Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
DouglasCalmon

RESOLVIDO Vida útil de um led com tensão acima da máxima?

Recommended Posts

Olá pessoal, gostaria de saber se um led de tensão máxima 3.3 V ligado a uma bateria de 3.6 V fica com a vida útil muito comprometida. Será que dura pelo menos uns 2 anos?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei leds são acionados por corrente rsrsrs.

São na verdade um diodo emissor de luz. Serie semelhante a um diodo zener neste aspecto.

Pense num diodo zener de 3,3V, o que ocorreria se você alimentasse ele inversamente polarizado com tensão de 3,6V?

O mesmo vai ocorre com o led rsrsrsrs.

Não tente controlar a tensão em um led. Controle a corrente. 

O controle de tensão seria muito crítico já que a faixa de tensão em que ele se apaga totalmente e fica na potência máxima é muito pequena. entre totalmente apagado e potência máxima é questão de milivolts. É difícil estabilizar uma tensão assim.

Use fonte estabilizada por corrente e forneça a corrente nominal do led. 

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, desculpe pela ignorância, mas não consegui entender tudo que você explicou. Deixe-me explicar a situação: Tenho um auto modelo e quero fazer um circuitinho com 4 LEDs brancos na frente e dois vermelhos atrás. Comprei os led e os devidos resistores (calculados por um formula mostrada em diversas vídeo aulas e etc.) para uma bateria de 3.6 volts.Já soldei todos os resistores (um em cada led) e vou ligalos em paralelo. Mas ai surgiu a ideia: desses 4 "faróis" vou deixar 2 sem resistor para que brilhem mais... Sera que pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, gostaria de saber se um led de tensão máxima 3.3 V ligado a uma bateria de 3.6 V fica com a vida útil muito comprometida. Será que dura pelo menos uns 2 anos?

Obrigado!

Veja como e simples:

Se tiveres uma tensão de 3,6 Volts e ligares a um led de 3,3 Volts através de um resistor de 15 Ohms vais ter a corrente no resistor = corrente do led = (3,6-3,3) / 15 = 0,3 / 15 = 0,02 A ou seja, todo mundo vai ficar feliz, principalmente seu led que terá uma vida útil de 50 a 100 mil horas, pois foi concebido para operar em 20 mA....  é para limitar a corrente que se coloca um resistor em serie com o led...

Viu como e fácil???  Não pense em tensão mas sim em corrente em um led...  O resistor serie serve para definir, para limitar essa corrente..

...Mas ai surgiu a ideia: desses 4 "faróis" vou deixar 2 sem resistor para que brilhem mais... Sera que pode me ajudar?

Não deixe sem resistor mas sim defina um valor menor de resistor para que seja limitada a uma corrente maior, mas não uma corrente desconhecida..  Sem resistor não vai haver limitação da corrente e você não saberá que corrente passa ai..

Se tiveres a curva da tensão x corrente desse seu led, basta interpolar, no gráfico p;ara saber, estatisticamente, a corrente que esse led, por sua curva característica, vai estabelecer ai. Mas note, e uma curva estatística e pode ter variação..

Como dificilmente terás acesso ao datasheet desse seu led, defina o resistor, e para isso use essa calculadora, olhe ai, para definir 20 mA no led nessa condição por você citada como fazer:

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=3.6,3.3,20,1,0〈=pt-BR

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais