Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
peterson.kenji

Sistema De Arquivos

Recommended Posts

Parece que estão ameaçando o Sistema Linux:

Folha Online:

A comunidade do software livre está de olho no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, que na semana passada decidiu rever a patente da Microsoft sobre o sistema de arquivos FAT (File Allocation Table), formato usado pelo sistema operacional para organizar arquivos no disco rígido, entre outras coisas.

Desenvolvido pela Microsoft em 1976, o sistema FAT é praticamente onipresente em computadores domésticos com Windows. Mas ele também é usado pelo software de código-fonte aberto Samba, que permite aos sistemas operacionais Linux e Unix trocarem dados com computadores que usam Windows.

Alguns representantes da comunidade do software livre como Eben Moglen --que é conselheiro da Free Software Foundation e membro da PubPat (Public Patent Foundation)-- estão preocupados com a questão, já que a Microsoft poderia, no futuro, alegar que o Linux infringe essas patentes.

Isso poderia ameaçar o sistema operacional Linux, que não mais poderia ser distribuído caso contivesse tecnologia patenteada que exigisse pagamento de royalties. Ou então, programadores de software livre teriam um pouco de trabalho para retirar do Linux o suporte ao sistema FAT.

A própria PubPat, organização sem fins lucrativos que descreve sua missão como "proteger o público de prejuízos causados por patentes emitidas injustamente", pediu que o Escritório de Marcas e Patentes revisasse o caso.

No pedido, a organização diz que "infelizmente, a Microsoft está usando seu controle sobre o intercâmbio de dados como aliado em seus esforços para deterioras a competição do software gratuito e de código aberto".

Segundo Moglen, a PubPat pediu a revisão para garantir que a Microsoft não use a patente para impedir que o Linux e outros programas de código-fonte aberto compartilhem dados com sistemas FAT.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só acho que tem alguns detalhes ai... Não estou toltalmente certo mas vai ai o que eu acho...

O SAMBA não usa FAT (sistema de discos), quem tem isso incorporado é o próprio Kernel e alguns utilitários (como o mkfs)...

O SAMBA precisa somente do protocolo de rede NETBIOS para rodar, se este protocolo for patenteado ai o SAMBA pode ter problemas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×