Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux Frankstein...


Roger_2

Posts recomendados

cara... acho que não serve pra nada... mas ontem estava sem sono e fiz um negócio meio loco... então lá vai por curiosidade...

instalei na partição de testes o CL8 que achei numa gaveta (com a configuração notebook) pra ver no que dava... "lembrar" como era o gnome... e tal

instalou normal mas não reconheceu a placa de vídeo e som... ai fui configurar na unha e vi que o kernel não suportava os módulos necessários...

tambén a distribuição é mais antiga que o note né?! ai pra não recompilar (porque já estava ficando com sono) deu na cabeça de "migrar" o kernel da partição do kurumin 2.21 para o CL8...

bootei o kurumin... abri o konqueror como root... copiei os arquivos de /boot (vmlinuz-2.4.22-xfs, Config..., initrd.gz..., etc)... de /lib/modules/linux-2.4.22-xfs... e de /usr/src/linux-2.4.22 (que não tem o source completo no kurumin)...

ai copiei tambén /etc/ftab... /etc/modules.conf... /etc/modules... /etc/X11/XF86Config-4... e mais umas configurações... acertei o lilo.conf pra bottar o kernel 2.4.22 no /dev/hda7 e rebootei...

não é que o danado deu boot... entrou direto na seleção de user do kde... super redondinho... alterei para gnome, startx e entrou legal tambén... ai dei um mprobe nos modulos do som e configurei tambén...

cara... achei muito loco... isso quer dizer que quando aprender compilar o kernel 2.6.x legal (ainda dá uns paus... mas to chegando lá)... mesmo que eu atualize ou troque minha distro posso continuar usando ele nesta máquina...

bem pessoal, desculpe se me estendi... um forte abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmm

tem que ver que o kernel do kurumin, não é "do kurumin"... foi compilado só (e olhe lá.. de repente até copiaram o mesmo do knoppix). como o kernel é o mesmo (se levarmos em conta a versao) em qualquer distribuicao, pois a fonte é a mesma (sr Linus)... logo qualquer kernel funciona com qualquer linux. por que, extendendo um pouco mais o pensamento, cada distribuicao de fato é um conjunto de programas... é como se eu escolhesse o que instalar no meu computador, salvasse e criasse uma nova... entendeu?

voltando ao kernel, algumas distribuicoes acrescentam coisas no core do kernel... patchs! eles visam ou fechar falhas/bugs ou melhorar o desempenho (até o governo americano já criou o proprio kernel, não é?).

voce pode fazer que nem eu:

no comeco, compilei um kernel MEU. baixei lá do kernel.org e coloquei os patchs que achava que precisava. nas opções de hardware, li ajuda por ajuda, escolhendo a dedo todas as opções, que a principio eu marcava como Y [*]. depois criei apenas uma pequena particao de 30mb e coloquei lá meu kernel. minhas 3 dist linux funcionavam com o mesmo kernel.

depois resolvi ampliar minha ideia: coloquei como modulo [M] as opções que eram especificas do meu computador, como a placa de rede via-rhine. dai, alem de colocar o kernel na pasta/particao boot, tive que colocar a pasta que contem os modulos compilados para as 3 (hoje 2) distribuicoes...

o que eu ganhei com isto? bom... como uso 2 dist, poupei tempo, pois só compilo 1 vez o kernel. este, por sinal, tem backup e qualquer problema é só colocar ele de volta que tudo volta a funcionar. tranquilo, tranquilo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novato no assunto mas só existe um kernel e sim versões , tá ligado? Quem faz lá os kernels é os feras do linux e o Linus torvalds como o amigo doo disse: Qualquer kernel funciona com qualquer linux, um exemplo disso é você ver downloads para Linux! Este Linux pode ser de um Had Hat até um Kurumin! pois eles são ompatíveis (não é que nem Windows).

Sse eu escrevi alguma coisa errada me perdoe eu estou começando em Linux!

:bandeira:

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...