Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler, direção do fan!


Posts recomendados

Galera, qual o certo do fan do water cooler? 

 

1) Ambiente <<< radiador <<< fan  <<< ar quente

 

2) ar frio >>> fan >>> radiador >>> gabinete?

 

Parece que nos manuais, recomendam usar a resposta número 2. Mas ai como seria? Parte frontal, lateral e traseira jogando ar pra dentro, e apenas parte superior para fora??

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala P10, boa madruga!

 

Já que este post faz parte da dúvida de outro post anterior de sua autoria, vou transcrevê-lo por aqui para abordar tudo em um só lugar. Só para facilitar mesmo:

 

 

É o seguinte gente!! Meu gabinete é o K350, vem com entrada para fan 12cm na lateral, na frente e na traseira. Na parte superior ele vem com um espaço furadinho (para a saída do ar quente), mas não tem suporte para fan!!

 

A questão, e se eu comprar essa grade de 12 cm: http://www.kabum.com.br/produto/8703/akasa-grade-cromada-preta-12cm-mg-12-bk

 

e coloca-la na parte de superior externa e encaixar o fan na parte superior interna, será que da certo?

 

Estou pensando em fazer isso, pois na parte frontal, o gabinete já vem com um fan que joga o ar frio para dentro. Na parte lateral, vou comprei um fan para jogar o ar frio para dentro, e na parte traseira que iria jogar o ar quente para fora, terei que mudar, pois vou comprar um Water Cooler H60, e a posição correta, é colocar jogando ar frio para dentro, para resfriar o radiador certo?

 

 

Vamo que vamo moçada! Agradeço dês de já! 

 

Agora sim!

 

Pelo que eu do CM K350, realmente ele tem o teto interiço, não permitindo a adição de fans para exaustão e uma segunda opção de instalação do radiador, caso do H60 que está planejando. Complicado, mas não é o fim do mundo.

 

Os fabricantes pedem a opção 2, "ar frio >>> fan >>> radiador >>> gabinete" , por entenderem que essa é a melhor configuração para que o radiador capte o máximo de ar ambiente possível, costumeiramente mais frio que o ar que circula pelo interior do gabinete. Como não há maneira de atender essa configuração, a posição 1 ("Ambiente <<< radiador <<< fan  <<< ar quente") é a solução, mesmo porque o conjunto "radiador/fan" só terá este único ponto alcançável do gabinete para a instalação.

 

Acredito que não haverá uma disparidade entre os dois métodos, porque o calor gerado pela CPU será transferida ao radiador, então a tendência do ar quente circular pelo gabinete diminui a beça, não afetando tanto no arrefecimento dele. Claro que seria legal uma segunda via para a exaustão, entretanto, não vale a pena uma intervenção mais "incisiva", tanto no gabinete, quanto ao WC, para ganhar tão pouco no geral. Eu até olhei a possibilidade de alguma adaptação de instalação nas baias dianteiras (ficará estreito, e ainda impossibilitará o DVD-rom por ali), mas é melhor e mais simples fazer o trivial mesmo, P10.

 

Só não entendi legal essa "engenhoca":

 

 

A questão, e se eu comprar essa grade de 12 cm: http://www.kabum.com.br/produto/8703/akasa-grade-cromada-preta-12cm-mg-12-bk

 

e coloca-la na parte de superior externa e encaixar o fan na parte superior interna, será que da certo?

 

Bem, para fazer a "engenhoca" funcionar, P10, terá que perfurar o teto da fan com uma serra-copo de 12cm, mais os furos para fixação de fans de 12cm, para que uma fan possa ser posicionada por ali. Para proteger os "dedos desavisados" de tocar na fan em seu funcionamento, ou até mesmo o radiador, o uso da grade é justificado. Pelo menos foi isso que entendi...

 

Mas ainda acho que for pelo simples e instalar o WC da única forma que o gabinete permite, é o que deve ser feito. Só se você conhece alguém competente, ou você mesmo se tiver o talento, para fazer tal furo.

 

Abraço P10!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa bom dia! Estava pilhadão ontem, pesquisando sobre isso! rs

 

Muito obrigado pelo esclarecimento!

 

- A 'engenhoca' mesmo, é uma péssima ideia.... 

 

- Sobre a posição do fan do radiador, eu pensei nesse jeito também, mas minha preocupação é se iria esquentar o líquido invés de resfriar...

Será que daria para eu colocar o radiador na lateral do gabinete, invés da traseira?

 

- E se eu colocasse mais um fan no radiador, já que ele vem com um fan, mas tem suporte para 2! Eu comprei 2 fans Cougar CF-T12S (60,4 CFM). E seu eu colocasse esses 2 no H60, e o fan que vem (54 CFM) eu usar em outra parte do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando!

 

 

 

- A 'engenhoca' mesmo, é uma péssima ideia.... 

 

Eu não diria que é uma ideia ruim, P10. O problema é o quanto de mão-de-obra terá para por seu plano para funcionar na adaptação.

 

 

- Sobre a posição do fan do radiador, eu pensei nesse jeito também, mas minha preocupação é se iria esquentar o líquido invés de resfriar...

Será que daria para eu colocar o radiador na lateral do gabinete, invés da traseira?

 

Bem, se for pelos fatores espaço de instalação e comprimento dos dutos, sim. Mas dois fatores podem complicar: Primeiro, o sistema pode esbarrar na placa de vídeo logo ao lado. Segundo, a instalação será extremamente complicada. Imagine o problema em ter que abrir o gabinete para qualquer coisa...visualizou a encrenca, P10?

 

 

 

- E se eu colocasse mais um fan no radiador, já que ele vem com um fan, mas tem suporte para 2! Eu comprei 2 fans Cougar CF-T12S (60,4 CFM). E seu eu colocasse esses 2 no H60, e o fan que vem (54 CFM) eu usar em outra parte do gabinete?

 

Pode acrescer mais uma fan de 12cm sem problemas, pois é o que faço aqui em meu Seidon, equipado com duas Coolermaster Excalibur. Esse sistema é o que chamamos de "Push-pull" para acelerar o fluxo de ar pelo radiador (ou dissipador, no caso de aircoolers). O esquema do sentido do ar seria assim:

 

AR>>>1ªFAN>>>RADIADOR (ou dissipador)>>>2ªFAN>>>Exaustão

 

É muito simples o conceito e é tranquilo de adaptá-lo em seu H60. Só não saberia dizer se no kit de ferragens dele, há parafusos suficientes para a fixação, mas o radiador está preparado para receber duas fans sem problemas e gambiarras. Quanto as fans, as Cougar Turbine, são fans voltadas mais para o silêncio, com bom fluxo de ar para gabinetes, entretanto para CPU_Coolers, já não é tão efetivo pela baixa pressão de ar que exerce para "vencer" o radiador (1,73mmH2O). Nesse caso, é mais jogo manter a fan original e adotar uma das Turbine para compor o sistema.

 

 

 

Cabelo, voltando ao assunto da engenhoca, olha esse vídeo! Era algo assim que estava pensando!!!

 

Nesse vídeo não entendi uma coisa: O gabinete do maluco tem um local para por fans no teto e no site da CM não prevê esse local. Aí P10, me tira uma dúvida: Pesquisei mais a fundo pela net atrás de uma foto de vista superior do K350 e achei essa aqui abaixo. Esse gabinete se assemelha com o seu?

 

13662428_V0lwz.jpeg

 

Caso positivo, acho que dá para colocar uma fan de 12cm no teto aproveitando a furação ali sem qualquer tipo de adaptação. bastará apenas achar um posicionamento legal para que todos os furos fiquem alinhados. Talvez, com parafusos convencionais, não consiga alinhamento suficiente para fixar os quatro parafusos, nisso poderá usar pinos de silicone para a tarefa, realmente fica muito bom. Se conseguir fazer a instalação, já pode colocar o sistema do radiador na posição de fábrica sem problemas, caso achar melhor. 

 

Aqui um exemplo de parafuso de silicone para fans:

 

233569_800.jpg

 

Não sei se vem os tais pinos também nos Turbine, sei que no pacote do Vortex (Cougar) tem um jogo de quatro pinos, um pouco mais curtos que o da foto acima.

 

Tranquilo P10?

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa e ae! Só na madrugada hein?! rs

Tudo certo ai?

 

 

Bem, se for pelos fatores espaço de instalação e comprimento dos dutos, sim. Mas dois fatores podem complicar: Primeiro, o sistema pode esbarrar na placa de vídeo logo ao lado. Segundo, a instalação será extremamente complicada. Imagine o problema em ter que abrir o gabinete para qualquer coisa...visualizou a encrenca, P10?

 

Nossa, não tinha pensado nisso! Seria muito ruim mesmo.

