Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Maxleyo

Alguem ae entende de toca discos?

Recommended Posts

Ea gente tudo bem? Faz um tempo que eu ganhei do meu falecido bizo um toca discos 4x1 da philips, o AS405/00 modelo do ano 94. Eu to tendo algumas duvidas quanto algumas coisas que eu vou falar neste tópico. O toca discos é bom mas eu queria trocar a capsula onde vai a agulha, pois ela é de cerâmica e não é muito boa, o braço pelo que eu vejo não tem suporte de como trocar ou tirar a capsula, mas ja vi muita gente que trocou a capsula sem precisar trocar o braço, outra coisa, eu acho que a correia esta meio ressecada porque eu ouço o som tipo de um elastico sendo esticado enquanto o disco esta sendo tocado, mesmo sendo baixo, a capsula que tem captação minima de frequência de 100Hz, ela consegue pegar um pouco desse som que não é audivel quando nas caixas de som(que por nota são as originais), mas sim quando ligo ele no computador pra passar um LP pra cd, esse som é audivel durante as trocas de musica, todas as partes são original, acreditem se quiser ate a agulha é a original de fabrica!, o sistema dos decks de cassete quebrou então tive que remove-lo para consertar(motivo? varias engrenagens estavam ressecadas e quebraram devido ao desuso) mas enfim, o que eu quero resolver agora é: da pra retirar o prato com a correia ainda nele sem estourar a correia? pois se ela ja esta ressecada se eu tentar puxar o prato é bem provavel que ela estoure não é? e outra, eu quero trocar a capsula porque o som desse toca-disco é meio abafado, não tanto, mas um pouco, de resto esse som é incrivel!. Alias o prato esta rodando a 33/5 rpm, isso modifica o tom de voz e o tom da musica deixando tudo meio estranho, o que posso fazer quanto a isso?

Video explicando: http://youtu.be/zzRau8EedyQ

Audio gravado com o galaxy Y: http://www.mediafire.com/listen/681hhqnw7k7l1p9/Nota+de+voz+026.mp3

Audio extraido do toca disco com placa de som profissional com audacity: http://www.mediafire.com/listen/sbb98c658k84m8k/Tema+de+Tom+Jones.wav

Musica: Tema de Tom Jones, Coleção Action! Camera!! Music!!!, Disco 5 A Volta ao mundo, Musica 6, lado A

Escutem alguns sons que eu mensionei acima:

http://www.mediafire.com/listen/oe66jkxr66jxbob/belt_noise_as405.mp3 

Algumas imagens:

2014-04-22120604_zps56fdc287.jpg

2014-04-22120545_zps444c661f.jpg

Algumas das coleções que possuo:

Action! Camera!! Music!!! Reader's Digest e Borges & Damasceno 1980

2014-04-22120636_zps3fd7b2cc.jpg

Musica Para Ouvir e Sonhar, Reader's Digest e Borges & Damasceno 1981

2014-04-22120650_zps846c9b29.jpg

Anisio Silva, O Homem-Disco, Odeon 1962

2014-04-22120702_zps28ec2533.jpg

Festival de Musica Popular, Reader's Digest e RCA Victor 1960, LoL isso era pra ser azul mas na camera ficou branco, ignorem

2014-04-22120731_zpsdf6db808.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de tentar trocar a cápsula dele, você tem que verificar se o amplificador é compatível com cápsulas magnética, se não for, você vai jogar dinheiro fora!

Uma cápsula LeSon simples esta custando algo em torno de 170 Reais!

A adaptação não é complicada, se sua cápsula já possuir os fios soqueteados, a fixação da cápsula magnética pode ser feita com cola Super Bonder mesmo...

O ruído que você esta escutando pode ser por falta de lubrificação do eixo do prato e não da borracha, tem que desmonta-lo para verificar...

A rotação normal dos LP é de 33 + 1/3, o fato da sua estar com 33 + 1/2, deve ser por conta da borrachinha que esta relaxada e esta oferecendo menos "peso" para o motor.

Não tente ajustar a rotação do motor, troque a borrachinha que a rotação cairá um pouco ficando dentro do normal....

Aguarde outras dicas dos colegas...

Compartilhar este post

Link para o post

Ela já deve estar ressecada sim, mas se você ser cauteloso ela não se romperá...

Se ao remover o prato você perceber que a borracha esta cheia de trincas, compre uma nova, ela não custa mais do que uns 5 Reais, e ai em Curitiba, você encontrará ela facilmente...

Para comprar uma nova, você leva essa velha, (mesmo que arrebentada), ela servirá para tirar a medida, você encontra elas nas mesmas lojas que vende componentes eletrônicos.

Compartilhar este post

Link para o post

ufa que sorte, a correia parece nova!, consegui reduzir um pouco a rotação até o desejado! usei uma fita isolante da mesma largura da polia do prato, dai fui acrescentando camadas distribuidas para aumentar de poucos em poucos o diametro da polia até alcançar a velocidade desejada! agora esta rodando redondinho a 33rpm! ufa, mas agora vou ter que dar um jeito na capsula

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais