Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de placa mãe AM+ entre ASUS, Gigabyte e ASROCK


Posts recomendados

Gente, volto aqui de novo com uma nova dúvida, depois que eu comecei em fevereiro a fazer um up no meu cpu, hoje estou com 4 giga de RAM Kingston 1333, com um Processador Phenom II X4 955BE, numa placa mãe Asus M4A785TD-V EVO, placa de vídeo GTX 760 Zotac AMP! e uma fonte Zalman de 600w, num gabinete Cougar Volant.

Agora, chegou o momento de trocar minha placa mãe, para futuramente trocar, provavelmente em agosto, o processador e depois as memorias. Eu estava pensando em pegar uma Asus M5A99FX PRO R2.0, mas devido a dificuldade de disponibilidade dessa placa mãe, resolvi pesquisar e vi que inclusive as concorrentes diretas dela são excelentes placas mãe. Então quebrando a minha ideia de placa mãe ser Asus, estou pensando em partir para outra fabricando como ASROCK e GIGABYTE.
Os preços das três placas mãe são de uma diferença de 10 a 20, elas estão no patamar de 700 a 750 reais aqui em Porto Alegre.
Então as minhas opções para comprar são essas, qual a que vocês mais me recomendariam, pois vou usar até agosto os meus atuais 4 giga de RAM Kingston 1333, Processador Phenom II X4 955BE e a placa de vídeo GTX 760 Zotac AMP!.

Placa Mãe Gigabyte GA-990FXA-UD5 AM3+
http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4455#ov

Placa Mãe Asus M5A99FX PRO R2.0 AM3+
http://www.asus.com/br/Motherboards/M5A99FX_PRO_R20/

Placa Mãe ASRock 990FX Killer - AM3+
http://www.asrock.com/mb/AMD/Fatal1ty%20990FX%20Killer/index.br.asp

Então, em agosto penso em pegar memorias 1600 ou 1866, e um AMD FX da serie 8000, essas placas mãe além de serem AM3+, elas seguram meu Processador Phenom II X4 955BE AM3, a da Asus eu sei que sim, mas as outras também?

Para um futuro SLI, mas quase improvável, de GTX 760, qual seria mais interessante?

Como pra mim o preço delas não seria o problema, qual seria a mais recomendada em termos de desempenho, inclusive pra jogar, e durabilidade, já que meu cpu de casa costuma passar quase 3 a 4 dias ligado direto, isso se não passar uma semana ligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pretende fazer um SLi ou CF futuramente, não importa qual dos dois, melhor nem investir mais em CPU AMD. Porquê? Pois elas se mostram bem piores para jogos, principalmente quando se trata de usar mais de uma GPU, dão muito gargalo, então melhor nem arriscar.

 

E mesmo se você não for fazer esse SLi ou CF, é melhor não investir nessa série 8xxx da AMD, pois muitas vezes o FX-6300 se sai melhor ou até páreo a páreo com os processadores dessa série em jogos. Um exemplo é o FX-8350 que gargala com as VGA's acima da GTX 760, já o 6300 não.

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar, abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você pretende fazer um SLi ou CF futuramente, não importa qual dos dois, melhor nem investir mais em CPU AMD. Porquê? Pois elas se mostram bem piores para jogos, principalmente quando se trata de usar mais de uma GPU, dão muito gargalo, então melhor nem arriscar.

 

E mesmo se você não for fazer esse SLi ou CF, é melhor não investir nessa série 8xxx da AMD, pois muitas vezes o FX-6300 se sai melhor ou até páreo a páreo com os processadores dessa série em jogos. Um exemplo é o FX-8350 que gargala com as VGA's acima da GTX 760, já o 6300 não.

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar, abraços!

 

Tirou esse comentário da Chipart?

Foi avaliado pela chipart que em Sli e CrossfireX, os AMD gargalam um pouco. Se for fazer essa configuração para jogos, o ideal é um Core i5 quarta geração e uma placa-mãe Z87.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirou esse comentário da Chipart?

Foi avaliado pela chipart que em Sli e CrossfireX, os AMD gargalam um pouco. Se for fazer essa configuração para jogos, o ideal é um Core i5 quarta geração e uma placa-mãe Z87.

 

Nao, experiencia propria. Um amigo tem um 8350, fui testar a minha GTX 760 no pc dele quando eu comprei e gargalou, imagino que então gargale com vgas melhores que ela tambem. Depois fui procurar em forums pela net e vi gente reclamando disso, e dizendo que com o 6300 nao acontecia isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nao, experiencia propria. Um amigo tem um 8350, fui testar a minha GTX 760 no pc dele quando eu comprei e gargalou, imagino que então gargale com vgas melhores que ela tambem. Depois fui procurar em forums pela net e vi gente reclamando disso, e dizendo que com o 6300 nao acontecia isso...

 

Será que é algum problema com o controle no TDP desses 8-core?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente assim, eu estou sabendo desse problema do FX 8350, mas pelo que eu vi seria somente com essa série, já havia ouvido falar que o FX 8150 não teria os mesmos problemas de gargalo, inclusive eu vi um teste mostrando esse problema de desempenho do FX 8350 em relação ao FX 8150 em teste de jogos. Mas assim, desculpem eu enfatizar as minhas perguntas, porque eu nao destarco tambem em pegar um processador AMD da séria FX 9000, mas a minha atual situação não permite mudar da plataforma AMD para Intel, então vou ter que escolher uma dessas 3 placas acima e depois mudar o processador.  Então novamente reitero uma sugestão aos meus questionamentos, e claro, novamente, a atenção de você. Em outro forum, eu havia visto que justamente a placa mãe da ASUS que eu queria, seria justamente a terceira opção sendo as placas da ASROCK e da Gigabyte a mais indicada, então como resolveria melhor isso? abaixo segue novamente as minhas dúvidas.

 

1 - Então, em agosto penso em pegar memorias 1600 ou 1866, e um AMD FX da serie 8000, essas placas mãe além de serem AM3+, elas seguram meu Processador Phenom II X4 955BE AM3, a da Asus eu sei que sim, mas as outras também?
2 - Para um futuro SLI, mas quase improvável, de GTX 760, qual seria mais interessante?
3 - Como pra mim o preço delas não seria o problema, qual seria a mais recomendada em termos de desempenho, inclusive pra jogar, e durabilidade, já que meu cpu de casa costuma passar quase 3 a 4 dias ligado direto, isso se não passar uma semana ligado?

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente assim, eu estou sabendo desse problema do FX 8350, mas pelo que eu vi seria somente com essa série, já havia ouvido falar que o FX 8150 não teria os mesmos problemas de gargalo, inclusive eu vi um teste mostrando esse problema de desempenho do FX 8350 em relação ao FX 8150 em teste de jogos. Mas assim, desculpem eu enfatizar as minhas perguntas, porque eu nao destarco tambem em pegar um processador AMD da séria FX 9000, mas a minha atual situação não permite mudar da plataforma AMD para Intel, então vou ter que escolher uma dessas 3 placas acima e depois mudar o processador. Então novamente reitero uma sugestão aos meus questionamentos, e claro, novamente, a atenção de você. Em outro forum, eu havia visto que justamente a placa mãe da ASUS que eu queria, seria justamente a terceira opção sendo as placas da ASROCK e da Gigabyte a mais indicada, então como resolveria melhor isso? abaixo segue novamente as minhas dúvidas.

1 - Então, em agosto penso em pegar memorias 1600 ou 1866, e um AMD FX da serie 8000, essas placas mãe além de serem AM3+, elas seguram meu Processador Phenom II X4 955BE AM3, a da Asus eu sei que sim, mas as outras também?

2 - Para um futuro SLI, mas quase improvável, de GTX 760, qual seria mais interessante?

3 - Como pra mim o preço delas não seria o problema, qual seria a mais recomendada em termos de desempenho, inclusive pra jogar, e durabilidade, já que meu cpu de casa costuma passar quase 3 a 4 dias ligado direto, isso se não passar uma semana ligado?

SLI ou CF com processador AMD desista, vai ser desperdicio de dinheiro.

O resto dos seus questionamentos eu ajudo assim que sair da faculdade, se ninguém tiver lhe ajudado antes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que não vai fazer SLI/Cross Pega logo uma mobo mais simples + FX 6300

http://www.pichau.com.br/processador-amd-fx-6300-3-5ghz-8mb-six-core-box

+

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-gigabyte-ga-78lmt-s2-chipset-760g-amd-am3-box

Ou

http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-h81m-h-intel-lga-1150-chipset-intel-h81-box

+

http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i3-4130-haswell-3-4ghz-3mb-lga-1150-box

Ou

http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i3-4130-haswell-3-4ghz-3mb-dual-core-box

 

Desempenho parecido entre o I3 e FX-6300 , sendo que o i3 você tem alguns vantagens como up pra um i5 (processador que segurar qualquer VGA) e tem o USB 3.0 e o Sata 3(se você quiser um SSD e importante).

OBS: Não por que o FX-6300 tem "6 cores" que ele vai ser superior , não se iluda com clock ou cores(que são fracos comparados ao intel), o Core  i3 e sim um processador forte, mais dependedo da atividade ele perde ou ganha.

OBS 2:o FX 6300 também é um otima opção um processador muito forte da AMD ,mais se pretende fazer overcloking vai ter que gasta um pouco mais em um Cooler melhor tipo uns 100 reais.

PS:em sites estrangeiros você pode ver que muito das vezes o Core i3 4ª e comparado ao  fx 6300

http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i3-4130-haswell-3-4ghz-3mb-dual-core-box

Boa Sorte

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chega logo da faculdade pvfrota

.

Não tem muito o que falar, é as recomendações do Aprendiz mesmo... Não vai dar pra eu ajudar agora, cheguei tarde, estou cheio de coisa pra fazer e não estou me sentindo muito bem. Mas é como eu falei, o Aprendiz falou, todo mundo está falando, é melhor você trocar pra Intel, não trocar de MB agora e trocar pra intel depois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa de vídeo foi a primeira peça que eu comprei, sendo que eu deveria ter comprado por último, tinha uma GTX 460 e passei para uma GTX 760 AMP!. Eu não tava programando trocar processador e placa mãe, mas como a situação esta favorecendo, vou embarcar na troca dos três - placa mãe, processador e memorias. Pelas sugestões que eu venho recebendo, a mais indicada é a Gigabyte GA-990FXA-UD5 AM3+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora to com mais um lote de gente me indicando a Asrock, o problema é que eu vi no site da Asrock que essa placa mãe não tem na lista de processadores suportados a serie FX 9000, então alguém tem mais sugestões....

 

Gigabyte aceita na revisão 3.0: http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4455#

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora to com mais um lote de gente me indicando a Asrock, o problema é que eu vi no site da Asrock que essa placa mãe não tem na lista de processadores suportados a serie FX 9000, então alguém tem mais sugestões....

Você vai gastar na série FX 9000 mesmo? Pra quê? Ainda não entendi...

Me explica uma coisa, você quer fazer um up na sua máquina não é? Você já tem então um processador e uma MB, não é isso? Então porque não esperar um pouco e começar a investir na Intel? CPU AMD não vale mais a pena, só em pouquissimos casos. Pra mim, a AMD não está mais nem ligando pra sua linha de CPUs e ta voltando os esforços pra linha de APUs e GPUs, pois quase não vemos melhora na linha FX e outras linhas não vem sendo lançadas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai gastar na série FX 9000 mesmo? Pra quê? Ainda não entendi...

Me explica uma coisa, você quer fazer um up na sua máquina não é? Você já tem então um processador e uma MB, não é isso? Então porque não esperar um pouco e começar a investir na Intel? CPU AMD não vale mais a pena, só em pouquissimos casos. Pra mim, a AMD não está mais nem ligando pra sua linha de CPUs e ta voltando os esforços pra linha de APUs e GPUs, pois quase não vemos melhora na linha FX e outras linhas não vem sendo lançadas.

pvfrota a situação é a seguinte, eu uso por muitos anos processadores AMD, depois da linha Pentium da Intel, e seus vários i5 a i7 com slots diferentes, nunca mais consegui me localizar com os processadores da Intel. Quando fui comprar meu laptop em 2010, comprei um Asus com uma GTX 460 e um processador i7, achando que os processadores i7 seriam o melhor para jogos. Depois descobri que os i7 até são tudo o que imaginei, mas eu poderia ter economizado com um i5 com uma placa de vídeo igual. 

Como disse, eu consigo me localizar bem nos processadores da AMD, mas os da Intel além de serem bem caros, existem i7 e i5 para mais de um tipo de slot, e os preços são muito maiores. Tenho visto testes e reviews sobre os FX vs i7 e i5, e visto que a diferença de desempenho existe mas não é algo que torna extremamente obrigatório optar por um i7 ou um i5 em relação aos FX. Inclusive eu vi um teste com o Battlefield 4 que um FX 8150 se sai melhor que o FX 8350, isso se eu não estiver enganado com a numeração dos processadores, mas que existia uma diferença de desempenho em favor de um processador com numeração menor para o de maior.

Dentre outros motivos, tenho que continuar ao menos nessa geração com a AMD, daqui um dois anos talvez eu considere a troca pra Intel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pvfrota a situação é a seguinte, eu uso por muitos anos processadores AMD, depois da linha Pentium da Intel, e seus vários i5 a i7 com slots diferentes, nunca mais consegui me localizar com os processadores da Intel. Quando fui comprar meu laptop em 2010, comprei um Asus com uma GTX 460 e um processador i7, achando que os processadores i7 seriam o melhor para jogos. Depois descobri que os i7 até são tudo o que imaginei, mas eu poderia ter economizado com um i5 com uma placa de vídeo igual.

Como disse, eu consigo me localizar bem nos processadores da AMD, mas os da Intel além de serem bem caros, existem i7 e i5 para mais de um tipo de slot, e os preços são muito maiores. Tenho visto testes e reviews sobre os FX vs i7 e i5, e visto que a diferença de desempenho existe mas não é algo que torna extremamente obrigatório optar por um i7 ou um i5 em relação aos FX. Inclusive eu vi um teste com o Battlefield 4 que um FX 8150 se sai melhor que o FX 8350, isso se eu não estiver enganado com a numeração dos processadores, mas que existia uma diferença de desempenho em favor de um processador com numeração menor para o de maior.

Dentre outros motivos, tenho que continuar ao menos nessa geração com a AMD, daqui um dois anos talvez eu considere a troca pra Intel.

Não. É porque em teoria os da série x3xx seriam melhores, mas em jogos isso nao acontece.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. É porque em teoria os da série x3xx seriam melhores, mas em jogos isso nao acontece.

Desculpe não entendi sua respostam. Mas depois das tuas considerações já começo a cogitar ir para um i5 e uma placa da intel, inclusive o mesmo processador que você tem e um Gigabyte GA-H87N-WiFi - LGA1150. Entretanto, essa é um alternativa meio remota, pois irei demorar mais pra por meu pc para funcionar se eu partir para plataforma Intel, pois terei que gastar mais e irei demorar mais pra montar meu pc. Então continuo na direção da AMD, mas pensando na alternativa que você esta me abrindo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe não entendi sua respostam. Mas depois das tuas considerações já começo a cogitar ir para um i5 e uma placa da intel, inclusive o mesmo processador que você tem e um Gigabyte GA-H87N-WiFi - LGA1150. Entretanto, essa é um alternativa meio remota, pois irei demorar mais pra por meu pc para funcionar se eu partir para plataforma Intel, pois terei que gastar mais e irei demorar mais pra montar meu pc. Então continuo na direção da AMD, mas pensando na alternativa que você esta me abrindo.

