Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria De Notebook


mauricioprogramador

Posts recomendados

Olá Pessoal :bye:

Gostaria de saber várias coisas sobre bateria de notebook.

Primeiro:

Tenho um notebook COMPAQ novinho, no manual não fala nada sobre deixar carregando a bateria com a energia e o note ligado; isso pode acontecer?

Segundo:

Quando tiver usando o notebook e a bateria estiver carregada, posso também usar a bateria (que por sinal está com a luz VERDE), posso colocar a bateria e a energia junto ?

obs.: os meus colegas acham que, posso usar tudo junto, quando a bateria estiver carregada, que a energia não passará pela bateria.

Desde já agradeço.

Obrigado

Mauricio Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas primeiras cargas, carregue com note desligado até a carga máximas e utilize até esgotar completamente e dê novamente a carga completa (com note desligado). Depois utilize do jeito que quiser, pois as baterias atuais são de litio-ion que não tem efeito memória (segundo o fabricante), mas de vez em quando EU dou carga/descarga/carga completa, por via das dúvidas. No uso normal pode usar a bateria e AC adapter (fonte externo) junto, pois o note tem dispositivo que carrega a bateria e quando estiver 100% carregado, pára de carregar. Dizem alguns que utilizar o notebook com a fonte externa com a bateria excaixada danifica a bateria, mas não li nada a respeito de fontes confiáveis (fabricantes, manuais, etc.). Estou no meu notebook número 4 e uso notebook todos os dias. Sempre usei a fonte externa quando disponível, sem retirar a bateria. O terceiro (um Sony Vaio) tinha a bateria de litio-ion (extended) e posso afirmar que após 2 anos, a bateria que durava 3-4 horas (no manual dizia que durava 6 horas, mas esta marca jamais foi alcançada), ainda segurava a carga por cerca de 1 hora. Mais uma coisa, a bateria tem vida útil, em torno de 200 cargas completas. Apos, começa a aperder a capacidade de reter a energia. Se seu bolso permitir, é bom ter duas baterias, pois nunca se sabe quando é que o modelo (junto com seus acessórios) vai sumir do mercado. Falo isso, pois o meu primeiro notebook, um IBM ThinkPad, que comprei usado, estava com a bateria meu fraco. Quando fui comprar uma nova bateria só consegui encontrar nos EUA por uns US$500,00. Fiz besteira de comprar e quando chegou aqui, tive que retirar nos Correios, pagando uns US$500,00 de imposto! A bateria nova me custou o que paguei pelo notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por HardSoft@23 jun 2004, 17:38

(...) dou carga/descarga/carga completa, por via das dúvidas. (...)

faço isso uma vez por mês... uso até descarregar e deixo dar carga completa com ele desligado... quando passo muito tempo sem fazer isto ela não alcança 100(%)... só chega em 99 ou 98%...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom site CP500! recomendações interessantes neste "sumary table"... http://www.batteryuniversity.com/partone-21.htm

Lithium-ion (Li-ion)

Used in: Cell phones, laptops, video cameras.

Charging: Do charge the battery often. The battery lasts longer with partial rather than full discharges.

Discharging: Avoid full cycle because of wear. 80% depth-of-discharge recommended. Re- charge more often. Avoid full discharge. Low voltage may cut off safety circuit

Storage: Store at 40% charge in a cool place (40% state-of-charge reads 3.75-3.80V/cell at open terminal. Do not store at full charge and at warm temperatures because of accelerated aging.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai contra todas as "crenças" a respeito das baterias. Só para pensar:

Por que as baterias dos notebooks, dos celulares, etc., vem com a carga próximo do zero (no caso do meu notebook quando testei na loja, estava com 7%) e não com 40%? Será que os fabricantes esqueceram de ler o manual?

No meu antigo Sony vaio PCG505GX, que veio equipado com a bateria Li-io, tinha um programa que fazia descarga e recarga completa da bateria a fim de fazer uma "optimization".

Comprei recentemente um celular da TIM, um Siemens C55, que veio com uma bateria Li-io. No próprio celular tem um programa "cuidando da bateria" que simplesmente descarrega e recarrega completamente a bateria. Segundo o manual do aparelho, é recomendável realizar esta operação de vez em quando.

Em quem devemos acreditar e quais recomendações a seguir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

até que enfim uma coisa que eu sei responder sobre notebooks!!! :palmas:

baterias de lítio têm lá algum "efeito memória" sim! isso porque não há nas baterias um circuito que caucule a d.d.p do Li nas células de carga da bateria, isso deve ser feito manualmente.

como? simples: descarregando/recarregando/recarregando completamente, como muitos de vocês fazem. eu também faço isso com meu celular.

o ideal é usar a carga da bateria até o final, e recarregar a bateria até a "boca" também, se possível deixando ela no carregador uns 3 ou 4 minutos pra "acordar" bem o Li°

flwzs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das maiores preocupações que sempre tive com notebook, foi sobre a bateria. Além do preço alto, dependendo do modelo a dificuldade de achar é enorme, como todos aqui sabem...

Desde quando comprei meu primeiro Toshiba em 1998 sempre pesquisei sobre "como prolongar a vida útil de uma bateria". Escutei sempre as mesmas coisas...ciclos de recarga, vida útil do material de fabricação da bateria, necessidade da bateria de exercitar sua capacidade de carga...enfim o que todo mundo sabe.

Este site veio em uma das últimas procuras que fiz no Google sobre o assunto. Gostei do site, mas muitas informações eram diferentes de td que eu havia aprendido...fiquei em dúvida em qual acreditar.

Hoje em dia sigo alguns conselhos deste site, principalmente como guardar uma bateria...Na verdade eu faço uma mistura, das informações que aprendi nas pesquisas passadas, com estas deste site.

Hardsoft, meu notebook veio de fábrica com a bateria em 25% mais ou menos. Lacrado e na caixa...Alguns meses atrás comprei uma bateria do estilo "Multibay" da Compaq/HP Americana. Recebi com mais ou menos 15 dias após o pedido e ela estava com mais ou menos 35 % de carga...

Esta descarga completa que você fez no seu Vaio, seria a chamada "Calibração da Bateria?" Alguns fabricantes informam ao comprador que ele deve usar um software próprio deles, ou a própria BIOS do notebook para calibrar a bateria...A bateria é carregada, descarregada e novamente carregada...as informações obtidas durante este processo são enviadas a BIOS para "uma medição mais exata" do nível de energia da bateria(segundo o fabricante)...Eu também tive que seguir estes passos no meu atual Compaq.

Acho que não podemos afirmar com certeza qual o melhor método para uma bateria...na verdade só passei este link como uma nova fonte de pesquisa aos que quiserem ler...

Na verdade acho que devemos seguir o que o manual do computador ensina, pois assim que caso de problemas usamos a garantia...

Abraços a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é se devemos usar descarga/recarga completas ou vai dando carga independente do nível de descarga. Eu vou carregando independente do nível de descarga, pois como trabalho longe das tomadas e mesmo carregando 2 baterias, quando encontro qualquer tomada eletrica dando sopa por aí aproveito para dar uma carga. Posso afirmar que essa atitude é muito comum no exterior, haja vista quantidade de tomadas expostas nos aeroportos internacionais para esta finalidade. Isto não quer dizer que seja esta o melhor forma de prolongar a vida útil da bateria, mas esse negócio de descarregar 100% para dar a carga é um troço muito chato e trabalhoso, pois nem todos podem dar luxo de fazer isso durante o período em que está em pleno trabalho e são poucas as máquinas que tem autonomia suficiente para agüentar mais de 4 de corrida sem pedir água. Eu, com toshiba 1135-S1553 com 2 baterias (cada um com autonomia de até 3h no manual) jamais consegui atingir mais de 2 horas com cada bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamento com você Hardsoft...descarregar uma bateria 100% pra só depois recarregar é um saco...

Alguns anos atrás, eu comprei um Toshiba Satellite da série 1800 (foi meu segundo notebook) e nesta época eu tinha o maior cuidado com a bateria. Certa vez, guardei a bateria dele com apenas 5% de carga e acabei ficando mais ou menos 2 meses usando o notebook só dentro do escritório e em casa, sempre ao lado da tomada. Depois de 2 meses recarreguei a bateria para usar. Esta foi a única vez em que ví o notebook marcar a bateria com 0% de carga...Depois da carga completa ela funcionou perfeitamente até chegar em 30% quando a carga acabava de uma vez. A bateria que só desligava com 3% de carga (configurada pela utilitário da Toshiba), estava desligando com 30%...e nunca mais foi a mesma.

Hoje, eu uso da mesma forma que você...recarrego sempre que preciso, estando próximo de qualquer tomada, recarrego mesmo que não seja para completar a bateria...Penso hoje que bateria é pra se usar, pois seria mt chato se eu tomasse todos os cuidados com ela e na hora de usar o li-Ion já tivesse sua vida útil esgotada pelo tempo... :muro:

Quando ela não segurar mais carga, ou recondiciono ou compro outra...fazer o que, né?