 

 

Pode acrescer mais uma fan de 12cm sem problemas, pois é o que faço aqui em meu Seidon, equipado com duas Coolermaster Excalibur. Esse sistema é o que chamamos de "Push-pull" para acelerar o fluxo de ar pelo radiador (ou dissipador, no caso de aircoolers). O esquema do sentido do ar seria assim:

 

AR>>>1ªFAN>>>RADIADOR (ou dissipador)>>>2ªFAN>>>Exaustão

 

É muito simples o conceito e é tranquilo de adaptá-lo em seu H60. Só não saberia dizer se no kit de ferragens dele, há parafusos suficientes para a fixação, mas o radiador está preparado para receber duas fans sem problemas e gambiarras. Quanto as fans, as Cougar Turbine, são fans voltadas mais para o silêncio, com bom fluxo de ar para gabinetes, entretanto para CPU_Coolers, já não é tão efetivo pela baixa pressão de ar que exerce para "vencer" o radiador (1,73mmH2O). Nesse caso, é mais jogo manter a fan original e adotar uma das Turbine para compor o sistema.

 

 Então, estou ligado nesse sistema "push-pull", é bem ele que estava pensando em fazer. Então, sobre os fans, o Cougar Turbine tem maior fluxo de ar do que o fan original! (60.4 CFM para 54 CFM). E outra coisa, caso eu use o original, eu teria que usar 1 original e 1 desse cougar, e com a diferença de velocidade e vazão de ar, não seria bacana, não concorda?

 

 

Nesse vídeo não entendi uma coisa: O gabinete do maluco tem um local para por fans no teto e no site da CM não prevê esse local. Aí P10, me tira uma dúvida: Pesquisei mais a fundo pela net atrás de uma foto de vista superior do K350 e achei essa aqui abaixo. Esse gabinete se assemelha com o seu?

 

Caso positivo, acho que dá para colocar uma fan de 12cm no teto aproveitando a furação ali sem qualquer tipo de adaptação. bastará apenas achar um posicionamento legal para que todos os furos fiquem alinhados. Talvez, com parafusos convencionais, não consiga alinhamento suficiente para fixar os quatro parafusos, nisso poderá usar pinos de silicone para a tarefa, realmente fica muito bom. Se conseguir fazer a instalação, já pode colocar o sistema do radiador na posição de fábrica sem problemas, caso achar melhor. 

 

Então, o K350 tem essa furação! Foi baseada nela minha ideia! Só não tem o suporte necessário para parafusar o fan! Amanhã, possivelmente chega o gabinete e umas peças, e espero que nos dias subsequentes, os fans e os restos das peças. Aí poderei tentar fazer essa gambiarra ou engenhoca! (tentando imitar o maluco do video)

 

Abraços!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na área!

 

 

Opa e ae! Só na madrugada hein?! rs

Tudo certo ai?

 

Só nessa hora tenho alguma tranquilidade...Agora tá tudo beleza, P10!

 

 

 

Então, estou ligado nesse sistema "push-pull", é bem ele que estava pensando em fazer. Então, sobre os fans, o Cougar Turbine tem maior fluxo de ar do que o fan original! (60.4 CFM para 54 CFM). E outra coisa, caso eu use o original, eu teria que usar 1 original e 1 desse cougar, e com a diferença de velocidade e vazão de ar, não seria bacana, não concorda?

 

Sim, em questão de fluxo você tá correto, mas a questão de arrefecimento quando se trata de fans coladas em superfícies de pouca circulação, como dissipadores e radiadores (e até mesmo filtro de ar espessos) o que vale mais é a pressão que ar da qual ela é capaz de exercer (ou conseguir captar o ar) através do obstáculo. Traçando um paralelo, como nos motores de carro, que medem a capacidade torque e potência, as fans são mensuradas em fluxo de ar e pressão estática, e em segundo plano (mas tão importante quanto) o ruído em dBa. 

 

Catei a ficha da fan original da H60 e mostra que tem pressão de 2,36mmH2O, mostrando que é uma opção melhor que o Turbine em termos absolutos de eficiência para esse tipo de emprego. Mas sei que também não é só isso que influenciaria na escolha. Há também fatores como silêncio, controle automático de fans, estética...Tem a questão do perfil que você acha determinante que o sistema o atenda da melhor maneira possível.

 

Um bom review do H60 neste link: http://www.kitguru.net/components/cooling/henry-butt/corsair-h60-review-2013-edition/

 

 

 

Então, o K350 tem essa furação! Foi baseada nela minha ideia! Só não tem o suporte necessário para parafusar o fan! Amanhã, possivelmente chega o gabinete e umas peças, e espero que nos dias subsequentes, os fans e os restos das peças. Aí poderei tentar fazer essa gambiarra ou engenhoca! (tentando imitar o maluco do video)

 

Ahhhh! então tá tranquilo, P10. Acho que não precisará de nenhuma engenhoca para fixar a fan por lá não. Eu chuto que bastará apenas achar uma posição certa para os parafusos passarem alinhados, mas se as hélices esbarrarem na grade, tem essa não-tão-novidade abaixo:

 

arruelas.jpg

 

Só usar arruelas entre a fan e o gabinete para espaçá-las um pouco. Fechou!

 

Valeu então, meu camarada?

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa!

 

Sim, em questão de fluxo você tá correto, mas a questão de arrefecimento quando se trata de fans coladas em superfícies de pouca circulação, como dissipadores e radiadores (e até mesmo filtro de ar espessos) o que vale mais é a pressão que ar da qual ela é capaz de exercer (ou conseguir captar o ar) através do obstáculo. Traçando um paralelo, como nos motores de carro, que medem a capacidade torque e potência, as fans são mensuradas em fluxo de ar e pressão estática, e em segundo plano (mas tão importante quanto) o ruído em dBa. 

 

Catei a ficha da fan original da H60 e mostra que tem pressão de 2,36mmH2O, mostrando que é uma opção melhor que o Turbine em termos absolutos de eficiência para esse tipo de emprego. Mas sei que também não é só isso que influenciaria na escolha. Há também fatores como silêncio, controle automático de fans, estética...Tem a questão do perfil que você acha determinante que o sistema o atenda da melhor maneira possível.

 

Um bom review do H60 neste link: http://www.kitguru.net/components/cooling/henry-butt/corsair-h60-review-2013-edition/

 

Então entendi, e concordo com você plenamente. Mas ainda tenho uma dúvida. Sim, o fan do H60 deverá estar la, mas e o segundo fan para o radiador? Não teria problemas se os fans não tivessem em harmonia, no caso de 1 Turbine e 1 do H60? Um trabalhando a 2000rpm e outro a 1200rpm, assim como diferença entre pressões exercidas e fluxos de ar? Um não acabaria prejudicando o outro? Afinal, um irá trabalhar com o fluxo de ar no outro. 

 

 

Estou tendo novas ideias pro gabinete, mas ele precisa chegar primeiro para  eu dar uma analisada! 

(Caso de certo colocar 2 fans como exaustão no radiador, para o fluxo de ar não ficar negativo, eu tentar fazer essa mesma engenhoca que iria fazer na parte superior, só que na parte inferior, ao lado da fonte, já que lá também aparenta ser uma área furadinha, mas sem o suporte necessário para fan)

 

Muito obrigado!!!!!!

 

Abraços!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa madruga, P10!

 

 

 

Mas ainda tenho uma dúvida. Sim, o fan do H60 deverá estar la, mas e o segundo fan para o radiador? Não teria problemas se os fans não tivessem em harmonia, no caso de 1 Turbine e 1 do H60? Um trabalhando a 2000rpm e outro a 1200rpm, assim como diferença entre pressões exercidas e fluxos de ar? Um não acabaria prejudicando o outro? Afinal, um irá trabalhar com o fluxo de ar no outro. 

 

Boa pergunta. Sinceramente não tinha relevado esse ponto. Na minha opinião, creio que não terá muita influência essa diferença de performance pois há um radiador bloqueando o livre fluxo de ar entre as fans. Lembro-me que usava duas ventoinhas diferentes em um Hyper 212+, a fan original e um Excalibur, e não percebi nenhum problema de performance ou desbalanceamento a ponto de fazer o sistema trepidar ou algo do gênero. Quando finalmente troquei a original pela 2ª Excalibur. Teve até uma pequena melhora...mas diferença gritante foi apenas na estética mesmo.

