Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

passar uma função como parâmetro c++

Recommended Posts

Visitante
É possível passar uma função como parâmetro? Quero passar a função criarLista() em setLista();

tenho o seguinte código em C
HASH *CriarHash(int valor){    HASH *hash = malloc(sizeof(HASH));    hash->lista = Criar_lista();    return hash;}

Estou tentando passar pra c++, copiei só as partes mais importantes pra não ficar muito extenso
minha tentativa: 

listahash.cpp
HASH * LISTAHASH::criarHash(int valor){    HASH *hash = new HASH;      hash->setLista(criarLista());    return hash;}
Deu os erros:

In member function `HASH* LISTAHASH::criarHash(int)':
`criarLista' undeclared (first use this function)
(Each undeclared identifier is reported only once for each 

HASH.H
class HASH{       LISTA *lista;     public:    HASH();        void setLista(LISTA *lista);    LISTA * getLista();}
o método criarLista() está em Lista.cpp
LISTA * LISTA::criarLista(){      LISTA *lista = new LISTA;        lista->setPrimeiro(NULL);      lista->setUltimo(NULL);      lista->setTamanho(0);       return (lista);}

sei que é um pouco complicado pra entender o código, mas se alguém puder me dar uma luz, ficarei muito agradecida

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

quando voce quer ter um ponteiro para uma função como parametro,voce declara a assinatura da função que voce quer pegar como argumento

"void setLista(LISTA * (*pflista)())"

fazendo isso voce diz que qualquer função que retorne um ponteiro para o tipo LISTA e que nao tem nenhum parametro pode ser passada para a sua função

quando chamar a função :

setLista(&criaLista);

dentro da função setLista voce pode chamar a função normalmente usando o ponteiro do argumento

pflista();

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

acho que deu tilt no meu cérebro  :looka:  não consegui entender como chamo a função dentro do setLista 

no momento ela está assim:

void HASH::setLista(LISTA * (*pflista)()){    lista = pflista;}

In member function `void HASH::setLista(LISTA*(*)())': 
    cannot convert `LISTA*(*)()' to `LISTA*' in assignment 

:( 

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    0
    Visitante

quando chamo uma função no main, começou a aparecer esse erro:

http://imgur.com/XeERoat

será que ta tudo errado?  

acho que era problema no devc++, porque fechei e abri e resolveu.

agora vai outra dúvida rs,

tenho a função

void LISTAHASH::Inserir_valor(LISTAHASH *listaHashes, int valor){}

quando eu vou usar o ponteiro listaHashes-> não abre aquela abinha com as funções da classe, e quando executo o programa trava. o que pode estar interferindo? será que é porque esta na própria classe?

Compartilhar este post

Link para o post

fica difícil saber..podem ser muitas coisas,pode postar a declaração do que voce ta fazendo e onde?voce pode juntar todas as classes  e definir todas as funções em módulo só pra evitar alguns erros bôbos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais