Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 Duo E7500 vs Core 2 Quad Q8200


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

Opa, tenho:

 

- PC -
OS: Windows 7 Ultimate SP1 64bits;
CPU: Core 2 Duo E7500 @2.93GHz;
RAM: Dual-Channel 4GB DDR3;
GPU: GeForce GTX550 Ti;
Screen: 1360x768.
 
 
• Rodo alguns jogos tranquilamente - Mass Effect 3 (MAX - 60FPS), The Witcher 2 (quase MAX - média 45 FPS), Warface (MAX - 60 FPS), League of Legends (MAX - 60 FPS), Warframe (MAX - 60FPS), etc.
 
• Mas em jogos 'grandes' como - Tomb Raider, Batman Arkham Origins e Remember Me;
e jogos online como - TERA, Red Orchestra 2 e Marvel Heroes;
tenho umas quedas de FPS e travadinahs chatas.
 
Notei que o CPU está dando gargalo na minha placa, ela alcança no máximo 70% de uso nesses jogos, enquanto o CPU está sempre entre 90% e 100%.
 
 
Em fórums e sites americanos ouvi dizer que o Core 2 Duo E7500 tem melhor performance em processo único enquanto o Core 2 Quad Q8200 só é melhor em multi-processos ainda mais pelo fato dos jogos não usarem mais de 2 cores.
Mas também ouvi dizer que rodam tais jogos tranquilamente sem lag com o Core 2 Quad.
 
Sou um estudante sem emprego ainda, então só posso comprar um Core 2 Quad agora, mas estou na dúvida se é mesmo uma melhoria para o meu caso, é?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o modelo da sua placa-mãe?

 

Deve ser LGA775, então, teoricamente aceitaria um Core 2 Quad Q8200/Q8400 ou Q9550, que custam de 150 a 350 reais no Mercado Livre (usados), sendo que o Q9550 é melhor, pois tem o mesmo desempenho em single thread do que o E7500, só que o dobro de núcleos. Nos jogos que pedirem quatro núcleos, vai melhorar com os dois. Em outros que só usarem um ou dois núcleos você não vai sentir diferença.

 

No Boa Dica eles estão mais caros, inclusive o Q8200. A única vantagem talvez seja uma troca no caso de defeito, já que são todos usados. Até quanto você pretende gastar?

 

Mas tem que saber se a sua placa-mãe dá suporte para eles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa-mãe é G41-M3 da PHITRONICS, o site deles já está fora do ar a muitos anos.

Tem as espcificações aqui: https://www.compujob.com.br/produto-upgrade/pplaca-mae-phitronics-g41-m3-ddr3.ptml

 

Posso chegar à uns R$ 300,00 mais ou menos.

 

Vendo no MercadoLivre minimo é 345 + frete. ^^

E Boa Dica 500...

 

Talvez dê pra comprar esse em várias vezes.

No caso do Q9550 já há a certeza de ser melhor mesmo?

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=LvCj2EUIpjk

 

• Esse vídeo aqui acho já mostra né? E joguei AC4 com algumas coisas desligadas ou no Low e outras no High e ficava caindo e subindo nuns 30 FPS.

 

Tem também de BF4

 

 

 

Dark Souls II

 

 

e Titanfall

 

 

 

Tudo isso e minha resolução ainda é menor, 1360x768.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Por este link parece que suporta o Q9550: http://www.cpu-upgrade.com/mb-Intel_(chipsets)/G41_Express.html. Mas só para garantir, você podia abrir um tópico na seção de placas-mãe e perguntar se aceita mesmo, porque é um modelo antigo e eu não saco muito dessa época. Tem que ver também a versão do BIOS.

 

Realmente, pelo Mercado Livre você pode parcelar em várias vezes. Aqui você pode ver que vai melhorar em muita coisa com o Q9550: http://www.anandtech.com/bench/product/87?vs=50. Ele tem o mesmo desempenho em single thread do E7500, só que com o dobro de núcleos. Como você mesmo disse, o E7500 está batendo em 100% em alguns casos. Pode até acontecer isso com o Q9550 em um ou dois núcleos, mas em jogos que usam quatro núcleos a carga vai ser dividida pelos quatro e não travar como trava no E7500. Com a GTX 550Ti, você não deve ter problemas.

 

-----edit-----

Você não vai sentir muita diferença ao dar o boot ou em tarefas simples, pois geralmente só um ou dois núcleos são usados, mas com o quad a experiência vai ser melhor quando você abrir dois ou três programas, várias abas de navegador, conversão de PDF, de arquivos, zips, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...