estar era baixas já que as fans só ficam no máximo.

Bacana o vídeo dos modos de aplicação da pasta térmica né.... Na minha opinião os melhores métodos são o da ervilha (pea) e o da linha (line)...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então acho que um dos problemas pode realmente ser esse clock que não muda, por que o normal seria baixar bastante quando em IDLE, pelo menos é assim que acontece com processadores Intel. Por que você não entra na BIOS e reseta as configurações para o default. Deve ter alguma opção para voltar as configurações ao padrão.O que acho estranho também é você não estar conseguindo alterar o perfil de rotação das fans do H80, quando o correto seria você ter total controle. De toda forma as temperaturas deviam estar era baixas já que as fans só ficam no máximo.

Bacana o vídeo dos modos de aplicação da pasta térmica né.... Na minha opinião os melhores métodos são o da ervilha (pea) e o da linha (line)...

Abraços.

Olá amigos .. eu ainda nao reapliquei .. nao deu tempo .. mais outro tempo eu havia visto na net um outro teste a melhor forma foi a de X shape .. nao vazaza e nao criava bolhas de ar.

 

 

Quando o pc esta em Full, e com a temperatura alta, o radiador do Water Cooler e o ar que sai dele esta quente como a temperatura do processador?  

Por exemplo .. nesse exato momento que estou postando a temperatura ta por volta de 53° iddle serio .. nao to fazendo nada male má youtube aberto .. a mangueira do H80 ta quente ..o ar que ta saindo nao ta muito quente nao ... e no lugar que fica o liquido do radiado ta quente .. mais nao é um quenteeeeee saca ..

 

So mais uma coisa .. to usando os coolers .. da seguinte situacação

 

>> Radiador >> .. vi assim em varios videos e é a forma que o manual diz

 

Airflow >>>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

Tá estranha essa situação, Kakashi de 53ªC em uma CPU com pouca demanda de processamento. Observe se a velocidade da bomba está realmente ao regime máximo de sua capacidade.

 

 

 

 mais outro tempo eu havia visto na net um outro teste a melhor forma foi a de X shape .. nao vazaza e nao criava bolhas de ar.

 

Particularmente, eu pingo uma certa quantidade de pasta térmica no centro do processador. A própria pressão da montagem do dissipador ou bloco se encarrega de espalhar, de forma uniforme, a pasta em ambas as superfícies. Claro que há variantes como tipo de superfície e viscosidade da pasta para se levar em conta. E também há várias formas de aplicá-las. Desde que o insumo esteja bem distribuído e sem acúmulos exagerados na borda do processador, tá valendo!

 

 

So mais uma coisa .. to usando os coolers .. da seguinte situacação

 

>> Radiador >> .. vi assim em varios videos e é a forma que o manual diz

 

Airflow >>>

 

É isso aí Kakashi. Se o fluxo estiver como: ar>>fan1>>radiador>>fan2 , tá legal.

 

Boa sorte nos procedimentos, meu camarada.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

Tá estranha essa situação, Kakashi de 53ªC em uma CPU com pouca demanda de processamento. Observe se a velocidade da bomba está realmente ao regime máximo de sua capacidade.

 

 

Particularmente, eu pingo uma certa quantidade de pasta térmica no centro do processador. A própria pressão da montagem do dissipador ou bloco se encarrega de espalhar, de forma uniforme, a pasta em ambas as superfícies. Claro que há variantes como tipo de superfície e viscosidade da pasta para se levar em conta. E também há várias formas de aplicá-las. Desde que o insumo esteja bem distribuído e sem acúmulos exagerados na borda do processador, tá valendo!

 

 

É isso aí Kakashi. Se o fluxo estiver como: ar>>fan1>>radiador>>fan2 , tá legal.

 

Boa sorte nos procedimentos, meu camarada.

 

Abraço!!

Obrigado pelo suporte cabelo .. voce ta me ajudando bastante assim como todos .. eu gostaria de saber onde eu observo a velocidade da bomba .. ja que o software da corsair so funciona no WC da nova geração tipo H80i

 

e amigo .. eu ativei o AMD cool ' n quite .. a temperatura agora mesmo esta em 46 .. ta melhor porém ..  o TPD nao ta cravado mais dem 146 .. ele ta oscilando .. que é o que o AMD cool 'n quite faz ..eu queria deixar ele stock 126 w .. mais nao consigo nem que a bala .. eu tenho uma AMD crosshair IV formula .. eu acho que ela ta fazendo esse controle .. porque eu nunca ativei over clock .. se poder me ajuda .. e sinceramente nao é por falta de pesquisa to lendo tudo que eu posso e to até apredendo mais .. grato a quem puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigos .. hoje .. novamente repassei a pasta termica .. limpei novamente o radiador bom nesse momento estou com 46° iddle .. levando em consideração estou em um ambiente que deve estar aproximadamente uns 25°c porém ainda estou achando alto .. tendo em vista temperaturas menores quando comprei.

 

984oet.jpg

Bom .. aqui esta as temps desse axato momento .. eu diminui o vCore manualmente e desliguei o turbo core do processador .. porém eu nao consigo diminuir a porcaria do power package de 141 para  125 que seria o recomendado do processador .. eu ja fucei em tudo quando porcaria da bios , já resetei a bios e nada .. se souberam de alguma coisa .. eu seria muito grato a placa-mãe é Formula Iv crosshair com bios 2101

 

Outra coisa .. a mangueira que leva o liquido gelado para a bomba eu coloco a mao nela .. da para perceber que ela ta passando bem rápido .. já a mangueira que traz o liquido quente .. ta bem devagar .. a vibração que a mangueira faz é bem menor .. isso é normal ?

 

 

o amigo cabelo me disse para verificar a velocidade da bomba .. onde eu vejo isso ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigos .. obrigado a todos que me ajudaram .. no final é realmente o H80 que esta com defeito segue em anexo as temps com H80 e com cooler box na bios.

 

14aio0y.jpg

H80 - A temp chegou a 67 .. e ficou vermelho tanto que quando reinicie a maquina apitou dando CPU over temp.

 

2nir51x.jpg

Cooler box - deixei por uns 10 min na bios verificando os valores nao passaram disso.


Bom vou tentar o RMA obrigado a todos que me ajudaram grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

O problema maior desse cooler é o sistema de instalação. Se você instalar exatamente como a corsair recomenda vai notar que o dissipador não fica 100% em contato com o CPU, pois existe uma folga entre o dissipador e a base (backplate) que sustenta o cooler. Eu digo isso por que tenho um H80i e é o mesmo sistema de montagem e tem o mesmo problema. O meu eu resolvi colocando arruelas de nylon entre o backplate e a placa-mãe. Assim eu consegui tirar a folga e etabilizar a base do dissipador sobre o processador. Se você procurar na internet vai ver que há centenas de reclamações sobre os produtos da linha H80, H80i, H100 e H100i da corsair. Procure pelo termo "Corsair loose backplate" no google!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...