Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4x4GB Corsair Vengeance Pro 1866MHz vs Gigabyte GA-990FXA-UD3 rev. 4.0 - Configurar memórias @ 1866MHz


Posts recomendados

Olá pessoal. Meu caso é o seguinte: estou com 4 pentes Corsair Vengeance (Part Number CMY8GX3M2A1866C9) que só liga o PC com clock de 1333. A latência da memória é a mesma em que ela foi testada, segundo consta no site da Corsair (link da memória). Minha placa mãe é uma GA-990FXA-UD3 rev. 4.0 (link da placa), ela tem suporte para memórias 1866 sem overclock. O processador também suporta o clock, é um FX-8350 (link do produto na kabum). Entrei em contato com a Gigabyte e me falaram que não dão suporte dessas modificações, pedindo para contatar a fabricante das memórias. Mandei mensagem para o suporte brasileiro da Corsair, e me falaram que não garantiam a compatibilidade, mas que já fizeram testes, e pediram para aumentar um pouco a tensão. Tentei aqui e não deu certo. Já pesquisei bastante e não encontro solução. Sempre que inicio o PC com 1866, ele volta para a BIOS.
 
Tirei umas fotos da BIOS pra vocês analisarem. Essas primeiras com o XMP desativado:
 
LyZNle9.jpg
 
gQUOHrd.jpg
 
Ge5kAL1.jpg
 
E essas agora com o XMP ativado:
 
3OzaTNe.jpg
 
QELXWvW.jpg
 
Essa é das voltagens, que não se alteram com o XMP ativado ou desativado:
 
ZcuvVTe.jpg
 
E aqui é uma foto do CPU-Z que tirei nas pressas agora no horário de almoço:
 
e39Mx8y.jpg
 
Espero que alguém consiga me ajudar. Muito obrigado pela atenção de vocês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você testou colocando cada módulo separadamente? Existe a remota possibilidade de sua placa não suportar os 4 slots a essa velocidade de 1866.E uma chance remota, mas existe.Para tal, teste com uma, depois com duas até chegar nas 4.

E poste aqui seus resultados.Pode até acontecer de um dos módulos de memória ter vindo erroneamente marcado como 1866 quando na verdade é de 1333.Assim o sistema vai nivelar por baixo setando todas com o valor da memo mais fraca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você testou colocando cada módulo separadamente? Existe a remota possibilidade de sua placa não suportar os 4 slots a essa velocidade de 1866.E uma chance remota, mas existe.Para tal, teste com uma, depois com duas até chegar nas 4.

E poste aqui seus resultados.Pode até acontecer de um dos módulos de memória ter vindo erroneamente marcado como 1866 quando na verdade é de 1333.Assim o sistema vai nivelar por baixo setando todas com o valor da memo mais fraca.

Ainda não testei iky, mas como mostra na foto que tirei do CPU-Z, consta a part number correta. Assim que chegar em casa vou realizar os testes e postar os resultados. Obrigado pela ajuda

 

Tira o System Memory Multiplier do Auto e experimenta mexer la, ve se elas passam pra 1866.

Ele passa sim pvfrota. Quando ativo o XMP ele já seta automaticamente para 1866, as latências corretas e tudo. Já fiz isso manualmente, e não funcionou. Na minha placa anterior (que é a mesma UD3, apenas mudando a revisão, que era 3.0) usava 2 pentes Corsair Vengeance de 1600, com o XMP ativo. Era tranquilo. Agora que está dando essa bronca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, não sei se resolvi o problema, mas o sistema iniciou. iky, testei as memórias uma por uma, em todos os slots, com o XMP ativo. Todas rodaram a 1866. Essa imagem é com apenas 1 memória:

 

YCTVU31.jpg

 

Depois disso coloquei 2 pentes em dual channel, e também funcionaram. Segue foto:

 

pHatRPY.jpg

 

Quando liguei com 3 pentes, a máquina não iniciou. Retirei 1 pente e liguei a máquina normalmente, com o XMP ativo. Então coloquei os 4 pentes, e a máquina iniciou em 1866. Porém quando puxo pelo CPU-Z consta que está em 1333.

 

WKPOJEV.jpg

 

Mas na BIOS está setado em 1866, com XMP ativo.

 

DwsztxU.jpg

 

JOlctRT.jpg

 

Notei que com apenas 2 pentes o Profile VTT Voltage subiu para 1.30V, enquanto com as 4 pentes cai para 1.05. Mudam algumas coisas também, pois está no XMP automático. Agora não entendo como na BIOS consta que está 1866, e o CPU-Z acusa 1333.

*Edit: é, não consegui. Quando desliguei o PC e liguei novamente não iniciou o sistema. Estou pensando em setar os valores que mostram na BIOS quando se está apenas 2 pentes, nos 4 pentes. Será que dá problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só testando mesmo pra saber.Mas creio que estamos no caminho cero.Quando você pos uma e logo em seguida

Outo detalhe, verifique se há atualização de bios para sua placa-mãe.Muitos problemas são corrigidos quando fazemos a atualização.

Veja se ela precisa e se sim, faça.Depois teste as memos e veja se algo muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Não vai com 1,65v. Não testei o aumento da tensão CPU/NB. Influencia nas memórias? Você tem algum valor pra me sugerir? Repetindo a imagem com os valores pra facilitar:

 

ZcuvVTe.jpg

 

O que acho estranho é esse VTT Voltage, que com 2 pentes fica a 1,30v, e com 4 pentes cai pra 1,05v. 

 

DwsztxU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CPU/NB é a controladora de memória e caches embutido no processador. As vezes, pra que funcione bem com memórias mais rápidas, se faz necessário aumentar sua tensão de alimentação. Quanto a sua tensão, suba um degrau acima do que já está atualmente, mas antes, ajuste manualmente a tensão VTT que está baixando.

 

Pelo segundo print acima, percebe-se que a placa-mãe suporta o perfil XMP, sem fazer outras alterações ative o mesmo ara 1866MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CPU/NB é a controladora de memória e caches embutido no processador. As vezes, pra que funcione bem com memórias mais rápidas, se faz necessário aumentar sua tensão de alimentação. Quanto a sua tensão, suba um degrau acima do que já está atualmente, mas antes, ajuste manualmente a tensão VTT que está baixando.

 

Pelo segundo print acima, percebe-se que a placa-mãe suporta o perfil XMP, sem fazer outras alterações ative o mesmo ara 1866MHz.

 

Não adiantou também. Como mostra nas screens, já ativei o XMP sem nenhuma outra alteração, e ele não liga. Também não consegui alterar o VTT Voltage manualmente... não entendo muito dessa parte, mas minha intuição diz que o problema está aí.

 

Fera, não sei se já conseguiu resolver o problema. Tenho a mesma placa que o amigo e pesquisando no site da própria gigabyte, encontrei a informação de que se a memória for 1866, somente uma memória por canal. Pra ser duas por canal, somente até 1600MHz.

 

Não consegui cara. E outra, já falei diretamente com o suporte da Gigabyte, e me falaram que o problema era minha memória, que não era compatível. Só que testei com memórias que estão na lista deles, com o mesmo problema. Me pediram para preencher um formulário e enviar para eles. Estou no aguardo de resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verifique se há uma nova versão de bios disponível no site do fabricante que possa resolver esse problema.

 

Se não houver, configure então as memórias a 1600MHz para que possam trabalhar em dual channel. Mais vale um par de memórias 1600MHz em dual channel que um par 1866MHz em single channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá tenho o mesmo problema: comprei a placa-mãe GIGABYTE - Modelo: GA-990FXA-UD3, Processador AMD FX 9370 Black Edition Octa Core 4.4GHz 4.7GHz Max Turbo 16MB AM3, e coloquei 4 pentes de MEMORIA DDR3 8GB 1866MHZ CORSAIR PLATINUM DOMINATOR 32GB, porém a frequência não passa de 1333MHZ, se aumentar a frequência manualmente, só 2 slot de memória funcionam, já fiz vários testes; as memórias estão todas certas, a versão da bios é a mais recente, tem alguma solução?

se alguem souber pode me passar o contato da gigabyte e da corsair?

 

Se vocês puderem me ajudar fico muito agradecido…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tenho o mesmo problema: comprei a placa-mãe GIGABYTE - Modelo: GA-990FXA-UD3, Processador AMD FX 9370 Black Edition Octa Core 4.4GHz 4.7GHz Max Turbo 16MB AM3, e coloquei 4 pentes de MEMORIA DDR3 8GB 1866MHZ CORSAIR PLATINUM DOMINATOR 32GB, porém a frequência não passa de 1333MHZ, se aumentar a frequência manualmente, só 2 slot de memória funcionam, já fiz vários testes; as memórias estão todas certas, a versão da bios é a mais recente, tem alguma solução?

se alguem souber pode me passar o contato da gigabyte e da corsair?

 

Se vocês puderem me ajudar fico muito agradecido…

Rapaz, veja a data desse tópico, e ainda não consegui resolver meu problema. Quando mando mensagem pra gigabyte dizem que minhas memórias não estão na lista de modelos suportados pela placa, porém com 2 pentes funcionam em 1866, mas com 4 não. Já testei com memórias que estavam na lista, e acontece a mesma coisa. Comprei nessa cyber monday um FX 9590, e vou ver se vai dar alguma diferença. Mas estou novamente num diálogo com a gigabyte, tentando obter informações de valores manuais para setar na bios. Eles só dizem pra eu ir alterando, mas não dizem algo concreto pra eu pelo menos ter uma base. Não costumo mudar essas coisas.

 

Também já tentei entrar em contato com a corsair, mas eles dizem que é com a fabricante da placa. Se você quiser o contato da gigabyte, tem de ir direto no site deles: http://br.gigabyte.com/support-downloads/technical-support.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estou com o mesmo problema, tenho a mesma placa mãe, mesma rev. 4.0, formatei meu pc recentemente por outras questões, mas me lembro que tinha conseguido colocar isso manualmente, nunca consegui colocar o profile 1 ou o 2 do xmp, mas consegui alterar na mão os multiplicadores...

como disse formatei a máquina e agora não estou conseguindo, instalei a bios nova da placa, a f3i, mas nada, minhas memórias são diferentes das de vocês, as minhas são g-skill F3-186c9d-16gxm, são 4... vou procurar para ver se encontro algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Em 02/02/2015 at 00:49, Leonardo Rinaldi disse:

Estou com o mesmo problema, tenho a mesma placa mãe, mesma rev. 4.0, formatei meu pc recentemente por outras questões, mas me lembro que tinha conseguido colocar isso manualmente, nunca consegui colocar o profile 1 ou o 2 do xmp, mas consegui alterar na mão os multiplicadores...

como disse formatei a máquina e agora não estou conseguindo, instalei a bios nova da placa, a f3i, mas nada, minhas memórias são diferentes das de vocês, as minhas são g-skill F3-186c9d-16gxm, são 4... vou procurar para ver se encontro algo...

Conseguiu algo cara? Esse problema ainda persiste em minha máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

irmão, não consegui, pelo que entendi pela minha pesquisa essa placa mãe nossa funciona dessa forma... também quando comprei a minha mob e as memórias g-skill tinha visto no site das duas a compatibilidade e apontava como compatíveis... fui vendo que essa placa funciona da forma que já constatamos... acabei vendo uns vídeos e dei uma relaxada sobre o assunto, olha esse vídeo, é meio polêmico, mas os caras fizeram testes... 
https://www.youtube.com/watch?v=T4-zDvqgAV8

 

fala ae depois o que você acha... daqui a pouco a gente já tá trocando de placa né... tem tanto tempo esse problema... abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma sugestão, tentem desativar o xmp, talvez seja preciso ajustar os timins manualmente, baixar o multiplicador da memoria 1 nível e subir o BCLK até dar os 1866mhz, subir também 2 níveis o nb vcore, mas baixe também o multiplicador do CPU, pois ele vai subir a frequência junto.

Dessa maneira consegui rodar a 2133mhz (dual chanel corsair dominator platinum) numa Ga970a-ds3p, que suporta até 1866 em O.C, talvez funcione com vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...