Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rapper_lps

Rede caseira - melhorar sinal

Recommended Posts

Olá!

Tenho o modem da OI TD5130v2 o qual tem um sinal baixo na rede wireless e o sinal está chegando muito fraco no meu quarto.

Como tenho um roteador TP-Link WR841ND novo, resolvi colocá-lo para receber o sinal por wireless (WDS Bridging) e retransmitir tanto wireless quanto pelas Lans dele, só que NÃO FUNCIONA!!!

 

Depois de muito tentar, descobri o real motivo de não funcionar, utilizando outro equipamento da TP-Link, o access Point TL-WA601G, onde eu posso desmarcar a opção "Enable WDS" no modo client, tudo funciona as mil maravilhas só que o WR841ND não deixa conectar ao roteador principal via wireless sem habilitar o WDS, e, por conta disto, nem que você deixe sem chave de segurança os dois não funcionam pois entendo que o TD5130v2 não deve suportar o WDS.

http://img710.imageshack.us/img710/9979/tplinkwirelessmode.png

 

Desabilitando WDS, eu consegui conectar a rede pela porta lan do access point sem problemas mas o WA601G só funciona como repetidor caso eu utilize criptografia do tipo WEP, como eu uso WPA2 por questões de segurança, não da para repetir o sinal e aumentar o alcance.

 

Quero colocar o WR841ND pois com ele, minha conexão fica em 150mbps, já no TD5130v2 ficam em 75mbps e no WA601G ficam em 54mbps ou em 11Mbps.

 

o Problema maior agora é em montar esta rede, queria umas dica:

1) Deixo o TD5130v2 como principal e tento colocar o dd-wrt no modem WR841ND para tentar aumentar o sinal wireless nele??
2) O Processo de colocar dd-wrt é reversível (nunca utilizei dd-wrt)??
3) deixo o TD5130v2 apenas para autenticar a adsl e coloco o WR841ND como roteador principal e coloco o dd-wrt para aumentar o sinal wireless??
3) Existe alguma outra forma de montar esta rede?? (tenho também o EnGenius ESR-1221 parado que ganhei mas não consegui encontrar o ip dele mesmo resetando).

 

Fico no aguardo de ajuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TD5130v2 parece não ter suporte a WDS, logo confirmando isto descarte pois WDS só funciona quando ambos possuem o suporte.

 

1. Pode manter o TD5130v2 como principal, mas se o sinal onde você colocar o WR841ND+dd-wrt for baixo, a velocidade será baixa, apenas haverá maior cobertura. A queda de velocidade sempre ocorre quando você repete ou estende o sinal wireless.

 

2. Sim é reversível, tem o firmware para reversão no fórum do dd-wrt. Agora, verifique antes se possui a versão exata do seu produto.

 

3. O dd-wrt não faz mágica no que se refere a sinal. Na verdade ele deixa apenas o roteador mais estável e adiciona mais opções de configuração. Em teoria deixar o TD5130v2 apenas como modem e WR841ND como roteador pode ser mais interessante porque este possui antenas externas.

 

4. Esse Engenius é mais antigo, suporta apenas 802.11g (54Mbps máx).

 

5. No WR841ND dependendo da versão, opte pelo Gargoyle. Ele é mais fácil de ser configurado e possui um QoS melhor ao meu ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Primeiramente obrigado pela resposta.

Com base nela entendi que não é interessante apenas aumentar o alcance e perder o desempenho. o correto seria aumentar o alcance perdendo muito pouco no desempenho, portanto acho melhor eu colocar o WR841ND numa posição mais favorável (ou apenas as antenas) para que o sinal chegue um pouco melhor onde quero e assim não ter perca de desempenho. Só falta decidor entre o dd-wrt ou Gargoyle. O meu WR841ND tem a versão 7.

valeu!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, provavelmente o melhor posicionamento do WR841N é mais interessante do que repetir.

 

Lembrando que é possível aumentar o alcance sem perda de velocidade conectando os aparelhos via cabo.

 

O Gargoyle é mais interessante do que o dd-wrt, ao menos o QoS dele é melhor.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×