Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com 5v , ja tentei de tudo ! Preciso de uma luz


Posts recomendados

Boa noite galera , primeira vez que recorro ao forum porque realmente ja nao sei mais o que fazer .

Antes de mais nada vou postar o que eu tenho e vocês me dizem a partir dai 

Atualmente estou com uma p8z77-v lx ( asus ) um i7 3770 , r9 280x xfire com uma hd7950 . 1 ssd e 2 hd's de 3 tb , fora o driver de cd . e os coolers e leds do pc 

 

Meu problema comecou quando minha placa de video ( hd 7950 ) apareceu com umas listras na tela .... imaginei que podia ser algum problema de solda e em vez de aposentar ela comprei a r9 pra botar de principal e fazer um crossfire .... ate ai eu tinha uma fonte da antec 750 plus 80 ... ( achei que ia aguentar no limite ) comecei a rodar com ela ... depois de alguns dias quando fui ligar o pc ele desligou e ligou ja na bios ... dizendo que 5v estava muito alto e que pra evitar problemas a plca mae segurou a onda ... ate ai beleza ... pensei ( ate mesmo porque NUNCA tive esse tipo de problema e nao sabia e nem sei por onde vai ) de um jeito ou de outro to usando a fonte no limite ... se for bronca na tensão ja vou trocar ela .. ai comprei uma strike x 1100 da aero cool ... instalei tudo liguei tudo ... depois de alguns dias o problema voltou

 

Ja fiz de um tudo , desliguei componente por componente e fui ligando o pc entre cada um pra ver se era problema ... ja deixei uma placa de video so ... ja tirei todos os hds ... desliguei os leds ... e meu 5v continua oscilando de 5.080 ate 5.700 ... com ambas as fontes ... sendo que se deixo o pc um pouco desligado um tempo ... volto e consigo jogar por 1 dia ... as vezes ... agora por ex estou com com tudo desligado a bios ligada e esta oscilando de 5.200 ate 5.400 ( sem NADA ligado .. so a plaaca de video ) sera que deu algum problema no sensor da placa-mãe ? o que vocês me recomendam ?

quando estava tudo normal .. joguei ate um overclock .. funcionou perfeitamente tudo ok ... depois tirei porque nao havia porque .. tava tudo rodando bem ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bios que acusa , diz que ta tendo power surge , e desliga o pc ... quando monitoro as oscilacoes é pela bios , o pc eu conecto direto na tomada...  mas ja tentei com o filtro , sem , e com o nobreak , em tomadas diferentes tb .. ja tentei .. agora por exemplo .. ele ficou normal quase 3 horas .. e voltou gradualmente a 5.600v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi a primeira coisa que fiz , testei só com a 7950 , depois só com a r9 , hj desmontei ele pela 302301390 x e remontei inteiro olhando cabo por cabo e continuou dando o problema... então fui pesquisar pra que o "rail 5v" servia ... vi que funcionava pra alguns coolers , porta usb e coisas do gênero ... nos últimos 5 dias tenho pensado em milhões de maneira de resolver .. hj passei a madrugada toda nessa... ai lembrei que eu tinha enrolado o cabo do cooler do processador em volta e tal ( próprio cooler tem o espaço pra engatar os cabos em volta ) so que lembrei que tinha forcado um pouco .. soltei desenrolei e quando liguei tava 5.080 fixo .. não sei se foi coincidência mas ja ta a 30 minutos cravado em 5.080 .. e antes nao parava fixo .. 

 

 

 

*** editado ** : doce ilusao , voltou a oscilar e ta batendo 5.600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só vou dar atenção às suas medidas se tomadas com um multímetro, direto na linha de 5 Volts. Veja ai como fazer:  Ler tensões com um multímetro       

Multímetro ou tomas emprestado ou compra um.. Custa menos de R$ 10 em um bom camelô..  Veja ai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546401944-multimetro-digital-dt830b-completo-ponta-de-prova-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o multimetro , ontem passou o dia inteiro a 5.080 (5.100 no multimetro ) hoje comecou a chegar em umas voltagens tipo 6.300 no sensor .. ( continua 5.100 no multimetro ) , desliguei o anti surge , porém continuei monitorando , aparentemente era o sensor mesmo que sabe Deus porque ta dando problema , so queria tirar mais uma duvida , tem outro jeito de medir essa tensão ? digo , algum lugar na propria placa-mãe ? ( porque a fonte nao é o problema , ta zero e ja testei 2 diferentes ) so mesmo pra tirar o peso do ombro e o medo de queimar algo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o multimetro , ontem passou o dia inteiro a 5.080 (5.100 no multimetro ) hoje comecou a chegar em umas voltagens tipo 6.300 no sensor .. ( continua 5.100 no multimetro ) , desliguei o anti surge , porém continuei monitorando , aparentemente era o sensor mesmo que sabe Deus porque ta dando problema , so queria tirar mais uma duvida , tem outro jeito de medir essa tensão ? digo , algum lugar na propria placa-mãe ? ( porque a fonte nao é o problema , ta zero e ja testei 2 diferentes ) so mesmo pra tirar o peso do ombro e o medo de queimar algo 

Não precisa ser Deus pra saber que esses sensores não servem pra nada. Para ter medições corretas só mesmo com o multímetro. Não precisa de nenhum outro meio de medição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que a tensão da fonte estaria estável, normal e de acordo isso eu já sabia.. Leitura por software é tão confiável quanto nota de R$ 3,00.

Esqueça dessa sua briga com a tensão de 5 Volts. Não vai dar em nada e se lida desse modo, em um conector para periférico, vai estar assim também na placa-mãe. É só fio que existe entre um e outro, esqueça portanto..

Tem inúmeros locais na placa-mãe que essa linha de 5 Volts está mas você colocar as ponteiras do multímetro por lá é um convite a provocares um curto circuito. Esqueça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar meu relato com placa asus. Pode ser que ajude alguém.

Era uma placa nova que aparecia esse mesmo erro de 5v e ninguém conseguia resolver e depois de muito quebrar a cabeça e examinar a placa de cima a baixo várias vezes eu notei a falta de um jumper nos controladores de 5v/5vdc que controlava as usbs internas sendo que as usbs externas estavam com o jumper.

Coloquei o dito cujo e a placa ligou na mesma hora e nunca mais apresentou o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...