 

 

 

(Caso de certo colocar 2 fans como exaustão no radiador, para o fluxo de ar não ficar negativo, eu tentar fazer essa mesma engenhoca que iria fazer na parte superior, só que na parte inferior, ao lado da fonte, já que lá também aparenta ser uma área furadinha, mas sem o suporte necessário para fan)

 

P10, não vou dizer que é 100%, porém é quase certo que uma fan de 12cm caberá tranquilamente, mesmo o gabinete não disponibilizando um local "oficial" para adoção de fans pelo teto. Tenho aqui um gabinete Thermaltake V4 equipando o meu PC de testes. Mesmo tendo suporte apropriado (pelo menos nas furações) para colocar duas fans no teto, tive que deslocar as fans de suas fixações normais por causa da placamãe (erro de projeto do gabinete), aproveitando os furos "não-planejados" para a fixação delas. Veja só como ficou:

 

oh5j.jpg  

 

xpi6.jpg

 

Se optar por prendê-los por parafusos, o máximo de "incompatibilidade" que terá é não conseguir alinhar perfeitamente a fan ou a possibilidade da fan ser fixada por 3 parafusos apenas, mas que cabe uma fan ali, deve caber!

 

Agora é só esperar o restante das peças do possante chegar pra por a mão na massa, P10. Qualquer dúvida que tiver, é só retornar.

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Cabelo!

 

Dei uma olhada no fan original do Hyper 212+ e no excalibur, ambos trabalham a 2000 rpm, ambos com ruido entre 13~30 dBA, e o exaclibur tem um pouco a mais de CFM só. A diferença entre eles é pouquinha. No meu caso a diferença seria gritante. um trabalha a 1200 rpm e outro a 2000. Além da pressão estática né! Estou pensando o que fazer, qualquer coisa compro outro fan, mas tenho que ver as entradas na placa mãe, ainda não sei onde conectar e não sei quantos fans minha placa mãe suporta! (Asus H87-PLUS).

 

 

Olha, tirei umas fotos do gabinete! Na parte superior, parece que tem um filtro, aí não da para parafusar! Não sei como o maluco do vídeo fez!!!!!!! Mas na parte inferior parece que suporta um fan! O que me diz?  Segue as imagens abaixo:

 

Fan frontal que vem: 

 

post-712242-0-17763700-1398967098_thumb.

 

Exaustão traseira, onde colocarei o radiador:

 

post-712242-0-80404900-1398967699_thumb.

 

Parte inferior:

 

post-712242-0-69962500-1398967762_thumb.

 

Parte superior:

 

post-712242-0-56107500-1398967820_thumb.

 

 

Então, mais uma coisa, a placa mãe chegou, só que a caixa não veio lacrada, a placa mãe veio em um saco aberto, mas me parece que sempre é assim, o espelho e o cabo vieram em um saco lacrado. Parece que está tudo ok, só a caixa mesmo que não veio lacrada, seja com plástico ou com adesivo. É assim mesmo? 

 

Muito obrigado!!

 

Abração!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando...

 

 

 

Dei uma olhada no fan original do Hyper 212+ e no excalibur, ambos trabalham a 2000 rpm, ambos com ruido entre 13~30 dBA, e o exaclibur tem um pouco a mais de CFM só. A diferença entre eles é pouquinha. No meu caso a diferença seria gritante. um trabalha a 1200 rpm e outro a 2000. Além da pressão estática né! Estou pensando o que fazer, qualquer coisa compro outro fan,

 

Você tem razão P10, vendo por esse ponto. Se puder testar,compare desempenho das duas Turbine no Push-pull com a configuração "standard" do H60. Talvez com as Turbine ganha em performance e em silêncio. O único porém é que as Turbine não são PWM. funcionarão 100% o tempo todo....acho que nem é tão relevante esse quesito, devido ao pouco ruído que elas fazem.

 

 

 

mas tenho que ver as entradas na placa mãe, ainda não sei onde conectar e não sei quantos fans minha placa mãe suporta!

 

Pelo que eu vi dela, acho que são três fans (com ou sem função PWM): A CPU_FAN (parte superior direita), CHA_FAN1 (centro-esquerda) e CHA_FAN2 (ao lado do conector principal de energia). Quando for ligar a bomba do H60, procure sempre colocar no conector CPU_FAN. Logo no primeiro boot da placamãe, entre na BIOS, desabilite o Smart fan deste conector e configure-o em 100%. P10, as fans podem até contar com esse recurso, mas a bomba deve funcionar no máximo de seu giro. Em algumas placamães, é possível controlar a rotação das fans não-PWM. Por isso esse alerta.

