Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possivel Problema com a Placa Mãe


Posts recomendados

Boa noite, sou novo aqui no fórum, e estou tendo um problema grave, de alguns dias para cá meu computador simplesmente trava o funcionamento do USB (não o pc) só os usb mesmo, mouse e teclado param de funcionar do nada dai tenho que reiniciar o computador.

 

Minha placa mãe é uma Gigabyte GA-H61M-S1 , alguém já teve algum problema parecido ou o mesmo ? Qual foi a solução ? Será que vou ter que trocar de mob ? 

 

Abraços.

 

 

 

 

Config PC :

 

placa-mãe: GIGABYTE GA-H61M-S1

PLACA DE VIDEO: GTX 560 TI

MEMÓRIAS: 8GB

HD: 1 DE 1TB, E OUTRO DE 500GB (externo)-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma, não se exalte hehe. Talvez uma atualização de BIOS corrija o problema. Faz assim:

Baixa o programa CPU-Z no site http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

Vai em Mainboard e vê qual a versão do BIOS

Então vai no site da Gigabyte http://br.gigabyte.com/ e seleciona qual rev. é da placa, se é 2.0, 2.1 ou 2.2. Vai em downloads e procura por BIOS

Vê se a versão que apareceu no CPU-Z é a mesma que a última informada no site, se não for

Faz o download e coloca num pendrive, entra no BIOS e procura alguma opção de Flash, se achar algo referente à atualização, firmware algo assim seleciona o arquivo do pendrive e espera até atualizar, não pode ter queda de energia elétrica, porque pode corromper o BIOS da placa mãe e aí é perda total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma, não se exalte hehe. Talvez uma atualização de BIOS corrija o problema. Faz assim:

Baixa o programa CPU-Z no site http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

Vai em Mainboard e vê qual a versão do BIOS

Então vai no site da Gigabyte http://br.gigabyte.com/ e seleciona qual rev. é da placa, se é 2.0, 2.1 ou 2.2. Vai em downloads e procura por BIOS

Vê se a versão que apareceu no CPU-Z é a mesma que a última informada no site, se não for

Faz o download e coloca num pendrive, entra no BIOS e procura alguma opção de Flash, se achar algo referente à atualização, firmware algo assim seleciona o arquivo do pendrive e espera até atualizar, não pode ter queda de energia elétrica, porque pode corromper o BIOS da placa mãe e aí é perda total.

 

 

Já fiz de tudo, vou tentar fazer isso, se der certo, volto aqui!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não baixa o BIOS mais atual antes de checar a versão atual do BIOS da sua placa mãe. Se você tiver com o mais atual, não irá mudar nada e é um risco em vão.

Atualizei a BIOS para a versão mais recente, parcialmente parece estar resolvido o problema, qualquer coisa dou um alo, obrigado a todos pela atenção!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer coisa, remove o jumper, liga o PC, depois desliga e coloca ele na mesma posição que estava antes. Ou então retira a bateria do CMOS, espera alguns segundos, recoloca a bateria e liga o PC.

Infelizmente o problema voltou, atualizei a BIOS, fiz de tudo e nada :/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa mãe pode estar com problemas no chipset H61 Express, controlador das portas USB, se for este o caso, só instalando uma placa USB PCI-E, para solucionar o problema.

 

Uma observação: Verifique se na placa mãe existe algum capacitor estufado, caso não exista.

                             Tente experimentar outra fonte de alimentação,mesmo que genérica e verifique se o problema continua.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa mãe pode estar com problemas no chipset H61 Express, controlador das portas USB, se for este o caso, só instalando uma placa USB PCI-E, para solucionar o problema.

 

Uma observação: Verifique se na placa mãe existe algum capacitor estufado, caso não exista.

                             Tente experimentar outra fonte de alimentação,mesmo que genérica e verifique se o problema continua.

Weton, já fiz isso, e tá tudo certo, eu to achando que é o controlador das portas USB, e não tem capacitor estufado não, vou tentar novamente Retirar a bateria do CMOS e esperar alguns segundos como o amigo falou ali em cima.. espero tentar resolver esse problema, se não só outra mob mesmo, essa minha MOB só coloquei para segurar o setup do pc, já iria trocar mais para frente mesmo, acho que foi o destino uhahuahuauh. obrigado a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você instalou os drivers do chipset?

Sim, Mahzin, instalei tudo corretamente. 

Sua placa mãe pode estar com problemas no chipset H61 Express, controlador das portas USB, se for este o caso, só instalando uma placa USB PCI-E, para solucionar o problema.

 

Uma observação: Verifique se na placa mãe existe algum capacitor estufado, caso não exista.

                             Tente experimentar outra fonte de alimentação,mesmo que genérica e verifique se o problema continua.

Se eu trocar os perifericos para outros usb eles funcionam, e depois travam novamente, dai troco para os da frente funcionam e param, dai troco para os 2 ultimos atrás e trava, dai não tem mais opção tenho que reiniciar o computador :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Mahzin, instalei tudo corretamente. 

Se eu trocar os perifericos para outros usb eles funcionam, e depois travam novamente, dai troco para os da frente funcionam e param, dai troco para os 2 ultimos atrás e trava, dai não tem mais opção tenho que reiniciar o computador :/

Em ultimo caso talvez uma formatação resolva com a instalação de drivers novos para vídeo, chipset e outros que possam haver para instalar. Eu sei que, as vezes achamos que tem algum hardware defeituoso e acabamos trocando de bobeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ultimo caso talvez uma formatação resolva com a instalação de drivers novos para vídeo, chipset e outros que possam haver para instalar. Eu sei que, as vezes achamos que tem algum hardware defeituoso e acabamos trocando de bobeira.

Eu formatei o pc 2 dias atrás, achando que era virus ou algo do tipo, e não é huahuauha, instalei todos os drivers da vga que saiu atualmente e nada.. continua travando os USB (todas as portas de usb travam dai tenho que reiniciar o pc) tá ***** cara, eu to achando que vou ter que trocar mesmo..

Uma observação, antes de travar faz um som tipo quando retira o USB...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja q ninguem indicou, antes de mudar de placa, tenta testar com outro S.O, de preferência o linux.. baixa qualquer distribuicao dessas simples e faz um teste rodando via pendrive pra ver no que dá..

 

 

qual é a versao atual do seu windows?

 

 

ja tentou plugar os itens aos poucos? tipo, depois q iniciou o windows conecta o mouse, depois o teclado e assim os demais componentes q tenha nas entradas usb?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja q ninguem indicou, antes de mudar de placa, tenta testar com outro S.O, de preferência o linux.. baixa qualquer distribuicao dessas simples e faz um teste rodando via pendrive pra ver no que dá..

 

 

qual é a versao atual do seu windows?

 

 

ja tentou plugar os itens aos poucos? tipo, depois q iniciou o windows conecta o mouse, depois o teclado e assim os demais componentes q tenha nas entradas usb?

Estava com o windows 8 formatei por que achei que era algum virus que estava afetando o funcionamento dos perifericos ou algo do tipo, voltei pro windows 7, e não mudou nada, estou com o mesmo problema, já fiz de tudo, o jeito vai ter que ser outra mob mesmo. 

Outra observação, é só o mouse e o teclado que para de funcionar ( já testei outros teclados e outros mouse) pendrive, usb do celular funcionam, só trava o teclado e o mouse mesmo, é como se o windows reconhecesse e depois não reconhecesse.. sei lá, tá estranho ahuhuehuaehu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, desculpa insistir, mas quando você disse que instalou todos os drivers, você quis dizer tanto os gráficos quanto os do chipset? São drivers com funções diferentes. O driver do chipset você baixa no site da própria fabricante da placa mãe ou instala pelo DVD que foi fornecido pela mesma. Porém é sempre melhor instalar drivers baixados da Internet, por serem mais atualizados e em sua maioria das vezes melhorados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, desculpa insistir, mas quando você disse que instalou todos os drivers, você quis dizer tanto os gráficos quanto os do chipset? São drivers com funções diferentes. O driver do chipset você baixa no site da própria fabricante da placa mãe ou instala pelo DVD que foi fornecido pela mesma. Porém é sempre melhor instalar drivers baixados da Internet, por serem mais atualizados e em sua maioria das vezes melhorados.

sim amigo fiz tudo isso ontem, e hoje pela manhã´para ver se resolvia, porém nada feito :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você possui uma impressora USB instalada no computador ou ainda outros periféricos USB, experimente retira-los do computador temporariamente e teste o funcionamento no mouse e teclado USB sozinhos, veja se continua travando!

 

Como as portas USB são interligadas ao chipset, é possível que se houver algum conector macho USB com problemas, isto provoque o mal funcionamento das portas por sobrecarga.

 

Outra coisa a fazer é testar o mouse e o teclado em outro computador para ver se estão OK!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...