Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PLACA MÃE COM ÓLEO DE MÁQUINA.


MARIOAMCLOPES

Posts recomendados

Boa noite!

 

Eu estava fazendo a limpeza de meu PC e meu neto nas proximidades, me descuidei e ele jogou um pouco de óleo de máquina na PLACA MÃE e demais placas; Retirei todas do Gabinete e deixei escorrer mas, ainda estão um pouco gordurosas, tenho medo de ligar e se queimarem, existe alguma coisa que eu possa fazer para limpa-las sem queima-las? ;Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Eu estava fazendo a limpeza de meu PC e meu neto nas proximidades, me descuidei e ele jogou um pouco de óleo de máquina na PLACA MÃE e demais placas; Retirei todas do Gabinete e deixei escorrer mas, ainda estão um pouco gordurosas, tenho medo de ligar e se queimarem, existe alguma coisa que eu possa fazer para limpa-las sem queima-las? ;Desde já agradeço a atenção.

nossa ferinha indicaria se passar um pano e tirar todo oleo e gordura q ta na placa e deixar secar espere pra alguem opnar uma maneira melhor abrass
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa ferinha indicaria se passar um pano e tirar todo oleo e gordura q ta na placa e deixar secar espere pra alguem opnar uma maneira melhor abrass

Eu já deixei as placas de forma que as mesmas pudessem escorrer mas, como falei ainda estão gordurosas, posso passar álcool isopropílico? ;Se eu ligar assim mesmo corro risco de queimar tudo?; De qualquer forma agradeço por sua dica e lhe desejo Boa Páscoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já deixei as placas de forma que as mesmas pudessem escorrer mas, como falei ainda estão gordurosas, posso passar álcool isopropílico? ;Se eu ligar assim mesmo corro risco de queimar tudo?; De qualquer forma agradeço por sua dica e lhe desejo Boa Páscoa.

cara se você ligar desse jeito vai ter um belo de um pipoco kkkk oleo é inflamavel placa-mãe passa energia ja q você tem alcool iso ai limpa bem a placa com um pano macio e molha n muito o pano e passa na placa so n passa demais cara se n da treta kkk aconselharia você limpar bemm com o pano passar o alcool e deixar pelo menos 1 dia secando q acho q n vai dar problema algum limpa bem visse cara deixar algum resido perto de algum transiston babau pra placa kkk abrass boa pascoa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se ligar, corre o risco de queimar. Minha dica requer confiança e seguir a risca, caso confie. Retire a bateria do bios, lave a mobo na torneira com uma escova de dentes e sabão neutro. Deixe escorrer todo excesso de água. Aqueça o forno a 60°C, desligue e coloque a placa lá sobre papel ou papelão até esfriar. Retire e confira se está bem seco. Repita o processo de secagem, caso note alguma hunidade.

 

O alcool isopropílico também pode ser usado, mas nem sempre retira toda a gordura do lubrificante. Fique atento.

 

Lavei muitas placas e consegui recuperar 60% usando esta técnica, quando nem bipavam mais. Porém, o risco é seu. Precisa ter cuidado na operação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se ligar, corre o risco de queimar. Minha dica requer confiança e seguir a risca, caso confie. Retire a bateria do bios, lave a mobo na torneira com uma escova de dentes e sabão neutro. Deixe escorrer to excesso de água. Aqueça o forno a 60°C, desligue e coloque a placa lá sobre papel ou papelão até esfriar. Retire e confira se está bem seco. Repita o processo de secagem, caso note alguma hunidade.

O alcool isopropílico também pode ser usado, mas nem sempre retira toda a gordura do lubrificante. Fique atento.

Lavei muitas placas e consegui recuperar 60% usando esta técnica, quando nem bipavam mais. Porém, o risco é seu. Precisa ter cuidado na operação.

caraca nunca vi esse metodo carinha puts lavar e botar no forno mo miiitico vou da uma pesquisada no provedimento q nunca irei arriscar de fazer kkkk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se ligar, corre o risco de queimar. Minha dica requer confiança e seguir a risca, caso confie. Retire a bateria do bios, lave a mobo na torneira com uma escova de dentes e sabão neutro. Deixe escorrer todo excesso de água. Aqueça o forno a 60°C, desligue e coloque a placa lá sobre papel ou papelão até esfriar. Retire e confira se está bem seco. Repita o processo de secagem, caso note alguma hunidade.

 

O alcool isopropílico também pode ser usado, mas nem sempre retira toda a gordura do lubrificante. Fique atento.

 

Lavei muitas placas e consegui recuperar 60% usando esta técnica, quando nem bipavam mais. Porém, o risco é seu. Precisa ter cuidado na operação.