 

 

 

Olha, tirei umas fotos do gabinete! Na parte superior, parece que tem um filtro, aí não da para parafusar! Não sei como o maluco do vídeo fez!!!!!!! Mas na parte inferior parece que suporta um fan! O que me diz?  Segue as imagens abaixo:

 

Não conheço o K350, mas acho que esse filtro superior é facilmente retirado (principalmente para limpeza). E na parte inferior, é possível a adição de uma ventoinha sem problemas, porém, não é primordial ter uma ali, pelo menos neste primeiro momento.

 

 

 

Então, mais uma coisa, a placa mãe chegou, só que a caixa não veio lacrada, a placa mãe veio em um saco aberto, mas me parece que sempre é assim, o espelho e o cabo vieram em um saco lacrado. Parece que está tudo ok, só a caixa mesmo que não veio lacrada, seja com plástico ou com adesivo. É assim mesmo? 

 

Normal. A caixa e o saco estático da placamãe tem no máximo um adesivo ou lacre, onde o revendedor o retira para ver a integridade dos pinos do socket de conexão do processador. Se algum pino vier torto, a placamãe é devolvida ao fabricante. Sempre quando for comprar uma placamãe, sobretudo plataforma Intel, verifique o socket. Se achar algum pino fora do alinhamento, devolva na hora, pois a garantia simplesmente não cobre este defeito. 

 

Agora é mão na massa pra montar o possante!!

 

Abraço P10!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Cabelo valeu! Aparentemente estamos finalizando né?

 

 

Normal. A caixa e o saco estático da placamãe tem no máximo um adesivo ou lacre, onde o revendedor o retira para ver a integridade dos pinos do socket de conexão do processador. Se algum pino vier torto, a placamãe é devolvida ao fabricante. Sempre quando for comprar uma placamãe, sobretudo plataforma Intel, verifique o socket. Se achar algum pino fora do alinhamento, devolva na hora, pois a garantia simplesmente não cobre este defeito. 

 

Ainda bem que é normal. Vou dar uma olhada lá para ver esse pino! Obrigado pelo esclarecimento!

 

 

Você tem razão P10, vendo por esse ponto. Se puder testar,compare desempenho das duas Turbine no Push-pull com a configuração "standard" do H60. Talvez com as Turbine ganha em performance e em silêncio. O único porém é que as Turbine não são PWM. funcionarão 100% o tempo todo....acho que nem é tão relevante esse quesito, devido ao pouco ruído que elas fazem.

 

 

Não conheço o K350, mas acho que esse filtro superior é facilmente retirado (principalmente para limpeza). E na parte inferior, é possível a adição de uma ventoinha sem problemas, porém, não é primordial ter uma ali, pelo menos neste primeiro momento.

 

 

A pressão do único fan que vem com o H60, é de 2,36mm/H2O, e de cada Turbine é de  1,73 mm/H2O. Não sei se funciona dessa maneira, mas no meu pensamento, se eu adicionar os dois Turbines, a pressão total será de 3,46 mm/H2O. Então a principio ficarei com os dois turbines para exaustão no radiador (totalizando 120 CFM). E para ventilação, colocarei o que vem (44 CFM) + o fan do H60 (54CFM) totalizando 98 CFM, e para deixar em pressão positiva, colocarei mais um fan (na parte inferior) silencioso com CFM superior à 30. Uma pergunta, se eu passar muito, por exemplo, esse ultimo for uns 52 de CFM. E a diferença dos fluxos de ar for 30CFM, é muito? o suficiente para causar algum problema?

 

 

Pelo que eu vi dela, acho que são três fans (com ou sem função PWM): A CPU_FAN (parte superior direita), CHA_FAN1 (centro-esquerda) e CHA_FAN2 (ao lado do conector principal de energia). Quando for ligar a bomba do H60, procure sempre colocar no conector CPU_FAN. Logo no primeiro boot da placamãe, entre na BIOS, desabilite o Smart fan deste conector e configure-o em 100%. P10, as fans podem até contar com esse recurso, mas a bomba deve funcionar no máximo de seu giro. Em algumas placamães, é possível controlar a rotação das fans não-PWM. Por isso esse alerta.

 

Sim, a bomba do H60 ligarei ao CPU_FAN. Sobrarão 5 fans para 2 conectores! Desculpe minha leiguice, é a primeira vez que monto um computador, mas existe alguma maneira de eu conseguir conectar esses 5 fans?

 

Como os Turbines são silenciosos e trabalham a apenas 1200 rpm, creio que não será um problema rodarem a 100% o tempo todo. O fan da corsair não sei se possui o PWM, acho que não tem. 

 

 

Abração!! E bom feriado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, bom dia P10!

 

 

 

A pressão do único fan que vem com o H60, é de 2,36mm/H2O, e de cada Turbine é de  1,73 mm/H2O. Não sei se funciona dessa maneira, mas no meu pensamento, se eu adicionar os dois Turbines, a pressão total será de 3,46 mm/H2O. Então a principio ficarei com os dois turbines para exaustão no radiador (totalizando 120 CFM). E para ventilação, colocarei o que vem (44 CFM) + o fan do H60 (54CFM) totalizando 98 CFM, e para deixar em pressão positiva, colocarei mais um fan (na parte inferior) silencioso com CFM superior à 30. Uma pergunta, se eu passar muito, por exemplo, esse ultimo for uns 52 de CFM. E a diferença dos fluxos de ar for 30CFM, é muito? o suficiente para causar algum problema?

 

Certo...mas tem que ponderá que o fluxo de ar da dupla de fans do H60 será totalmente prejudicada pelo radiador, caindo drasticamente a eficiência, o que é perfeitamente natural nestas circunstâncias. No balanço de forças das fans, eu prefiro mais pontos de exaustão, deixando a injeção de ar para arrefecer diretamente alguns componentes-chaves (como HDD e VGA). Com fans fazendo exaustão, o fluxo de ar se forma naturalmente, pois a tendência é que o ar ambiente "invada" o interior do gabinete por suas frestas para compensar a diferença de pressão do meio externo para o interno.

 

Sobre a fan no assoalho do PC, já que manifestou o interesse em por uma fan na tampa lateral assistindo a VGA, não acho que será tão relevante essa adição não, P10. Melhor mesmo montar o micro e observar o comportamento das temps do chipset South-bridge e da VGA (componentes envolvidos naquela região). Se achar necessário, pode-se perfeitamente adotar outra fan para a região. Agora não saberia precisar em relação ao equilíbrio interno do fluxo de ar...

 

Vendo aqui seus cálculos, há de convir que muita coisa se perde deste fluxo nos vários obstáculos que um gabinete tem, como HDD, VGA, cabos...Muito desta capacidade se perde na injeção de ar. Mesmo assim, é importante ter uma exaustão eficiente para que o ar aquecido não circule pelo interior por muito tempo. Eu colocaria a fan mais forte em fluxo de ar disponível (a Turbine ou a stock do H60) como exaustor (se pretende realmente por uma fan no teto). Pois será o único ponto de exaustão, caso for instalar o H80 sob as recomendações do fabricante. As demais fans, as posicionaria na região do HDD e VGA com o intuito de refrigeração direta mesmo. Já criaria um fluxo de ar no interior do gabinete interessante.

 

 

Sim, a bomba do H60 ligarei ao CPU_FAN. Sobrarão 5 fans para 2 conectores! Desculpe minha leiguice, é a primeira vez que monto um computador, mas existe alguma maneira de eu conseguir conectar esses 5 fans?

 

P10, pode-se ser resolvido por muitas formas através de adaptadores. Primeiro deve saber qual é o tipo de conector que as fans tem e ver se vem algum tipo de adaptador no pacote. Como sua Asus tem 3 suportes de fans (3 ou 4 pins), comporta tranquilamente todo o sistema H60 com o "push-pull". Em relação às demais fans, pode-se ligá-las diretamente na fonte. Uma conexão molex já é mais que suficiente para alimentá-las (acho que serão mais 3, né P10?). Aqui tenho 4 fans (2 fans de 12, 1 de 14 + um blower) ligados apenas a um molex por meio de adaptadores como esse (logo abaixo da fan):

 

cougar_CF-V-14H_04.jpg

 

Há um grande sortimento de adaptadores para este fim. Veja quais são os conectores das fans originais do K350 e observe se há o adaptador acima incluso nas Turbine. Sei que as Turbine são 3 pin (com sensor de rotação) e a fan do H60 são 4 pin (sensor e PWM). A dúvida mesmo é se as fans do gabinete são 3 pins ou molex...

 

Querendo trocar mais ideais a respeito, é só retornar!

 

Abraço P10!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Cabelo! Obrigado!

 

Certo...mas tem que ponderá que o fluxo de ar da dupla de fans do H60 será totalmente prejudicada pelo radiador, caindo drasticamente a eficiência, o que é perfeitamente natural nestas circunstâncias. No balanço de forças das fans, eu prefiro mais pontos de exaustão, deixando a injeção de ar para arrefecer diretamente alguns componentes-chaves (como HDD e VGA). Com fans fazendo exaustão, o fluxo de ar se forma naturalmente, pois a tendência é que o ar ambiente "invada" o interior do gabinete por suas frestas para compensar a diferença de pressão do meio externo para o interno.

