Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

windows xp não re-instala


Posts recomendados

bom dia. é o meu 1º post aqui no fórum.

 

estou com um problema sério.
o meu PC estava cada vez pior, mais lento, o rato ficava desgovernado cada vez que abria o navegador (Firefox) ou mesmo outras coisas, como o CCleaner e isto mesmo depois de ter limpado malwares e virus também.
é um problema que se vem arrastando há muitos meses e já não sei como resolver.
então resolvi fazer o que sempre faço: actualizar o windows xp com uma re-instalação (actualização) que normalmente resolve o assunto temporariamente. a instalação começou mais lenta que o habitual, mas tudo corria bem.
só que a meio apareceu, como sempre, um aviso a dizer que o ficheiro SISBase.dll do Silicon Integrated Systems era necessário para continuar a instalação. até aqui tudo bem, porque isto aparece sempre que re-instalo (actualizo) o windows. tudo o que tenho que fazer para continuar é carregar no botão cancelar por baixo de OK. 
às vezes o rato deixa de funcionar, mas aí só tenho que utilizar a tecla TAB para descer até ao "cancelar" e depois dar ENTER.
só que o problema é que, agora, quando chega a esta fase do PC pedir o tal ficheiro, TUDO deixa de funcionar.
o rato não funciona e as teclas TAMBÉM não. e já reiniciei muitas vezes, mas acontece sempre o mesmo.
o rato mexe normalmente, mas quando o PC pede o SISBase.dll numa caixinha cinzenta, o rato deixa de funcionar e as teclas também. o que faço??
 
nota: podia ser de alguma PEN ou dispositivo que tivesse nalguma entrada USB, já me aconteceu isso noutras vezes. mas desta vez, nem isso. não tenho nada ligado ao PC.
 
o modo de segurança também não funciona, porque carrego F8 e aparecem aquelas opções todas, mas o teclado simplesmente não mexe, não consigo seleccionar a opção "iniciar no modo de segurança".
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @sleepwalking,

 

Primeiramente, gostaria de aconcelha-lo a migrar do windows xp para uma versão mais atualizada ou quem sabe alguma distro linux.

 

 

 

o meu PC estava cada vez pior, mais lento, o rato ficava desgovernado cada vez que abria o navegador (Firefox) ou mesmo outras coisas, como o CCleaner e isto mesmo depois de ter limpado malwares e virus também.

 

Quais programas você utilizou para efetuar o scan/remoção de malwares?

 

Tente verificar se o drive desses equipamentos estão atualizados (sugestão: http://www.baixaki.com.br/download/driver-genius-professional.htm)

 

Att.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, é assim, o windows xp foi descontinuado. Já não fazem atualizações para o windows xp contra virus e malwares, portanto aconselho a formatar o pc com uma das seguintes versões: Windows vista, Windows 7 ou windows 8/8.1. Aconselho mais o windows 7 pois é leve . Pode colocar as especificações do seu computador aqui? Disco, memória, grafica, processador, etc.... Quanto ao teclado nao funcionar, faça um reset a Bios, depois de fazer o reset na bios entre nela e va a chipset config e ative o teclado e rato usb . Pode variar de board para board, por isso é que preciso que coloque aqui as especificações do seu computador, inclusive a marca e modelo da sua motherboard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas quando eu disse "actualizado" é uma forma de dizer. eu quis dizer que meto o CD do windows XP para re-instalar por cima e normalmente o problema do "hijack", lentidão e rato desgovernado desaparece, ao menos por uns dias e às vezes semanas.  

não é para "actualizar", mas para refrescar.

quanto a formatar, não posso fazer isso porque tenho muitos dados que não quero perder.

e a instalação ficou interrompida a meio e agora sempre que reinicio o PC não passa disso. leva-me de volta ao sítio onde a instalação parou e não sai daí. não posso fazer nada, nem formatar nem aceder ao windows nem nada. por isso é que preciso de ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já liguei o disco noutro computador, mas nada feito. nem sequer me leva à instalação interrompida a meio.

agora inicia e pouco depois aparece um erro com a mensagem:

"o windows não pôde ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido:

system32\drivers\ntfs.sys"

 

li umas coisas e experimentei pôr o CD de instalação do Windows na drive do outro computador, mas nada feito.

carrego no botão "r" que é indicado, mas o máximo que aparece é:  "boot from ATAPI cd rom" e segunoos depois "failure"

 

depois reinicia e volta tudo ao mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveite para meter o disco noutro computador, iniciar com os dois discos o seu que tem a instalação interrompida  e o do computador que usou para testar. Inicie o sistema operativo do computador que usou para testar o disco e quando iniciar aceda ao disco que tenm a instalação interrompida e copie os ficheiros a guarda e formate o disco no outro pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com outro problema grave, mas como não queria fazer um novo tópico sobre isso aqui vai.

como eu disse,  segui o conselho do Devil e liguei o disco noutro computador. não só recuperei os dados (backup) como ainda recuperei o disco sem ter formatado realmente.  ele começou a funcionar perfeitamente noutro CPU, e os dados continuavam lá como sempre.

mas o problema é que após ter ligado o disco no computador original, ele reinicia e depois dá uma tela azul muito rápida que nem dá para ler nada (é uma fracção de segundo) e depois reinicia outra vez.

pensei que podia ser o cabo flat errado ou qualquer outra coisa, mas já experimentei de várias maneiras e não consigo iniciar o windows.  como disse, reinicia, faz tela azul muito rápida e depois reinicia de novo. não passa daqui.

tentei dar boot pelo cd e formatar outra vez, mas não consigo. e agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente aquecimento de algum componente como o processador, tente limpar bem trocar a massa termica do processador, tirar os pentes de memoria ram limpar com borracha branca e depois tirar as aparas de borracha e colocar um a um a ver o que dá, se colocar um e der tela azul, retire esse e meta o outro a ver se dá tela azul, se não der é porque o pente está com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nada feito. tirei o cooler do processador, limpei, passei por àgua, comprei massa térmica e passei no processador, limpei bem, depois meti tudo como estava, liguei mas não passa do iniciar, tela azul muito rápida (fracção de segundo) e reiniciar outra vez. não passa disto. os pentes também estão limpos, aliás, já outro dia os tinha limpado e passado uma borracha, mas nada feito.

e atenção que acontece isso com dois discos, não é só com um disco. então o problema deve ser do cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...