Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Chaveada


Posts recomendados

Gente achei na net um conteúdo bastante interessante de uma fonte chaveada de 280 watts, ao meu ver parece um conteúdo bem completo e vi aqui compartilhar com todos do fórum em fonte de pc podem ter muitos componentes que vai ajudar na montagem dessa fonte inclusive o trafo dela pode ser achado em fontes de pc.

 

fonte_280W_v2.0.rar

 

se por acaso alguém se interessar e montar esse circuito por favor postem os resultados, não me responsabilizo por nada, pois como citei a cima encontrei esse material na internet.

 

post-598359-0-11530200-1400252052_thumb.

 

post-598359-0-06558900-1400252084_thumb.

 

post-598359-0-24379200-1400252120_thumb.

 

post-598359-0-46277500-1400252151_thumb.

 

post-598359-0-79034700-1400252182_thumb.

 

post-598359-0-99352600-1400252205_thumb.

 

 

Dados do trafo:

Primário principal = 60 espiras fio 21 AWG*
Primário oscilante 1 = 3 espiras fio 30 AWG*
Primário oscilante 2 = 3 espiras fio 30 AWG*

Secundário = 10+10 espiras fio 21 AWG

 

 

Achei um link com ela completa inclusive com imagens mostrando a montagem.

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4617-fonte-simetrica-sem-ci-280w-protecao-contra-curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

 

O problema desse arquivo que você enviou é que não tem o esquemático da fonte. Apenas as PCBs. E convenhamos, ficar deduzindo circuito pela placa é mó chato.

 

Falou

@MatheusLPS

Consegui esquema e muito mais arquivos que achei em outro fórum, não sei se pode divulgar material de outro fórum aqui mas acredito que é de grande valia para toos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto esta fonte.

Os transistores são realimentados para poderem oscilar por contra própria.

Também possuem uma limitação de corrente como forma de proteção conta sobre carga.

Resultado é que a fonte não é estabilizada e varia muito com a variação da potência das cargas.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto esta fonte.

Os transistores são realimentados para poderem oscilar por contra própria.

Também possuem uma limitação de corrente como forma de proteção conta sobre carga.

Resultado é que a fonte não é estabilizada e varia muito com a variação da potência das cargas.

Sabe me informar a tensão de saída dela ? e se em fontes de pc acho muito dos componentes utilizados nela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observem a variação da luminosidade do led da fonte enquanto toca o som. Varia muito rsrsrs

 

 

 

Contudo para aquelas aplicações que não requerem estabilização, quebram um galho.


Com uma simples regra de três é muito fácil recalcular a tensão de saída para qualquer valor rsrsrs.

 

Considerar o seguinte:

É uma fonte half Bridge. Isso significa que usa dois capacitores para dividir a tensão de entrada:

Considerar ainda que a tensão de barramento DC será a tensão AC multiplicada pela raiz quadrada de 2:

220Vac vezes 1.41421356237 = 311.12 VDC

127Vac vezes 1.41421356237 = 179.60 VDC

 

A bobina do trafo recebe metade da tensão DC:

As 60 espiras da fonte de 220Vac vai receber 155,56Vadc.

 

Para dimensionar a tensão de saída será necessário saber quantos volts tem por espira:

155,55 / 60 = 2,59V por espira. 

 

 

Agora ficou fácil dimensionar a saída:

​Basta dividir a tensão que se pretende alcançar pelo valor da tensão por espiras. Daí terais o número de espiras:

Exemplo: 

Quero uma saída de 50V; 

50 / 2,59 = 19,30 espiras.

19,30 espiras vezes 2,59 V por espiras = 49,987V (50V). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

****PARA LIGAR A FONTE EM 220V****
Primário principal = 60 espiras fio 21 AWG
Primário oscilante 1 = 3 espiras fio 30 AWG
Primário oscilante 2 = 3 espiras fio 30 AWG


****PARA LIGAR A FONTE EM 127V****
primário principal = 30 espiras fio 17awg (ou 2x21awg, porém com o fio 17awg sobra mais espaço no carretel)
Primário oscilante 1 = 3 espiras fio 26 AWG
Primário oscilante 2 = 3 espiras fio 26 AWG

 

Para Calcular a saída já tem ali em cima...

Não tem segredo só precisa respeitar o inicio e termino dos enrolamentos, o mais complicado é a bobina osciladora, as 3+3 espiras, elas devem ficar bem centralizadas no núcleo, os fios serem do mesmo tamanho, e respeitando o inicio e termino como ja disse, deve fica primario, um isolação, bobina osciladora bem no centro, isolação e secundario.

 

Aqui pode encontrar mais informaçoes:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1424479-alterar-essa-fonte-de-220v-para-127v/#comments

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, estou bobinando um desse, e tirei algumas fotos, lembrando que esse que estou fazendo não é o ERL-35, mas é a mesma coisa.

Inicio do primario:

IMG-20200405-092846.jpg

 

IMG-20200405-093521.jpg

 

IMG-20200405-093608.jpg

 

Lembre-se o núcleo tem muito pouco espaço, tem que enrolar bem certinho e aproveitar o máximo, esse meu primário é 30 espiras, deu duas camadas com 15 espiras.