 

Sobre a fan no assoalho do PC, já que manifestou o interesse em por uma fan na tampa lateral assistindo a VGA, não acho que será tão relevante essa adição não, P10. Melhor mesmo montar o micro e observar o comportamento das temps do chipset South-bridge e da VGA (componentes envolvidos naquela região). Se achar necessário, pode-se perfeitamente adotar outra fan para a região. Agora não saberia precisar em relação ao equilíbrio interno do fluxo de ar...

 

Vendo aqui seus cálculos, há de convir que muita coisa se perde deste fluxo nos vários obstáculos que um gabinete tem, como HDD, VGA, cabos...Muito desta capacidade se perde na injeção de ar. Mesmo assim, é importante ter uma exaustão eficiente para que o ar aquecido não circule pelo interior por muito tempo. Eu colocaria a fan mais forte em fluxo de ar disponível (a Turbine ou a stock do H60) como exaustor (se pretende realmente por uma fan no teto). Pois será o único ponto de exaustão, caso for instalar o H80 sob as recomendações do fabricante. As demais fans, as posicionaria na região do HDD e VGA com o intuito de refrigeração direta mesmo. Já criaria um fluxo de ar no interior do gabinete interessante.

 

Cabelo, eu estava optando por mais pontos de ventilação, pois isso juntaria menos poeira no interior do gabinete certo? Evitando assim limpezas frequentes (coisa que tenho que aprender como fazer também). Com o fluxo positivo, nas frestas sairiam ar invés de entrar, correto?

 

Então, estava pensando em instalar em push-pull como exasutão. Porque caso contrário, ficariam 3 locais (frontal, lateral e do radiador) de injeção de ar, e apenas a parte superior como exaustão! Por isso acho que essa parte está decidida, parte traseira com o radiador, os 2 turbines em configuração push-pull (modo exaustão). Como a parte frontal já possui um cooler do gabinete ventilando, só falta o fan do H60, que colocarei em ventilação na área lateral. Desse modo fica 98 CFM entrando e 120 CFM saindo. Mas como você disse, tem que contar as perdas, e como são os 2 fans trabalhando com o radiador no meio, esse 120 deve reduzir bastante né? (como você falou)  Estou pensando em deixar desse jeito então, você faria assim? Meu único pé atrás em em relação a lotar de poeira o interior do gabinete.. por isso estava cogitando a compra de mais um fan no assoalho, justamente para aumentar a ventilação e evitar o acumulo de poeira.

 

 

 

P10, pode-se ser resolvido por muitas formas através de adaptadores. Primeiro deve saber qual é o tipo de conector que as fans tem e ver se vem algum tipo de adaptador no pacote. Como sua Asus tem 3 suportes de fans (3 ou 4 pins), comporta tranquilamente todo o sistema H60 com o "push-pull". Em relação às demais fans, pode-se ligá-las diretamente na fonte. Uma conexão molex já é mais que suficiente para alimentá-las (acho que serão mais 3, né P10?). Aqui tenho 4 fans (2 fans de 12, 1 de 14 + um blower) ligados apenas a um molex por meio de adaptadores como esse (logo abaixo da fan):

 

 

Há um grande sortimento de adaptadores para este fim. Veja quais são os conectores das fans originais do K350 e observe se há o adaptador acima incluso nas Turbine. Sei que as Turbine são 3 pin (com sensor de rotação) e a fan do H60 são 4 pin (sensor e PWM). A dúvida mesmo é se as fans do gabinete são 3 pins ou molex...

 

Entendi, as entradas da placa mãe utilizarei para o conjunto do water cooler. E para as fans restantes 2 ou 3 (dependendo do que decidir acima) usarei essa ligação molex. Não sei muito bem como é, segue foto do cabo do fan frontal:

 

post-712242-0-39355300-1399044155_thumb.

 

Parece que tem 2 conectores, 1 seria para a fonte? e o outro pode colocar mais uma fan? 

Minha fonte deve chegar jaja (faz 1 hora que no site do correio está "Objeto saiu para entrega ao destinatário"), então vou dar uma olhada nos cabos que vem e dar uma lida no manual para ficar mais a par disso. Desculpe a leiguice novamente!

 

Abração meu caro!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...