Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Diego Scussiato Tomczyk

[Ajuda] Hd sata II antigo por um novo SATA III.

Recommended Posts

Fala pessoal beleza?

é o seguinte sempre fui melhorando meu pc ao longo dos anos, mas nunca o HD, tenho ele a muito tempo mesmo, e queria saber a verdade, já pesquisei mas não encontrei nada absoluto a respeito.

Meu HD velho interfere nas performance de jogos ? 

specs do meu HD 

Maxtor STM3250310AS 250gb

7200rpm 8mg cache

To pensando em comprar o seguinte modelo :

Western Digital Blue

Número do Modelo: WD10EZEX
- Interface: SATA 6 Gb / s
- A capacidade formatada: 1.000.204 MB
- Setor por unidade: 1953525169
- SATA conector de travamento: Sim
- Fator de forma: 3,5 polegadas
- RoHS: Sim
- Taxa de transferência de dados (máximo):
- Buffer para host: 6 Gb / s
- Anfitrião de / para a unidade (sustentado): 150 MB / s
- Cache (MB) 64
- Velocidade de rotação (RPM): 7200
- Carga / descarga ciclos: 300000
- Leitura / Gravação: 6,8

Lembrando que minha mobo é sata II e já sei que não terá todo seu rendimento como HD sata 3 mas gostaria de saber entre os dois acha que vale a pena a troca?

realmente afeta o tempo de uso do HD em performance ?

Muito obrigado pessoal abraço.

*Upei um print do HD tune sobre o meu atual não sei sobre os dados se esta bom ou não. 

HDSATAII_zps5c7b1285.jpg

A print ficou muito pequena mas os dados são :
Transfer Rate:

Minimo 5.8mb/s
Maximo 86.7 mb/s

Media 69.1mb/s

access time 16.3 ms

burst rate 146.5 mb/s

cpu usage -1.0%

e se servir de parâmetro tbem pelo Índice de jogos do windows meu HD fica em ultimo com nota de 5.9 o restante acima de 8.0

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá. 

A velocidade/desempenho do teu disco rígido não vai afetar diretamente o desempenho bruto dos jogos, pois os mesmos dependem principalmente de outro conjunto de processamento, que é a memória+placa de vídeo+processador. Porém, um HD mais rápido irá acelerar consideravelmente os Loadings de cada jogo, não mais que isso.

Não vamos confundir um HD velho e usado com um HD defeituoso, pois se o teu HD além de velho, já tiver muitos bad blocks, e/ou bad blocks que não puderam ser realocados, é sinal que chegou ao fim sua vida útil, e não irá mais funcionar com segurança.

O que realmente melhora os tempos de carregamento dos jogos (reforço que apenas isso, e não o desempenho dos mesmos), são os SSD, que possuem uma taxa média de leitura/escrita de 450MB/S, e mesmo assim, não é tão grande a diferença em jogos.

Eu mesmo tenho um HD velho, SATA I, de 80 GB, onde estão instalados vários jogos pesados que rodam com perfeição no meu computador, e o carregamento inicial é apenas um pouco mais lento do que o mesmo jogo no meu notebook, com SSD Kingston 120GB.

Quanto ao índice de experiência do Windows, 5,9 é o valor "padrão" que o windows atribui à discos rígidos, talvez pela semelhança de desempenho entre eles, só vi atribuir mais, como de 7 para cima em SSD ou para em HDs em RAID 0.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais