Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4x2GB Corsair XMS3 1600 MHz DDR3 vs Gigabyte B85M-D3H - Memória não atinge a frequência adequada e escolha de novas memórias


Posts recomendados

Olá, pessoal.

 

Tenho duas questões. A primeira é mais uma dúvida, e a segunda é mais um pedido de sugestão.

A configuração do meu PC é a seguinte:
 

Placa-mãe Gigabyte B85M-D3H

Processador Core i5 4570

Memória 4 x 2 GB Corsair XMS3 1600 MHz DDR3

 

A placa mãe e o processador são relativamente novos (adquiri na metade do ano passado) e deveriam suportar os 1600 MHz do clock da memória. Essa memória já tem uns 4 anos, mas tem dissipador de calor e aparenta ter boa qualidade. Quando o meu PC tinha uma configuração mais antiga (da época em que adquiri as memórias), ele nunca atingiu os 1600 MHz, ficando apenas nos 1333 MHz. No entanto, mesmo agora, com essa configuração mais avançada, ele continua atingindo apenas 1333 MHz. Quando eu entro na BIOS e forço os 1600 MHz, sempre tenho algum problema na hora de ligar o computador. Seria isso problema na memória? Trocando por 2 x 4 GB de uma memória mais nova eu poderia contornar este problema? Compensa eu trocar por 2 x 4 GB? Essa é a primeira parte.

A segunda parte é: surgiu a oportunidade de eu trocar essas minhas memórias por 2 x 4 GB. Qual memória vocês recomendariam? O meu PC é mais voltado para jogos. Seria uma Corsair valueselect suficiente? Ou uma Kingston HyperX Blu, que tem dissipador de calor, seria melhor? Ou alguma outra?

 

Agradeço pela ajuda desde já. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to com o mesmo problema do guh em escolha de ram porque a value da cosair é dual size(chip nos 2 lados) e a king hyper x é single size(chip em um lado so) minha placa-mãe é uma giga b75 d3h @Claudio Velasco no manual tem tipo uma legenda na parte dos slots e vem dizendo q suporta a single size você acha q se comprasse a king hyper blue pegava de boas ?

aa obs: quero a hyper x 1333

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.

 

Tenho duas questões. A primeira é mais uma dúvida, e a segunda é mais um pedido de sugestão.

A configuração do meu PC é a seguinte:

 

Placa-mãe Gigabyte B85M-D3H

Processador Core i5 4570

Memória 4 x 2 GB Corsair XMS3 1600 MHz DDR3

 

A placa mãe e o processador são relativamente novos (adquiri na metade do ano passado) e deveriam suportar os 1600 MHz do clock da memória. Essa memória já tem uns 4 anos, mas tem dissipador de calor e aparenta ter boa qualidade. Quando o meu PC tinha uma configuração mais antiga (da época em que adquiri as memórias), ele nunca atingiu os 1600 MHz, ficando apenas nos 1333 MHz. No entanto, mesmo agora, com essa configuração mais avançada, ele continua atingindo apenas 1333 MHz. Quando eu entro na BIOS e forço os 1600 MHz, sempre tenho algum problema na hora de ligar o computador. Seria isso problema na memória? Trocando por 2 x 4 GB de uma memória mais nova eu poderia contornar este problema? Compensa eu trocar por 2 x 4 GB? Essa é a primeira parte.

A segunda parte é: surgiu a oportunidade de eu trocar essas minhas memórias por 2 x 4 GB. Qual memória vocês recomendariam? O meu PC é mais voltado para jogos. Seria uma Corsair valueselect suficiente? Ou uma Kingston HyperX Blu, que tem dissipador de calor, seria melhor? Ou alguma outra?

 

Agradeço pela ajuda desde já. Valeu!

Talvez seja incompatibilidade. Sua memoria não esta nos testes da placa mão, então, teste uma memoria de cada vez pra ver se não é defeito ou inconpatibilidade. Dual-channel depende as vezes da placa mãe e devido a isso, se a placa mãe achar incompatibilidade, abaixa o clock e faz dual-channel. Em maquinas antigas, nem liga. http://download.gigabyte.asia/FileList/Memory/mb_memory_ga-b85m-d3h.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) tu tem de lembrar que nem só de frequências vive a RAM. Tem as latências mínimas. qual a latência do sistema aí? estas memórias em tese deveriam rodar superbem aí.

 

2) No entanto, aparentemente isso não faz lá muita diferença.

 

Não sei muito bem como e quanto as latências contribuem para a performance do computador. Parece que a latência da memória que tenho é 9-9-9-24, como pode ser visto aqui.

 

 

Talvez seja incompatibilidade. Sua memoria não esta nos testes da placa mão, então, teste uma memoria de cada vez pra ver se não é defeito ou inconpatibilidade. Dual-channel depende as vezes da placa mãe e devido a isso, se a placa mãe achar incompatibilidade, abaixa o clock e faz dual-channel. Em maquinas antigas, nem liga. http://download.gigabyte.asia/FileList/Memory/mb_memory_ga-b85m-d3h.pdf

 

Infelizmente não vou poder testar agora, porque o meu PC está desmontado devido a um problema no HD (e junto do HD novo quero pedir as memórias novas).

De fato, nem as memórias que quero adquirir estão entre as que foram testadas na minha placa. Por isso não sei se é uma boa já escolher uma melhorzinha ou deixar isso pra lá. Li em um artigo por aqui que colocar 4x memórias pode realmente prejudicar a frequência, e que o ideal seria então 2x4 GB.

As memórias eu vou ter que comprar de qualquer jeito, porque são para outros computadores que estou montando. Só não sei se compensa pedi-las um pouco melhores para colocar na minha máquina (como as da Kingston com dissipador de calor), ou se isso não faria nenhuma diferença substancial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...