Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problema no hd? preciso de ajuda!


Posts recomendados

Ola pessoal. Ja peço desculpas caso tenha colocado o tópico no local errado.
Ja faz cerca de 7 meses que tenho problemas no hd de simplesmente travar inexperadamente o computador, problemas na inicialização e, mais ultimamente, acusação de bad o tempo todo na inicialização. Mesmo fazendo o scan, o cd nao detectou nenhuma bad mesmo todo boot acusar isso ainda q sem interromper a inicialização. Após isso, o HD fazia uns estalos como se tivesse uma mola batendo, eventualmente, e travar todo o pc instantaneamente. Ja sabia que algum dia estaria ferrado.
Bom,o dia chegou, e agora, após freezar na tela de inicialização, por décimos de segundo aparece uma tela azul e o pc fica reiniciando, repetindo o processo. (Ja tentei safe mode, repair, chkdsk..) tentarei postar uma foto..

 

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/v/t34.0-12/10351516_721716264517861_6336725905736376269_n.jpg?oh=97a2fd1a12ea934f5b2d08d04133969f&oe=536D7F6B&__gda__=1399718440_fd95fce2c046bda703f80574adb0a588

 

Enfim, eis a questão: irei comprar um hd novo hoje, mas e se o problema nao for realmente o hd? Ou nao somente o hd, talvez tb a placa-mãe?
Enfim.. segue a configuração do meu pc:

HD - 1tb, seagate (eu acho)
Processador - core i5 2500K
Memoria - DDR3 1333mhz
Placa de video - gtx 560ti 1,5gb
placa-mãe: p8h61-m lx.

Btw: pretendo comprar o caviar blue de 1tb da western, mesmo q a placa so aguente sata 2. Haha ^^
Obg pela atenção.. e socorro kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você ouviu estalos e apareceram relatos de Bad Blocks, o HD já era. Isso é questão de erro físico nos pratos do HD, que não podem ser trocados e nem reparados, você terá que comprar um HD novo. Eu tenho um HD externo da WD e ele nunca levou batida nem nada e está com Bad Blocks. Mesmo que eu tivesse formatado ele direto, não é normal um erro físico apenas com operações lógicas, na minha opinião. Eu pegaria da Seagate, compra um com suporte à SATA III, pra quando você trocar de placa mãe e processador, já usufruir da tecnologia. Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, obrigado pela atenção. então.. estou um pouco traumatizado com o seagate, e esse caviar blue ja é sata 3.. kkkk e falam mt bem dele..

Outro.. tb nunca tive qualquer impacto no hd interno e houve esse problema.. mas enfim.. questão de má sorte. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o colega disse acima, se ouviu estalos, já era, é bem provável que as cabeças da agulha estejam desalinhadas, ou o famoso problema de 'agulha presa', onde com uma batida/impacto, ela volta a funcionar. Mas em ambos os casos é morte. Quando se trata apenas de bad blocks há N maneiras de proceder, até de isolar a área irrecuperável e usar a parte saudável do HD, agora, com este 'click da morte', dificilmente tem volta. 

Tenho um iPod classic que começou com estes estalos no HD após um tombo, desde então, quando começa, apenas com um tapa para ele voltar a funcionar.

Espero que você tenha sorte e consiga recuperar os dados, e quanto à marca, sugiro sempre que você vá pelo melhor custo x benefício, seja garantia, segurança quanto a loja em que vá comprar, etc. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A WD eu tive esse problema dos Bad Blocks, mas não quero dizer que seja uma marca ruim hehe. Assim como já li e ouvi falarem mal da Samsung e eu já usei um HD 80GB IDE da Samsung de 2006 à 2008, nunca deu problema. Porém a Seagate é uma marca top de linha em se tratando de HDs, ela também tem HDs 1TB SATA III com 64MB de cache.

No BoaDica mesmo tem HDs com preços acessíveis da Seagate: http://www.boadica.com.br/pesquisa/arm_hd/precos?ClasseProdutoX=15&CodCategoriaX=3&XT=7

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, essa questão realmente é muito pessoal, todos tempos historias de problemas e sucessos com marcas de HD, e sabemos que todas elas cometem erros, como o famoso bug do Seagate barracura 7200.11, que resultou em muuitos Hds mortos. E eu, que tenho um MAXTOR IDE 40GB funcionando há 10 anos. Dez anos.

Concordo que a Seagate tem mais nome, até pelas aquisições ao longo do seu  curso, como a da Maxtor e a divisão de HDs da Samsung, mas todas são grandes fabricantes, acho que @YuriHisoka estará bem servido com qualquer um dos modelos atuais.

abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, essa questão realmente é muito pessoal, todos tempos historias de problemas e sucessos com marcas de HD, e sabemos que todas elas cometem erros, como o famoso bug do Seagate barracura 7200.11, que resultou em muuitos Hds mortos. E eu, que tenho um MAXTOR IDE 40GB funcionando há 10 anos. Dez anos.

Concordo que a Seagate tem mais nome, até pelas aquisições ao longo do seu  curso, como a da Maxtor e a divisão de HDs da Samsung, mas todas são grandes fabricantes, acho que @YuriHisoka estará bem servido com qualquer um dos modelos atuais.

abraço

Exato! Disse tudo. Paz!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao teria outro hd para colocar no lugar só pra ter uma certeza que é o hd

Olá rodrigo.

Infelizmente nao tenho outro hd a disposição.. mas queria saber se, pelos "sintomas" apresentados e a foto q postei da tela, ja condizem com um erro do hd e nao da placa-mãe ou algo assim... alguém poderia me informar?

verifique, se puder e conseguir, os parametros S.M.A.R.T, dai você tira logo essa duvida se é o hd ou nao.. eles dao uma estimativa de como esta seu hd..

Como funciona esse smart?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá rodrigo.

Infelizmente nao tenho outro hd a disposição.. mas queria saber se, pelos "sintomas" apresentados e a foto q postei da tela, ja condizem com um erro do hd e nao da placa-mãe ou algo assim... alguém poderia me informar?

Como funciona esse smart?

Se apareceu algo referente à "Bad Blocks" é o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim, olhem a imagem que aparece toda vez que vou ligar o computador.. mas este erro não impede minha inicialização.. mas persiste a um bom tempo.. aproximadamente 7 meses.

 

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/v/t34.0-12/10253999_721766954512792_4891987825205658908_n.jpg?oh=3a514d6a5bd94785956c0ecc2bb778fe&oe=536D9AF6&__gda__=1399682769_88e32cc068109f3e245cda8b1a74bcc6

 

10253999_721766954512792_489198782520565


leia

 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.

 

 

 

se estiver conseguindo acessar o tal hd com windows pode fazer a verificacao desses parametros.. um exemplo de programa é o AIDA64

 

VEJA: http://prntscr.com/3hgjrk

Posso abrir o programa mesmo sem o bot(interrogação kk)..  já já lerei sobre a matéria.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim, olhem a imagem que aparece toda vez que vou ligar o computador.. mas este erro não impede minha inicialização.. mas persiste a um bom tempo.. aproximadamente 7 meses.

 

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/v/t34.0-12/10253999_721766954512792_4891987825205658908_n.jpg?oh=3a514d6a5bd94785956c0ecc2bb778fe&oe=536D9AF6&__gda__=1399682769_88e32cc068109f3e245cda8b1a74bcc6

 

10253999_721766954512792_489198782520565

Pelo que eu entendi o S.M.A.R.T está com problema, então deve ser grave. Eu acho que não vai ter jeito e terá que partir pra um HD novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente o "HDD Regenerator", já consegui adiar a troca de um HD com ele. Fique atento a posicão dos setores defeituosos que o software vai lhe sugerir para você particionar o seu HD a fim de isolar os bad blocks em uma partição e com isso evitar que essa parte do disco seja usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa opinião sucinta.. qual a chance de o problema envolver a placa mãe? Este hd me passa raiva nao é de hoje e algum dia estava ciente de troca lo.. estes cds nao me sao acessiveis no momento, e o custo para um técnico vir e provavelmente me falar o que é óbvio, acaba sendo alto..

Ta valendo mais a pena so trocar o HD mesmo.. mas me preocupo é com poder ser outra peça.. com o q foi apresentado, o q acham?

A proposito, a um tempo atrás, um técnico passou um cd que escaneou o hd todo mas nao encontrou bad files.. mesmo q o pc continuasse acusando de bad. Provavelmente é um desses programas citados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o HirensBoot é gratis, pode ser baixado e gravado em um CD sem problemas.

Quanto a placa-mãe, o problema é nitidamente no HD, a mensagem "S.M.A.R.T Status Bad" é exclusiva do HD, e pode ter certeza que ele não foi causado pela motherboard.

Reza a lenda que fontes ruins colaboram para este tipo de problema, mas também é raro.

Agora, desligamentos acidentais, queda de luz, impacto sobre a CPU, são os principais causadores de bad blocks.

Ta valendo mais trocar o HD mesmo.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

YuriHisoka

 

Já experimentou trocar os cabos desse HD e desativar o monitoramento do SMART no setup do BIOS ?

 

Assim você consegue entrar no Windows sem essa mensagem de "SMART status bad ...".

 

A troca dos cabos e de porta SATA da placa-mãe podem acabar com esses estalos no HD e até reverter o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa opinião sucinta.. qual a chance de o problema envolver a placa mãe? Este hd me passa raiva nao é de hoje e algum dia estava ciente de troca lo.. estes cds nao me sao acessiveis no momento, e o custo para um técnico vir e provavelmente me falar o que é óbvio, acaba sendo alto..

Ta valendo mais a pena so trocar o HD mesmo.. mas me preocupo é com poder ser outra peça.. com o q foi apresentado, o q acham?

A proposito, a um tempo atrás, um técnico passou um cd que escaneou o hd todo mas nao encontrou bad files.. mesmo q o pc continuasse acusando de bad. Provavelmente é um desses programas citados.

Eu pelo que vi não acho que é a placa mãe. Você pode verificar a placa e ver se algum capacitor está queimado, se algum recurso dela está estranho, porém o PC ligou, pra chegar até essa tela que você tirou screenshot tem que passar pelo POST, então eu acho que a placa mãe está boa sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Up.. irei comprar hj

Eu pelo que vi não acho que é a placa mãe. Você pode verificar a placa e ver se algum capacitor está queimado, se algum recurso dela está estranho, porém o PC ligou, pra chegar até essa tela que você tirou screenshot tem que passar pelo POST, então eu acho que a placa mãe está boa sim.

Ok.. obrigado a todos. Comprarei o seagate hoje!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

YuriHisoka

Já experimentou trocar os cabos desse HD e desativar o monitoramento do SMART no setup do BIOS ?

Assim você consegue entrar no Windows sem essa mensagem de "SMART status bad ...".

A troca dos cabos e de porta SATA da placa-mãe podem acabar com esses estalos no HD e até reverter o problema.

Mas nao se trata de um problema físico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...