Quando eu falo x3xx, eu me refiro a todos os processadores da AMD que teriam o 3 como segundo número no modelo, por exemplo o 8350. Mas eu falei incorretamente, pois eu devia ter falado 83xx (na série 6xxx e 4xxx isso não acontece, já na 9xxx nunca testei).

O que eu quis dizer é que, por exemplo, o 8350 deveria se sair melhor que o 8100, mas em jogos isso não acontece, ele fica páreo a páreo ou as vezes se sai até pior.

Já sobre a questão de pegar Intel, se for pegar o 3330 igual ao meu, teria que ser uma MB lga1155. O Ideal hoje era que você pegasse o 3470, o custo/benefício dele está maior. Com o 3470 você consegue usar qualquer VGA atual sem problemas e fazer dual SLi ou CF com a maioria delas também sem problemas.

Edit: O 3470 também é terceira geração, se você quiser um processador de quarta geração também podemos fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pvfrota muitíssimo obrigado pela sua ajuda, mas na sua resposta aí é que entra o que eu falei, você falou em processador 3330 e 3470 e ainda em terceira geração, cara essas numerações e uma quantidade de slots diferentes da Intel que me fazem ficar perdido e não saber o que comprar. Na AMD, eu consigo me localizar melhor e saber um pouco melhor o que eu to comprando, inclusive to recebendo muitas sugestões para comprar a Asrock. Em termo de Notebook, agora eu sei que um i5 ou i7 serão boas opções, mas já me perco nos processadores AMD. 

Agora no Desktop, tem gente que comprar por gostar, por preferência e por sentir melhor situado, que é o meu caso. Pra mim fazer isso numa plataforma Intel, terei que investir uma grana e mesmo assim, farei uma compra melhor no próximo up por estar usando um Intel e estar melhor familiarizado. Com todas as sugestões que recebi, a sua foi diferente de todas e confesso que esta me fazendo refletir sobre a plataforma que estou usando, mas por uma questão de grana e necessidade mesmo vou ter que ficar nessa geração com a AMD. Mas novamente muitíssimo obrigado porque você esta me fazendo refletir mais sobre a minha plataforma, sendo que vou considerar isso no próximo upgrade que eu fizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler acho que não seja problema, eu tenho um Cooler Hyper 412 PWM, muito bom por sinal em termo de refrigeração e  um barulho dentro do tolerável. Conforme as recomendações, vou fugir dos FX 8350, então estou me direcionando pra placa mãe da Asrock e ainda revendo a minha posição, colocando a da Gigabyte como segunda opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler acho que não seja problema, eu tenho um Cooler Hyper 412 PWM, muito bom por sinal em termo de refrigeração e um barulho dentro do tolerável. Conforme as recomendações, vou fugir dos FX 8350, então estou me direcionando pra placa mãe da Asrock e ainda revendo a minha posição, colocando a da Gigabyte como segunda opção.

A nomenclatura da Intel também é fácil e segue uma lógica.

O primeiro número significa a geração: A mais atual é a 4°, a do meu é a 3°, mas quase não há diferença de desempenho entre os processadores das duas séries.

O 2° numero é referente a série, e o 3° numero referente ao modelo, os modelos sempre terminam em 0, até onde eu sei, então esse zero que vem por ultimo não significa nada.

Após isso podem haver as letras, a mais comum é a K, que significa que ele tem multiplicador destravado para over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Compra realizada, comprei a Gigabyte 990FXA UD5 Rev. 3.0, a placa é um espetáculo, inclusive fiz overclock nela com o meu processador Phenom II x4 955be, de 3.2 para 3.6 giga, tentei inicialmente para 3.8 e 3.7 mas ele da tela azul, então deixei 3.6 que foi onde meu cpu ficou estável.  Muito obrigado a todos pela ajuda, inclusive essa placa era a minha segunda e em algumas vez era a terceira opção, mas com a ajuda de todos eu cheguei nessa escolha, deixo as fotos delas agora.

 

IMG_20140514_214426961.jpg

IMG_20140514_215005092.jpg

IMG_20140514_214820076.jpg

IMG_20140514_215005092.jpg

IMG_20140514_214945570.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...