Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pic 16f628a i/so smd e gravação


gilvanleal

Posts recomendados

Olá a todos, meu nome é Gilvan, acabei de comprar alguns pic's 16f628a smd de 18 pinos mas quando fui procurar no datasheet, para os pic 16f628a smd estão com 20 pinos então estou na dúvida de como identificar a pinagem e também aproveitando o tópico como eu faço para gravar ele? Por favor me ajudem, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gilvanleal

 

 Provavelmente seu PIC é de encapsulamento SOIC, neste caso ele é um SMD só que mais "encorpado", assim não é tão compacto como os encapsulamentos TSOP (que geralmente são Chips bem fininhos) como as memorias Nand de pendrive por exemplo, em que a a altura do chip é praticamente a mesma das "perninhas do CI", mas posta uma foto do CI se possível para ter certeza, só para confirmar.  hehe

 Mas pode ir com fé que  pinagem é igual a do DIP 18 Pinos.  Quanto a gravar o PIC, é uma pergunta meio vaga... Você tem algum gravador ai com você? Se não tem, pode conseguir um? Comprar ou montar um JDM? Quer saber sobre o protocolo de comunicação usado para transferir o programa para o PIC?

Seja mais especifico neste ponto para poder lhe dar uma resposta mais objetiva........  HEHE

 

 Espero ter ajudado.

Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gilvanleal

 

  Se não me engano são 5 pinos que você precisa para gravar o PIC:

PGC, PGD, GND, VDD, e VPP

 Essa pinagem lateral no seu gravador serve sim para gravar o PIC no Circuito alvo, você só precisa conecta-los no lugar certo e ver se não tem nenhum "hardware" adicional que possa atrapalhar na comunicação do gravador com o PIC, e ter uma atenção especial com o VPP, pois nele vão 13Volts que podem danificar algum componente que esteja na placa, eu particularmente uso um DIP Switch para isolar os ports do PIC do circuito alvo quando vou gravar por ICSP, só para garantir. No seu PIC, se não me engano a sequencia dos pinos a serem conectador é a seguinte:

PGC - pino 12PGD - pino 13GND - pino 5VDD - pino 14VPP - pino 4

  Caso esteja usando gravação em baixa tensão, vai ter de usar o pino PGM que é o 10, se não me engano este deve ficar aterrado para usar o LVP (Apenas se esta opção estiver configurada nos fuses).

 

  Espero ter lhe ajudado.

 E se eu disse alguma asneira por favor me corrijam....OK?

 

Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Gú, usando a pinagem que você me orientou deu certo, e eu descobri porque não estava conseguindo gravar na primeira tentativa após você me passar qual a pinagem correta, o problema era solda fria, eu resoldei todos os pinos do adapter e funcionou, mais uma vez muito obrigado, grande abraço e té+...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...