IMG-20200405-093833.jpg

 

Ai esta o primário finalizado, observe o quanto a fita marcou as espiras, ela esta bem, bem apertada.

 

Inicio das bobinas osciladoras (aproveitei o fio do próprio transformador quando desmontei, se tiver algo para medir ele)

IMG-20200405-100758.jpg

Soldei cada um em seu devido lugar, respeitando o inicio do enrolamento, as bolinhas no desenho da placa, vale para o primário também.

IMG-20200405-101221.jpg

 

Leve os dois fios dos osciladores bem ao centro, dessa maneira:

IMG-20200405-101221.jpg

 

Depois que deixa ele assim certinho, passe uma camada de 2 ou 3 voltas de fita, bem apertada no pé dele, para não sair do lugar quando você for enrolar.

Esse meu não ficou tão bom não mas...

IMG-20200405-101900.jpg

Enrole deixe ele no centro novamente, passe a fita por ele todo, e repita os passos, deixando ele reto com a base até o pino onde vai soldar, igual no começo para enrolar ele. (lembre-se de fazer um teste de continuidade e achar cada bobina certinha, para não colocar invertido.

IMG-20200405-102500.jpg

 

E por fim depois de tudo no lugar certinho, só soldar os fios das bobinas osciladoras, e seu trafo esta pronto, depois só montar o secundário em cima, o secundário não tem segredo, só colocar o fio no lugar e enrolar, o grande problema esta em acertar a bobina osciladora, por mais que a deixe perfeita ainda tem a variação das medidas dos capacitores e resistores, que pode fazer um lado oscilar diferente do outro.

 

Ai esta o primário e os osciladores prontinhos, agora só fazer o secundário, todos os enrolamentos devem ser no mesmo sentido.

IMG-20200405-103049.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus

Na segunda foto da postagem #13, eu evitaria o cruzamento dos términos do enrolamento primário e colocaria um papel isolante desde o final do enrolamento até o conector do carretel. Essa tira ficaria apenas sob o fio que cruza desde o fim do enrolamento até o conector do carretel.

Outro detalhe é que eu colocaria uma espira de fio de cerca de 1 mm junto aos extremos laterais do carretel. passaria verniz como cola para fixar o enrolamento. Depois de fixo eu tiraria as duas espiras usadas para afastar o enrolamento dos extremos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, MOR disse:

@Matthwus

Na segunda foto da postagem #13, eu evitaria o cruzamento dos términos do enrolamento primário e colocaria um papel isolante desde o final do enrolamento até o conector do carretel. Essa tira ficaria apenas sob o fio que cruza desde o fim do enrolamento até o conector do carretel.

Outro detalhe é que eu colocaria uma espira de fio de cerca de 1 mm junto aos extremos laterais do carretel. passaria verniz como cola para fixar o enrolamento. Depois de fixo eu tiraria as duas espiras usadas para afastar o enrolamento dos extremos.

MOR_AL

Já fica a dica para quem pretende montar, porém nesse núcleo que eu utilizei é a numeração 33, nele acho que não cabe, ficou bem apertado já, quase não consegui monta-lo, mas no original do projeto o ERL-35, da para fazer tranquilho, ele tem bem mais espaço.

 

Um outro negocio que ajuda muito para quem for fazer, nos trafos originais de fonte atx (não é todos) tem uma espécie de fio chato (não confundem alguns tem esse fio chato e alguns é apenas aterramento) uma lamina de cobra, com vários fios em paralelo, geralmente ela já da o tamanho do carretel, esse material fica muito bom para fazer a bobina osciladora, ele geralmente tem 6 fios juntos, só isolar os 4 e utilizar 2 para fazer a bobina osciladora.

É isso aqui:

eletrofita_vent_tet_1_00_mm_cobre_eletro

Se encontrar isso ao desmontar, tire com muito cuidado e utilize ele para fazer a bobina osciladora, pegue os do meio, fica muito fácil, por que o maior problema é as bobinas osciladoras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa que percebi aqui durante meus testes, é que essa fonte só opera bem entre 18 a 20 khz, fora dessa faixa o trafo começa a esquentar, no meu caso aqui estou utilizando os capacitores de 33nf no lugar de 100nf (aquele em série com as bobinas osciladoras) para poder subir a frequência, mas isso ai é complicado por que depende o tipo de ferrite, e acredito que a grande maioria das pessoas que se arrisca a montar essa fonte, assim como eu, vai utilizar sucata de fonte atx, e quase impossível saber as especificações do núcleo, então tem que ir testando mesmo, mas tem que operar nessa faixa que deixei ai em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai esta minha fontezinha tocando um TDA7294

 

Repare na musica não, é o que consegui sem direitos autorais para o youtube não excluir o vídeo.

Olha como toca bem, e ainda esta com um grave bom, porém os capacitores são fracos, são de 1000uf, mas alterei a proteção contra curto, estava muito sensível, acho que agora a fonte vai ligar com capacitores de 4700uf na saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...