Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Motumbo

Ligar o cabo PCI-e no conector de 4 pinos da CPU pode queimar alguma coisa?

Recommended Posts

E ai pessoal, beleza?

Bom, consegui uma placa mãe antiga, pc chips P25G, pra colocar no PC da minha mãe, eu queria compra um novo pra mim e doar o meu pra ela, mas infelizmente não deu.

Eu montei tudo certo, mas na hora de colocar o cooler não deu, porque um pedaço do suporte pegava em um dos capacitores da placa mãe. Então eu resolvi ligar sem o cooler mesmo, só pra testar. Aparentemente funcionou tudo certo, deu o beep, ligou o video, apareceu aquela tela da bios, so não deu boot porque eu não tinha colocado o HD ainda.

Bom, hoje eu serrei o pedaço do suporte que tava atrapalhando, coloquei o cooler, liguei os cados da fonte tentei ligar, so que ai a máquina não deu nem um sinal de vida. So depois de um tempo eu notei a besteira que eu fiz: Eu liguei o cabo pci-e de 6 pinos no conector da cpu de 4 pinos. Liguei os cabos certos, mas a máquina continua sem responder. Sera que a ligação errada queimou alguma coisa, ou não tem nada a ver com isso?

Pelo que eu vi no cabo da cpu e 12v em cima e terra embaixo, enquanto no cabo pci-e é ao contrario. Não era nem pra poder encaixar, mas encaixou certinho pelo visto.

E pior de tudo é que a maldita placa mãe não tem nem aquele led verde que indica se esta chegando energia nela ou não...

Eu tambem tive que pegar uns parafusos mais compridos para poder encaixar o cooler, os que vem com ele não estavam alcançando o suporte. Sera que tem algum problema se eles encostarem na placa mãe?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Pode queimar sim, vai depender da posição que você ligou o conector.....

No plug 4 pinos as linhas de 12v (amarelas) são as proximas a trava e os GND (pretos) ficam atras....e no conector 6 pinos de VGA é o inverso, as linhas de 12v são as afastadas da trava, fazendo com que você (provavelmente) tenha ligado os amarelhos onde iriam os fios pretos e vice versa....

Conector+4+++4+EPS12V.jpg  Conector+6+pinos+PCI+Express.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Era o que eu temia...

Eu não sei quem é mais burro, eu que liguei o negocio sem prestar atenção ou o cara que fez esse padrão, em que conectores parecidos encaixam de um jeito que pode queimar tudo...

Então, queima o que no caso? Processador ou  placa mãe?

Uma coisa que eu notei é que quando eu ligo a chave da fonte da um queda de luz, então acho que pelo menos ela ainda funciona...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Cara é muito difícil dizer o que queimou...... pois pode queimar tudo (placa, processador e fonte) pois esta ligação é justamente para prover mais energia para atender o processador.....

O negocio é ir testando mesmo..... começando pela fonte.

Mas.... antes de dar como perdido....desconecta tudo e monta novamente (sem alimentação na fonte) pressionando o botão de ligar sem energia.....fazendo com que a placa descarregue completamente....Já via algumas placas que receberam um pequeno curto voltarem a funcionar após descarregadas....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, depois de todos esses dias tive tempo de mexer com aquela máquina de novo. A fonte aparentemente queimou mesmo. Coloquei outra e a máquina deu sinal de vida, o cooler rodou, mas não deu nenhum beep nem imagem no monitor. Tirei o processador e coloquei em outra placa mãe e aparentemente deu boot, pelo menos deu aquela tela inicial que mostra o modelo do processador, a memoria, etc. Acho que isso significa que a placa mãe ja era, não é?

Compartilhar este post

Link para o post

provavelmente a MB mó-rreu... menos mal, né...

(@Motumbo, tu mexe com imóveis, essas coisas?)

Compartilhar este post

Link para o post

é porque neste blogue - http://www.bolhaimobiliaria.com/ - pessoal sacaneia muito com o tal do Motumbo... não custa perguntar, né? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais