Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael.R

Tensão baixa no relê

Recommended Posts

Olá pessoal. Gostaria de contar com a ajuda de vocês. Já faz um bom tempo que minha moto apresenta um problema intermitente na partida. Cansado de procurar pelo problema em vão, levei a moto na Honda onde me indicaram a substituição da bateria. Sei que não era o caso, mas troquei.

Uma semana depois o problema voltou. Ao dar partida na moto nada acontece, mas as luzes do painel "abaixam" me indicando  que o relê está sendo alimentado e drenando corrente. Mas ele não atraca. Ele não faz o "TIC" característico, porém, num momento de silêncio, eu percebo um "TUC" ( ;) ) se é que eu posso dizer assim. Resumindo, ele não atraca completamente e a moto não dá partida.

Procurando mais a fundo o problema, eu percebi que apenas uma tensão de 10V alimentava o relê. Isso se eu medir o + da bobina com o 0V da bateria:

10V.jpg

Agora se eu medir a tensão em paralelo com a bobina, o resultado é ainda menor, cerca de 7V:

7V.jpg

Esses testes eu fiz com o motor de arranque desconectado para não influenciar o consumo dele no resultado. Eu também passei um fio paralelo ao original por quase todo o comprimento da linha positiva do relê sem resultado também.

A troca de bateria melhorou um pouco pois eu enendo que ela deve ter um pequeno aumento de tensão em relação à bateria velha, mas no geral o problema persiste.

► Como eu não tenho tempo pra deixar ela na oficina pros caras revisarem a fundo, alguém conhece algum artifício que eu poderia usar (por hora) para a tensão subir somente ali, no "pé" do relê.

Alguém tem alguma ideia?

Eu pensei em colocar um segundo relê como bypass e ao dar a partida, alimentaria ele e ele jogaria a corrente direto da bateria no relê, mas percebi que ele ficaria energizado permanentemente depois...

Em todos os testes a tensão da bateria ficava estabilizada. A quedá é somente do relê.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas eu discordo dos conectores usados e creio que cedo ou tarde o problema voltará se o defeito for neles. Gostaria de uma segunda alternativa. O relê de partida fica ha 15cm da bateria...

Alguma coisa simples com capacitores ou até transistor... se eu conseguir subir 1 volt deve resolver o meu problema...

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique o diodo em paralelo com a bobina do relé.

Se ele for externo, verifique-o desligado da bobina do relé. Ele não pode apresentar fuga.

Se for interno, ou seja, se estiver dentro do relé, veja se pode abrir o relé e testá-lo. Se não puder abrir a caixa do relé, use um relé novo sabidamente bom.

Também tem que ser verificados o diodo duplo com catodo comum e o interruptor de ponto morto e suas respectivas fiações, inclusive a ligação ao chassi. Mau contato ou oxidação em algum ponto é fatal para ocasionar uma queda de tensão desse tipo.

Observe que o negativo da bateria é ligado ao chassi e se em algum ponto do percurso houver uma falha e que pode estar escondida em algum lugar, inclusive no chassi, pode ocasionar isso.

O pessoal só vê os fios externos mas esquecem que o chassi é também parte do circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, mas eu discordo dos conectores usados e creio que cedo ou tarde o problema voltará se o defeito for neles. Gostaria de uma segunda alternativa. O relê de partida fica ha 15cm da bateria...

Alguma coisa simples com capacitores ou até transistor... se eu conseguir subir 1 volt deve resolver o meu problema...

Permita-me discordar dessa sua defesa de tese, pois se for assim, se pudermos imaginar o que poderia acontecer, amanha ou depois e a evolução do real problema que tens ai pode vir a precisar de 2, 3 5 ou mais volts, e dai, vais continuar a "envenenar" o relé????   Tente resolver o problema, pois já teve época em que ele não aparecia, certo???   Então tem coisa errada que pode e deve ser corrigida..

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu não gosto é por causa de um problema os caras quiserem me trocar todo o chicote elétrico da moto (~ R$200,00) +  a mão de obra. Acho que os projetistas pecaram muito nesse chicote pelo preço que você paga numa moto: Fiação fina e conectores de 2º linha. Se eu abri o tópico é porque ja testei e retestei tudo, mas concordo que o certo é resolver logo e não fazer improvisos.

O negócio aqui é misterioso pois eu ja fiz todos os testes citados Pelo Jambão, umas três vezes.

Minha próxima folga no trabalho vou tirar o dia pra rever isso mais uma ultima vez.

Agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais