Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Via South Bridge


X-Factor

Posts recomendados

:D Fala aí X-Factor, o Via South Bridge é um dos Chipsets da placa Mãe.

Isso varia de Placa mãe para placa mãe, e há quem diga que irá ficar um Chipset apenas no futuro.

Os chipsets são compostos basicamente por dois circuitos integrados denominados de North e South Bridge.

Existem 2 Chipsets nas placas mãe convencionais, e são Chamados de "pontes" pois eles fazem a comunicação entre os Barramentos (PCI, AGP, ISA, USB, Firewire, IrDA), todos esses barramentos são disponibilizados na placa Mãe do micro, através de conectores, chamados de slots. A exceção fica por conta dos barramentos USB, Firewire e IrDA, q são externos.

Invariavelmente o North Bridge integra o controlador de memória e a lógica para comunicação com o processador (algorítmos refinados), possuíndo elementos necessários para implementação de um ou dois barramentos que mais demandam acesso à memória, casos do AGP e PCI.

Os North bridges da VIA costumavam implementar o barramento PCI e o AGP, mas atualmente, o PCI é integralmente controlado pelo South Bridge.

A South Bridge é a ponte sul, estabelece-se próximo à controladora IDE/ATA, uma de suas atribuições de comando mais importantes, e às vezes tambén fica próximo aos barramentos controlados, como ISA ou PCI.

Quando se questiona se uma placa mãe é compatível com ATA100, a questão deve ser traduzida como "o South Bridge comporta ATA100?, ou "o fabricante implementou uma ATA100 especial q não dependa do South Bridge?

Alguns gerenciam o ISA. Possuindo um PCI to ISA bridge. E tambén outras funções menos nobres, triviais e antigas, não menos importantes lhe são atribuidas.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...