Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre minha fonte (troca de placa de video)


Ir à solução Resolvido por Felipe Rostodella,

Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou para trocar minha placa de video, e gostaria de saber se minha fonte atual aguenta o tranco, ou se será necessária uma troca.

Meu pc é o seguinte: Intel Core i7 3770K @ 3500, 8GB RAM, placa de video NVIDIA GeForce GTX 550 Ti 1GB. A fonte é uma Thermaltake TR2 600W.

 

A placa que pretendo colocar é uma AMD Radeon R9 270x. Será que trocando a placa de video a fonte ainda irá aguentar?

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Felipe e seja bem-vindo ao fórum CdH!

 

Olha...se for puramente pela potência de 600W, sua TT continuará sobrando mesmo alimentando a R9 270X (acho que nem acrescerá 50W de consumo da 550ti para a 270X). Agora a questão será de qual TR2 600 estamos falando.

 

Se for essa daqui abaixo, ok! É uma fonte com alguma credibilidade:

 

Label1-1024x566.jpg

 

Teste: http://hardwareinsights.com/wp/thermaltake-tr2-bronze-600wtr-600p-review/

 

A fonte a seguir é a primeira versão da TR2. Ela não apresenta a mesma qualidade da sua sucessora e tem sua linha de 12V dividida em duas. Infelizmente, não vi nenhum teste ou review desta fonte, Felipe. Creio que não necessitará desembolsar uma grana para comprar outra fonte.

 

 

 

sam0083y.jpg

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Felipe e seja bem-vindo ao fórum CdH!

 

Olha...se for puramente pela potência de 600W, sua TT continuará sobrando mesmo alimentando a R9 270X (acho que nem acrescerá 50W de consumo da 550ti para a 270X). Agora a questão será de qual TR2 600 estamos falando.

 

Se for essa daqui abaixo, ok! É uma fonte com alguma credibilidade:

 

Label1-1024x566.jpg

 

Teste: http://hardwareinsights.com/wp/thermaltake-tr2-bronze-600wtr-600p-review/

 

A fonte abaio é a primeira versão da TR2. Ela não apresenta a mesma qualidade da sua sucessora e tem sua linha de 12V dividida em duas. Infelizmente, não vi nenhum teste ou review desta fonte, Felipe. Creio que não necessitará desembolsar uma grana para comprar outra fonte.

 

 

 

sam0083y.jpg

 

Abraço!!

 

Olá Cabelo,

Fiquei atento ao que li a alguns sites/forums que diziam exatamente isso quanto a esses modelos iguais/diferentes da TR2. Engraçado que a minha é um modelo TR-600 (sem o P), no caso essa aqui: http://www.kabum.com.br/produto/16988/fonte-thermaltake-atx-tr2-600w-tr-600. (pagina da minha fonte no site da Tt: http://br.thermaltake.com/products-model.aspx?id=C_00002032)

Aí temos a TR-600P, no caso essa: http://www.kabum.com.br/produto/33280/fonte-thermaltake-atx-tr2-600w-tr-600p/?tag=Thermaltake%20TR2%20600W

Veja a diferença de preço.

Lí em algum lugar que a minha no caso tem 70 e tantos por cento de eficiencia, contra 88% da TR-600P. Eu não me importaria de continuar com a TR-600 mas estou incerto já que são muitas informações e essa tosquisse de 3 modelos parecidissimos fazem com que eu não consiga chegar a uma conclusão exata se ela será eficiente ou não

Muito obrigado pelo seu retorno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

Epa, a TR2 que tu tem é a primeira versão. Felipe?

 

T925-6000-mfcall06-cba.jpg

Não sei porque alguns fabricantes confundem tanto nos nomes de suas fontes (Vide Corsair também). Realmente essa fonte está longe do ideal e certamente não a recomendaria. Mas como já tem uma, o negócio é mesmo ver se ela será capaz de suprir esse acréscimo de consumo após a troca de VGA.

 

Pois bem, caro Felipe, verifiquei que nas linhas de 12V existentes, a potência máxima é de 516W. Uma linha compreende 20A (240W) e a segunda 23A (276W). O consumo máximo de sua configuração sem overclock + R9 270x deu cerca de 330W (acresci 2 HDD SATA, DVD-Rom, caixas de som USB e 3 fans de 120mm). Essa faixa de potência de 330W indica que aproveitará melhor a curva de eficiência de uma fonte de 500 a 600W moderna. O que não posso afirmar é se aplicará se o mesmo cenário se estenderá à TR-600W,

 

O lado bom é que essa demanda total é um pouco maior que a metade da capacidade da fonte, segundo o rótulo. Acho que dá pra levar sua config usando-a, entretanto, há dúvidas principalmente em relação à oscilação de tensão durante essa demanda. Na minha modesta opinião, começaria a planejar, em uma futura oportunidade, adquirir uma fonte condizente aos tempos atuais, com eficiência alta, PFC ativo e com a certeza que a fonte cumpre o que o rótulo promete com segurança. Uma de 500W já o atenderá muito bem.

 

Abraço Felipe!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

De volta!

 

Epa, a TR2 que tu tem é a primeira versão. Felipe?

 

T925-6000-mfcall06-cba.jpg

Não sei porque alguns fabricantes confundem tanto nos nomes de suas fontes (Vide Corsair também). Realmente essa fonte está longe do ideal e certamente não a recomendaria. Mas como já tem uma, o negócio é mesmo ver se ela será capaz de suprir esse acréscimo de consumo após a troca de VGA.

 

Pois bem, caro Felipe, verifiquei que nas linhas de 12V existentes, a potência máxima é de 516W. Uma linha compreende 20A (240W) e a segunda 23A (276W). O consumo máximo de sua configuração sem overclock + R9 270x deu cerca de 330W (acresci 2 HDD SATA, DVD-Rom, caixas de som USB e 3 fans de 120mm). Essa faixa de potência de 330W indica que aproveitará melhor a curva de eficiência de uma fonte de 500 a 600W moderna. O que não posso afirmar é se aplicará se o mesmo cenário se estenderá à TR-600W,

 

O lado bom é que essa demanda total é um pouco maior que a metade da capacidade da fonte, segundo o rótulo. Acho que dá pra levar sua config usando-a, entretanto, há dúvidas principalmente em relação à oscilação de tensão durante essa demanda. Na minha modesta opinião, começaria a planejar, em uma futura oportunidade, adquirir uma fonte condizente aos tempos atuais, com eficiência alta, PFC ativo e com a certeza que a fonte cumpre o que o rótulo promete com segurança. Uma de 500W já o atenderá muito bem.

 

Abraço Felipe!!

 

 

É exatamente esta, irei tentar levar adiante com ela. Irei também dar uma pesquisada nos indicios se a fonte está funcionando corretamente. Se for muito necessário vou investir em uma nova.

Cabelo, muito obrigado pela força!

 

Abraço e até a próxima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...