Na verdade a dica que sigo daquele site (Battery University) é a forma de armazenar minha bateria sobressalente (40% de carga) , pois não a uso com tanta frequência...

Agora um outro assunto, vi em sua mensagem que você já teve um Sony Vaio PCG-505GX...O que você achou deste notebook? você teve algum problema com ele?

Pergunto isso, pois estou querendo comprar um notebook deste mesmo modelo para minha namorada usar na faculdade. Como ela vai precisar apenas do MS Word, acho que a configuração dá...

Se tiver algumas dicas sobre ele, eu agradeceria...

Obrigado.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Vaio PCG-505GX foi trazido do japão por um amigo sob encomenda há uns 5 anos. É notebook extremamente leve (revolucionário na época), uns 1,2kg com a bateria de longa duração (de 5h), MMX266, 96MB (máximo que dá para colocar), tela 10,4", HD 4.6GB, USB 1.1, PCMCIA e Firewire e todo o resto por replicador de porta. Funcionou maravilhosamente bem, sob Win98 e não me recordo de nenhum travamento. Acho que esse modelo especificamente não vai achar e se achar não vale a pena adquirí-lo devido a sua configuração totalmente obsoleta. Já que vai usar para digitar os textos, seu teclado é extremamente desconfortável (devido ao tamanho reduzido). Talvés sua namorada tenha mãos de dimensões menores e se adapte melhor.

Para mim, Sony é sinônimo de qualidade e os Vaios são os melhores notebooks do mundo (uma opinião pessoal, sem flames por favor), mas tem algumas inconveniências: preço que é altíssimo e assistencia técnica no Brasil que não existe. Vaio está para notebook, assim como Ferrari está para os carros esportivos. Uns podem dizer que o melhor é Bugatti, Porche, etc., mas Ferrari fala por si só, assim como o Vaio.

Como uso o Notebook como ferramenta de trabalho, não dá para ficar andando por aí com um "Ferrari". Por isso (e pelo $$$) uso Toshiba um dos modelos mais baratos (seria como um carro nacional 1.8) que acho as peças de reposição em qualquer lugar, é fácil de consertar e nunguém faz olho gordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas Hardsoft, este mesmo modelo encontrei no eBay, e como as vezes compro algumas coisas de lá pensei em compra-lo...

Eu tenho alguns amigos que, assim como você, já usaram notebooks de várias marcas e eles também consideram os notebooks da Sony os melhores que já tiveram. Um deles, inclusive trabalha com manutenção de notebooks e segundo ele, é mt difícil dar qualquer tipo de problema...As peças para reposição realmente um pouco mais dificeis de se encontrar por aí, mas eBay é pra estas coisas... :rolleyes:

Abraços a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PALAVRA FINAL QUANTO A BATERIAS:

:bored: Legal o nível desse fórum em galera to gostando de ver, quanto as baterias que são fabricadas hoje em dia : a verdade é que o requisito componente bateria não evolui e acompanha a tecnologia como o de outros componentes que nem por exemplo os processadores.

Há uma carência de tecnologia com relacão a baterias.

A Lítio Ion (Li-Ion) : que são consideradas as baterias mais eficientes atualmente. Uma bateria Li-Ion armazena aproximadamente o dobro de energia que uma NiMH, e quase três vezes a energia armazenada por uma NiCad.

Que são a realidade do mercado de hoje, tenho convicção em afirmar que não possuem o chamado "efeito memória". Uma Li-Ion chega a custar o dobro de uma Ni-Cad. Outra desvantagem é a baixa vida útil, estimada em aproximadamente 400 recargas.

O que é importante lembrar é que quando compramos notebooks novos temos de carregar completamente e descarrega-la também completamente até o notebook desligar sozinho esse processo tem de ser repetido mais uma vez se este processo não for seguido a risca compromete e muito a vida útil da bateria e todas as expectativas reveladas dos seus fabricantes, esse é um fator fundamental e quanto a aspectos de vida útil da bateria temos também o fator chamado de "estresse de bateria" alguns usam termos com "fritar" .... Acontece quando a bateria está completamente carregada com sua total carga e não

a retiramos , é claro que os engenheiros e projetistas não são idiotas, a próposito o profissional de Engenharia da Computação é dos poucos que tiro o chapeú, mas isso não vem ao caso, existem sim circuitos que identificam a carga total da bateria mas não são completamente perfeitos como deveriam ser pelo fator do material utilizado na composição das baterias, NiCad, NiMH, Li-Ion e outros o que temos de rezar e torcer pra que aconteça é a popularização e domínio total da tecnologia e do material de Lítio Metálico em forma metálica o lítio pode armazenar até três vezes mais energia que o Lítio iônico das baterias atuais. O problema é que este material é muito instável, o que justifica toda a dificuldade que os fabricantes estão encontrando em lidar com ele.

Ressaltando alguns pontos principais pessoal.

....Evite ao máximo fazer recargas parciais, isto tem efeitos negativos mesmo nas baterias que não possuem efeito memória.

....Lembre-se que as baterias para notebooks são especialmente frágeis, demandando certos cuidados. Nunca exponha as baterias a altas temperaturas, qualquer coisa acima de 70 ou 80º, o que pode ser facilmente atingido caso você as deixe no sol forte por exemplo.

....Nunca deixe a bateria sem uso por muito tempo. Pelo menos uma vez por semana deixe o note ligado, até as baterias se esgotarem completamente e depois faça uma recarga completa.

....Se optar por baterias recondicionadas cuidado : teste-as e tenha certeza e confiança de estar comprando em uma empresa que ofereça qualidade apesar do preço ser tentador chega a custar 1/3 do preço de uma nova, mas as condições da bateria são imprevisíveis, por isso caso opte por uma destas não deixe de testa-la para ver qual é sua autonomia em comparação com o tempo esperado de uma nova. Caso o vendedor se recuse a deixa-lo fazer o teste o melhor é ir comprar em outro lugar e verifique em suas extremidades pontos como trechos que indiquem que estejam abertos ou possíveis vazamentos e aquecimentos destas...Lembre-se o barato pode ser muita vezes mais caro.

....Leve em conta o fator estresse da bateria toda vez que carrega-la completamente retire-a do equipamento.

....Não deixe a bateria por muito tempo no notebook isso pode provocar vazamentos.

....Não esqueça de seguir o primeiro procedimento quando comprar um notebook novo isso influenciará e muito sua vida útil.

Infelizmente não existe nenhuma lei de Moore para baterias, elas não dobram de capacidade a cada 18 meses como os processadores, mas de centímetro em centímetro vão avançando e evoluindo .

Até mais pessoal espero que tenha ajudado em algum sentido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem ouvi falar de alguma coisa a respeito de reativar quimicamente a carga das baterias não sei se as de litiun ou as de niquel .

voce coloca um resistor de 4,7 r por 5 watts nos polos e deixa ela zerar ai poe pra carregar de novo dizem que isso deve ser feito somente em baterias que não estão mais segurando carga .

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já presenciei este fato pegamos 2 baterias com menos de 5 minutos de carga uma foi pro espaço saiu fumaça pra tudo quanto é canto era uma vez, a outra teve um aspecto positivo melhor de carga cerca de menos de 2 minutos mas em compensação o cheiro que fazia e esquentava que nem um fan.

Conclusão é completamente inviavel e não é um metodo correto segundo os fabricantes, nunca mais utilizamos essa bateria visto que poderia vazar no note e outros aspectos que o prejudicariam realmente mas tem um detalhe isso so pode ser feito em baterias que aguentam poucos minutos se a bateria estiver sem nenhuma carga ném dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Aí pessoal, ótimo tópico este aqui!!

Seguinte, estou para comprar um notebook DELL Latitude 110L por R$ 3140,00 (incluindo 140 paus do frete), vocês podem verificar no site do fabricante neste link. (preço válido até 28/07/2005)

A bateria que vem no note (padrão) é de níquel (Bateria inteligente com 8 células de Hidreto de Metal de Níquel (NiMH) de 43WHr), mas você tem a opção de configurar o note com o tipo de bateria que quiser, inclusive a bateria auxiliar (estou pensando em duas baterias).

O note seria usado por um período variando de 1h30 a 2h30 sem recarga. E seria usado utilizando, entre outras coisas, video aula (arquivos mpg, mov, etc) geralmente com resoluçao de 400x300 pixels. e audio (fone ouvido). Acredito que uma bateria de niquel dificilmente duraria 1h30, por isso estou pensando em adquirir duas baterias.

Minha questão é a seguinte, seria mais interessante adquirir 2 baterias de níquel, ou uma de lítio (por uns 60 reais mais barato do que duas de níquel)?

Em minha opinião seria mais interessante adquirir duas de níquel, visto que elas teriam uma vida mais longa do que uma de lítio e as duas teriam uma autonomia quase igual a uma de lítio. Mas gostaria da opinião de vocês,

desde já, agradeço,

Abutre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...