Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Vectorman2

Sobre Raid 0 E Sata...

Recommended Posts

Galera, to pra comprar um HD SEAGATE SERIAL ATA 120GB 7200RPM e gostaria de colocá-lo em RAID 0 com meu Seagate 80Gb 7200 RPM ATA 100, mas pra isso gostaria de tirar algumas dúvidas que estão me deixando confuso :P :

1- É possível fazer RAID 0 com Dois HDs de tamanhos diferentes, como por exemplo, nesse caso, um Seagate 80 Gb com um Seagate 120 Gb ? E caso eu particionasse o Seagate 120 gb, em um de 80 Gb e outro de 40 Gb, e depois colocasse em RAID 0 a partição de 80 Gb com meu outro HD Seagate 80 Gb ?

2- É possível fazer RAID 0 num HD SATA com HD ATA ?

3- É possível particionar HD em RAID 0 (fisicamente dois HDs) ? E no caso da primeira pergunta, quando um dos HDs em RAID já está particionado ?

4- Todas as placas-mãe que suporta RAID, IDE (ATA) e SATA, aceita RAID para ambos as portas (ATA e SATA) ? Ou existe alguma placa-mãe que embora suporte RAID + os dois formatos (ATA e SATA), aceita RAID em apenas um deles ?

Por enquanto é isso, valeu ! :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - É possível, mas depende da controladora, em geral ficará um 2x80=160... o resto do espaço será ignorado...

2- Possível somente nas controladoras que oferecem portas SATA e PATA, ex Promise Fasktrak TX2Plus... muitas placas-mãe tem uma semelhante onboard...

3-Sim, após criada uma Array com 2 ou mais discos, os mesmos se comportam como se fossem um só, e pelo winXP pode-se facilmente gerenciar partições e formatos de todos os tipos...

Hds já particionados terão suas partições e dados perdidos quando forem compor um array... salvo raras excessões...

4- O que tem nas placas mãe hoje é:

2 canais IDE, onde se pluga até 4 dispositivos IDE (HDs, leitores, etc) , todos "isoladamente"...

2 Canais SATA com controladora onchipset nativa, com suporte a raid por soft... ou 2 ou 4 canais implementados por controladora externa sem RAID...

Controladoras adicionais depende do modelo de placa-mãe, são comuns as semelhantes a TX2+ com 2 SATA e 1IDE suportando até 4 HDs em RAID ou não, aê você escolhe qual deles irá compor o RAID... outra comum é a Sil3114 comportando 4 portas SATA pra até 4 HDs em raid ou não...

Nas placas-mãe +- antigas e alguns modelos novos ainda podem vir com controladoras raid PATA, pra até 4 HDs em raid ou não...

Menos frequente é vir com 2 ou 3 controladoras adicionais como a série 8k da Gigabyte pra P4...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais