Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Vinicius Guedes Lizardo

Temporizador maquina de fumaca

Recommended Posts

Olá pessoal... preciso de uma mega ajuda.

Preciso de um projeto de um temporizador para maquina de fumaça... ou seja,acionar a maquina por 10 segundos a cada 30 minutos (exemplo), a maquina normal é so um boato... mas queria um temporizador e que o mesmo seja ajustavel..., de 15min ate 60 min... e de 4 seg ate 30... por dois potenciometros...

já procurei o google inteiro, fiquei a noite passada inteira procurando e nada... alguém tem esse circuito ou pode me ajudar a confeccioná-lo? por favor, me ajudem....

Obs: tem de ser a 12v

alguma coisa do tipo que eu precisaria:

post-721345-0-33618200-1400454498_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah sim..... eu não entendo muito de eletrônica... tenho noções de medição de componentes, entendimento de circuitos e uma habilidade no ferro de solda!! poucos minutos atras me mandaram esse circuito... so estou em duvida se vai funcionar em 12v... 

segue o circuito:  

C - LM555 Timer (Radio Shack 276-1723) 
Q1 - Generic NPN transistor de comutação 
RELÉ - 5VDC bobina do relé 
LED1 - LED vermelho Padrão 
D1 - 1N4001 ou diodo semelhante 
R1 - 100K potenciômetro 
R2 - 10K potenciômetro 
R3, R5, R6 - 1K 1/4 watt resistor 
R4 - 390 Ohm 1/4 watt resistor 
R7 - 330 Ohm 1/4 watt resistor 
C1 - 4.700 mF capacitor eletrolítico 
C2 - 0,01 mF Capacitor de cerâmica 

funcionara em 12v?? 

post-721345-0-36467700-1400457786_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é praticamente o mesmo que te mandei, só que esse dai, que te mandaram o ajuste de cada um dos tempos, tempo de operação e tempo de desoparação da saída ou do equipamento a ligar/desligar não é independente, um do outro (o que os torna independentes no circuito que te enviei são aqueles diodos, um em cada potenciômetro) Desse modo quando ajustas um dos tempos e segues para ajustar o outro o tempo do primeiro poderá mudar com o ajuste do segundo.. Esse seu é menos versátil..

Faça o seguinte, pegue o que de melhor cada um tem e modifique esse seu para inserção dos potenciômetros e diodos do mesmo modo como aquele que citei.

Pegue a saída dele também, transistor led, relé e ligue esse arranjo naquele que te enviei..

Vais ficar com o melhor dos dois arranjos..

Lembre-se, o capacitor C1, no seu circuito, é determinante dos dois tempos.. Se não alcançares os tempos necessários com os valores ai constantes, aumente o valor dele se necessitares tempos maiores e vice versa..

Vai sim funcionar em 12 Volts..

Compartilhar este post

Link para o post

Aaah obrigado por disponobilizar um pouco do seu tempo me ezplicando, tamo junto! Farei sim e depois posto o resultado aqui

Só faltou eu lhe dizer que para bem operar em 12 Volts o relé deve ser para 12 Volts e não para 5 Volts..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais