Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
X-Factor

Via South Bridge

Recommended Posts

Guest carmagedon666

:D Fala aí X-Factor, o Via South Bridge é um dos Chipsets da placa Mãe.

Isso varia de Placa mãe para placa mãe, e há quem diga que irá ficar um Chipset apenas no futuro.

Os chipsets são compostos basicamente por dois circuitos integrados denominados de North e South Bridge.

Existem 2 Chipsets nas placas mãe convencionais, e são Chamados de "pontes" pois eles fazem a comunicação entre os Barramentos (PCI, AGP, ISA, USB, Firewire, IrDA), todos esses barramentos são disponibilizados na placa Mãe do micro, através de conectores, chamados de slots. A exceção fica por conta dos barramentos USB, Firewire e IrDA, q são externos.

Invariavelmente o North Bridge integra o controlador de memória e a lógica para comunicação com o processador (algorítmos refinados), possuíndo elementos necessários para implementação de um ou dois barramentos que mais demandam acesso à memória, casos do AGP e PCI.

Os North bridges da VIA costumavam implementar o barramento PCI e o AGP, mas atualmente, o PCI é integralmente controlado pelo South Bridge.

A South Bridge é a ponte sul, estabelece-se próximo à controladora IDE/ATA, uma de suas atribuições de comando mais importantes, e às vezes tambén fica próximo aos barramentos controlados, como ISA ou PCI.

Quando se questiona se uma placa mãe é compatível com ATA100, a questão deve ser traduzida como "o South Bridge comporta ATA100?, ou "o fabricante implementou uma ATA100 especial q não dependa do South Bridge?

Alguns gerenciam o ISA. Possuindo um PCI to ISA bridge. E tambén outras funções menos nobres, triviais e antigas, não menos importantes lhe são atribuidas.

:-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×