Ir ao conteúdo

Giroscópio (ENC-03M) muito louco!

EduardoCamargo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Comprei um giroscópio ENC-03M (http://www.dx.com/p/enc-03m-single-axis-velocity-gyroscope-sensor-module-2-7-5-25v-152260) e o que era para ser simples está se tornando um pesadelo. Acontece que os valores de saída estão meio "estranhos". Explico:

Girando o giroscópio em um dado sentido ele me retorna um valor acima da tensão de referência. Até aí, tudo certo. Entretanto, quando eu paro o giroscópio ele me retorna um valor ABAIXO da tensão de referência, como se eu estivesse girando em outro sentido.  :confused:

Ao girar o giroscópio em uma velocidade constante a tensão vai voltando ao valor de referência, como se estivesse parado, mesmo ele girando sem parar... É como se o giroscópio estivesse medindo a aceleração angular e não a velocidade angular.

Alguém sabe por que diabos isso acontece?

Obs 1: Como podem ver no link, eu já comprei o giro soldado em uma placa com os filtros.

Obs 2: Descartei defeito. Comprei 3 giroscópios iguais e os 3 apresentam o mesmo comportamento.

Obs 3: Minha praia é computação. Sou um pouco juvenil em eletrônica.

Obs 4: Medi os valores tanto no multímetro como os enviando via serial utilizando um pic. 

Postado

@EduardoCamargo,

Só me resta perguntar se voce tem certeza quanto ao eixo de rotação... Eu tenho um quadricoptero e já quase fiquei maluco prá ajustar uma placa controladora, justamente por causa dos eixos corretos.

Paulo

Postado

Estou montando justamente um quadricoptero, mas o eixo não importa. Vou colocar assim: se eu giro no sentido horário e depois paro, os dados do giroscópio mostram justamente o giro no sentido horário e depois, quando eu paro, ele mostra um pico do sentido anti-horário, diminuindo o valor (leva até alguns segundos, dependendo da força aplicada na rotação) até estabilizar. Tenho um gráfico, veja: 

gr_fico.png

Todos os movimentos foram feitos no sentido horário. Veja o valor abaixo do zero (linha amarela), representando o anti-horário.

• 2 semanas depois...
Postado

@EduardoCamargo,

Provávelmente esses sensores Murata estão com defeito, pode ter caído água neles, alguma coisa parecida.

Na documentação dele não existe esta possibilidade de pico "reverso" , ele apenas tinha de cair para zero.

Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!