Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre Raid 0 E Sata...


Vectorman2

Posts recomendados

Galera, to pra comprar um HD SEAGATE SERIAL ATA 120GB 7200RPM e gostaria de colocá-lo em RAID 0 com meu Seagate 80Gb 7200 RPM ATA 100, mas pra isso gostaria de tirar algumas dúvidas que estão me deixando confuso :P :

1- É possível fazer RAID 0 com Dois HDs de tamanhos diferentes, como por exemplo, nesse caso, um Seagate 80 Gb com um Seagate 120 Gb ? E caso eu particionasse o Seagate 120 gb, em um de 80 Gb e outro de 40 Gb, e depois colocasse em RAID 0 a partição de 80 Gb com meu outro HD Seagate 80 Gb ?

2- É possível fazer RAID 0 num HD SATA com HD ATA ?

3- É possível particionar HD em RAID 0 (fisicamente dois HDs) ? E no caso da primeira pergunta, quando um dos HDs em RAID já está particionado ?

4- Todas as placas-mãe que suporta RAID, IDE (ATA) e SATA, aceita RAID para ambos as portas (ATA e SATA) ? Ou existe alguma placa-mãe que embora suporte RAID + os dois formatos (ATA e SATA), aceita RAID em apenas um deles ?

Por enquanto é isso, valeu ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - É possível, mas depende da controladora, em geral ficará um 2x80=160... o resto do espaço será ignorado...

2- Possível somente nas controladoras que oferecem portas SATA e PATA, ex Promise Fasktrak TX2Plus... muitas placas-mãe tem uma semelhante onboard...

3-Sim, após criada uma Array com 2 ou mais discos, os mesmos se comportam como se fossem um só, e pelo winXP pode-se facilmente gerenciar partições e formatos de todos os tipos...

Hds já particionados terão suas partições e dados perdidos quando forem compor um array... salvo raras excessões...

4- O que tem nas placas mãe hoje é:

2 canais IDE, onde se pluga até 4 dispositivos IDE (HDs, leitores, etc) , todos "isoladamente"...

2 Canais SATA com controladora onchipset nativa, com suporte a raid por soft... ou 2 ou 4 canais implementados por controladora externa sem RAID...

Controladoras adicionais depende do modelo de placa-mãe, são comuns as semelhantes a TX2+ com 2 SATA e 1IDE suportando até 4 HDs em RAID ou não, aê você escolhe qual deles irá compor o RAID... outra comum é a Sil3114 comportando 4 portas SATA pra até 4 HDs em raid ou não...

Nas placas-mãe +- antigas e alguns modelos novos ainda podem vir com controladoras raid PATA, pra até 4 HDs em raid ou não...

Menos frequente é vir com 2 ou 3 controladoras adicionais como a série 8k da Gigabyte pra P4...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...