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já deixei as placas de forma que as mesmas pudessem escorrer mas, como falei ainda estão gordurosas, posso passar álcool isopropílico? ;Se eu ligar assim mesmo corro risco de queimar tudo?; De qualquer forma agradeço por sua dica e lhe desejo Boa Páscoa.

pode ficar caro mas já fiz aqui  compre um limpa contato cuidado pra não comprar os que vem com lubrificantes. Jogue aonde tem a gordura e use um pincel anti estático ou um pincel sem ser o de corpo metálico e tire a gordura com ele umedecendo com o limpa contato. Depois o mesmo procedimento com o álcool isopropílico.

Lavar placas com sabão neutro também pode resolver seu caso, mas só em ultimo caso, se sua placa não liga, ai sim pode fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ficar caro mas já fiz aqui  compre um limpa contato cuidado pra não comprar os que vem com lubrificantes. Jogue aonde tem a gordura e use um pincel anti estático ou um pincel sem ser o de corpo metálico e tire a gordura com ele umedecendo com o limpa contato. Depois o mesmo procedimento com o álcool isopropílico.

Para que não incorra em erro, poderia me sugerir alguma marca em especial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao arriscarias esse procedimento com forno numa placa que está funcionando.

Seque bem  e no mais é sorte.

use lenços de papel bem absorventes, nao aquels quardanapos de buteco que nao absorvem nada.

alias oleo costuma ser isolante eletrico, era ate usado antigamente.

agora engordurado deixar ficar, melhor que nao funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao arriscarias esse procedimento com forno numa placa que está funcionando.

Seque bem  e no mais é sorte.

use lenços de papel bem absorventes, nao aquels quardanapos de buteco que nao absorvem nada.

alias oleo costuma ser isolante eletrico, era ate usado antigamente.

agora engordurado deixar ficar, melhor que nao funcionar

É verdade, já vi uma placa mãe submersa em ÓLEO MINERAL e funcionar muito bem.

O da Würth é perfeito para isso.

Certo, este é o LIMPA CONTATOS; O pincel deve ser de plastico todo ele, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procedimento que indiquei é bom em qualquer circunstância, mesmo com placa boa. O segredo é secar bem, apenas isso. O forno foi eu quem testou e funcionou perfeitamente. O indicado antigamente era uma caixa com uma lâmpada de 100 W. Porém, é para quem realmente sabe o faz. É possível mesmo para leigos, desde que sigam corretamente as instruções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procedimento que indiquei é bom em qualquer circunstância, mesmo com placa boa. O segredo é secar bem, apenas isso. O forno foi eu quem testou e funcionou perfeitamente. O indicado antigamente era uma caixa com uma lâmpada de 100 W. Porém, é para quem realmente sabe o faz. É possível mesmo para leigos, desde que sigam corretamente as instruções.

Certo, este é o LIMPA CONTATOS; O pincel deve ser de plastico todo ele, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu seguiria a opção mencionada pelo Dom Bonilla, eu mesmo já consegui recuperar placas neste método, no seu caso, não se sabe se o óleo derramado sobre as placas possui características condutivas elétricas mas, nunca arrisque neste caso.

Agradeço sua atenção mas, como saber se o ÓLEO tem esta característica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o óleo tem essa caracteristica, se torna irrelevante, pelo risco que representa. O importante é limpar bem e secar antes de usar. Apenas isso. Um detalhe por dúvida, como não conferir se está limpo e seco, pode queimar a placa. Então, o prejuízo estará estabelecido.

Bom, eu vou tentar amanhã e depois posto aqui o que aconteceu; Por favor NÃO encerrem ainda este FORUM; Muito obrigado e Boa Páscoa a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou dando uma solução de amador, ou seja, pra quem tem o minimo de instrução em hardware. Existe outras soluções e até melhores do que o meu admito mas depende da sua experiencia. Minha solução é segura e no máximo que pode acontecer é escolher o limpa contato errado e da um cheiro forte de limpa contato quando for ligar o pc, ja aconteceu isso comigo recuperando fonte atx.


Informando que as fontes funcionam a mais de um ano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou dando uma solução de amador, ou seja, pra quem tem o minimo de instrução em hardware. Existe outras soluções e até melhores do que o meu admito mas depende da sua experiencia. Minha solução é segura e no máximo que pode acontecer é escolher o limpa contato errado e da um cheiro forte de limpa contato quando for ligar o pc, ja aconteceu isso comigo recuperando fonte atx.

Informando que as fontes funcionam a mais de um ano!

Quando se precisa de ajuda, toda ela é bem vinda, agradeço que em pleno Domingo de Páscoa resolva ajudar a quem nem conhece; Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se precisa de ajuda, toda ela é bem vinda, agradeço que em pleno Domingo de Páscoa resolva ajudar a quem nem conhece; Muito obrigado.

Estou aqui pra ajudar, ja fui assim, leigo de tudo mas depois de me enrolarem tanto, resolvi aprender tudo sobre informatica e eletrônica. Dei a volta por cima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...