Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BBC

Após troca de cooler PC nao da boot

Recommended Posts

Olá pessoal.

Estou com o computador de um amigo aqui, ele estava funcionado normalmente, até que o cooler de fábrica quebrou uma das travas e eu tive que trocar.

Comprei um cooler para Socket 775 básico da CoolerMaster, daqueles de parafuso que se instala atrás da MOBO. Após instalar o cooler de maneira apropriada, liguei a máquina e para minha surpresa, as luzes acenderam, os coolers tanto da fonte quanto do processador giraram, mas o vídeo nem deu sinal, nem sequer o boot! Retirei então a placa de vídeo e tentei ligar na on-board, mas continuou a mesma coisa. Fiz então uma vistoria geral, chequei a pasta térmica, a posição do processador, se o cooler estava instalado corretamente, se todos os cabos da fonte estavam ok, retirar a bateria por um tempo e etc.. e esta tudo correto, mas a máquina ainda sim, não liga.

A maquina tem uma placa da Gigabyte de socket 775(não sei o modelo, mas se precisar descubro e posto), um Core 2 Quad 8300 em stock, 1X DDR2 de 1GB, VGA GT220, HD 1TB Samsung e uma fonte genérica de 500W da Pctop, mas que nunca deu problema.

Eu tenho aqui na minha máquina um cooler TX3 EVO e uma Fonte Antec Neo Eco de 620W, e queria saber: é seguro testar esses 2 componentes na máquina do meu amigo? Caso o problema da maquina dele seja algum componente queimado, eu corro algum risco em testar meu cooler e fonte na máquina dele?

Queria saber também se alguém tem alguma dica que possa me ajudar a solucionar o problema. Se eu não conseguir nada até hoje de noite, vou levar a maquina pro técnico da loja identificar o problema pra mim.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cooler que você adquiriu tem conector de 4 pinos ou 3 pinos? E a placa mãe possui conector do cooler de 3 ou 4 pinos?

 

Para resetar o CMOS, não basta apenas retirara bateria,faça o seguinte:

Desligue o computador da tomada,retire a bateria e  de um "Clear CMOS", trocando de posição o jumper apropriado, depois recoloque a bateria e volte o jumper a posição original. Tente religar o computador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São ambos 4 pinos. O cooler que comprei é por parafuso, com a "base" instalada atrás da placa mãe.

Vou tentar dar um Clear CMOS então.

Mas tem algum risco de eu usar minha fonte e cooler na maquina com defeito?(Ambos são compatíveis, O TX3 tem adaptador para 775)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja se esta trava por detrás da MB não fez alguma ***** com a placa... Desfaça a montagem, revise os conectores de energia , as memórias e ponha o PC na horizontal, deitado. Ponha o seu cooler, somente, e teste. Sua fonte tem proteção. se algo estiver em curto ela desarma. Pode testar sim. Mas REVISE a montagem do pc de seu amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok vou tentar e posto o resultado aqui.

Já tentei remover e instalar o cooler mais de uma vez e nada, os cabos estão corretamente conectados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, poste o modelo da placa mãe. Retire o suporte atras da placa e verifique se esta fazendo algum contato com a placa mãe e verifique se tem algum emborrachamento  se não tem providencie. Ve se não amassou ou fritou algum componente, se tiver tudo ok, monte o dissipador novamente, da um clear na cmos, desconecte o hd e placa de vídeo, ligue o pc só com a memoria e faça o teste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×