Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de rádio


Posts recomendados

Galera,eu estudo técnico em eletrônica e estou preparando um projeto de minha autoria,sem olhar muito em sites nem nada.

O projeto que estou fazendo é de um circuito de rádio.

Então eu vou utilizar dois capacitores cerâmicos(que são os melhores pra equipamentos de som) para mandar o sinal para o transistor

Vou usar um transistor NPN utilizando o esquema "emissor comum" sendo que vou conecta-lo a antena pra fazer a frequência

Um Trimpot pra mudar as estações,conectado a caixa de som.

3 resistores(não sei se devo liga-los em série)

Como vou usar uma bateria pra alimentar o circuito,acho que não precisarei de diodos pois a bateria já é CC

 

Podem me dizer se estou mais ou menos no caminho certo,não quero dicas pois quero ter o máximo de mérito possivel mas dando uma olhada noq falei,faz sentido?

Grato desde já

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu vou utilizar dois capacitores cerâmicos(que são os melhores pra equipamentos de som) para mandar o sinal para o transistor

- quem disse que são melhores ???????????????  Nada a ver, cada caso é um caso !

 

Vou usar um transistor NPN utilizando o esquema "emissor comum" sendo que vou conecta-lo a antena pra fazer a frequência

- Poste o esquema. Essa conexão "à antena" é bem suspeita ....

 

Um Trimpot pra mudar as estações,conectado a caixa de som.

- Acho que voce quer dizer um capacitor variável, certo ?

 

3 resistores(não sei se devo liga-los em série)

- Poste o seu circuito....

 

Como vou usar uma bateria pra alimentar o circuito,acho que não precisarei de diodos pois a bateria já é CC

- voce deve estar brincando, como voce pretende demodular o sinal ???????????????

 

Podem me dizer se estou mais ou menos no caminho certo,não quero dicas pois quero ter o máximo de mérito possivel mas dando uma olhada noq falei,faz sentido?

- Acho que não está não !!!! Acho melhor voce estudar um circuito simples de rádio AM com dois transistores para se situar melhor !

 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um iludido com o curso técnico......

Pelo jeito que você disse e como disse, acho que você nem sabe o funcionamento certo dos componentes (você falou que acha que não precisaria de diodos retificador porque a fonte ja é cc???) só por você ter dito isso acho que você está Anos luz longe do que você quer fazer sem copiar e projetar sozinho!

você tem que estudar muito eletronica analógica, os componentes, você deve saber calcular e projetar qualquer circuito com componentes discretos (transistores etc..) de dificuldade simples a alta...

Ai você deve estudar a sistematização do circuito que você quer fazer (o que ele deve fazer e tal) e depois meter a mão na massa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode pesquisar sobre o assunto e ainda manter o seu mérito. Para isso, basta fazer algo original (não copiado) e colocar as referências pesquisadas, que permitiram você a realizar o seu trabalho.

Aliás, é assim que é feito qualquer trabalho tanto a nível técnico, de graduação universitária, mestrado ou doutorado.

Tem sempre um capítulo inteiro, que trata do assunto que vai gerar o seu trabalho. Costuma-se chamar de 'Revisão Bibliográfica"

Você não precisa "reinventar a roda", apenas que, ao utilizá-la em um automóvel por exemplo, inclua a referência ao final do trabalho.

... E sim! Você precisa estudar a base da eletrônica, para fazer alguma coisa nesse sentido.

...Mas não vá deduzir a lei de Ohm, ou de Kirchoff, não. Apenas use-as e nestes casos, por já estar completamente difundido e aceito, não inclua referência de Ohm e nem Kirchoff no trabalho, hehe. :)

Na maioria das vezes, uma imagem vale mais que 1000 palavras e o usual de se comunicar em eletrônica é por meio de circuitos. Portanto, para que sua colocação seja entendida, procure incluir um circuito.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos com calma gente, eu mesmo já tive a empolgação do autor do tópico de querer sair projetando quando fiz meu primeiro amplificador de áudio funcionar.

Só não concordo com esse tipo de coisa:

 

 

 

Podem me dizer se estou mais ou menos no caminho certo,não quero dicas pois quero ter o máximo de mérito possivel mas dando uma olhada noq falei,faz sentido?

 

O máximo de mérito possível pra quê? Se pretende realmente ficar rico projetando um circuito transceptor de rádio, sugiro começar primeiro deixando o ego de lado, e estudar, e muito, circuitos elétricos mas a nível teórico mesmo, saber o que tudo faz, e depois pensar em alguma inovação bombástica com envio de informação via ar, alem dos já complexos campos como Down e UpConverters, LNAs, Mixers, antenas, propagação de sinais, algoritmos de demodulação sejam em hardware ou em software. 

Bem agora passados os problemas com seus supostos direitos autorais, não há nada de errado em buscar referências para projetar seus circuitos, sendo seu projeto independente ou não, sabia que antes mesmo de Newton desenvolver toda a teoria de cálculo diferencial e integral, Arquimedes ja sabia calcular as equações básicas centenas de anos antes?

Que tal agora você nos passa detalhes do que pretende fazer, pelo menos um diagrama de blocos, a banda que que voce quer transmitir, com que potência e o que tem em mente, com isso poderemos lhe ajudar e muito para construir um circuitinho de rádio bem supimpa :D

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois desta o peticionário ficará com vergonha e não voltará mais rsrsrs. Brincadeira kkkk.

 

Bomm, Para inventar algo novo no ramo das telecomunicações, acredito eu que terá que ser envolvendo entrelaçamento quântico.

Dizem não haver delay. A transmissão é feita imediatamente em tempo real. É também chamado de efeito fantasmagórico a distância e não se tem muita explicação porque é que ocorre. O efeito parece ocorrer sem nenhuma transmissão de energia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrela%C3%A7amento_qu%C3%A2ntico

 

Já a criptografia quântica já é uma realidade e já está sendo aplicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos com calma gente, eu mesmo já tive a empolgação do autor do tópico de querer sair projetando quando fiz meu primeiro amplificador de áudio funcionar.

Só não concordo com esse tipo de coisa:

 

 

O máximo de mérito possível pra quê? Se pretende realmente ficar rico projetando um circuito transceptor de rádio, sugiro começar primeiro deixando o ego de lado, e estudar, e muito, circuitos elétricos mas a nível teórico mesmo, saber o que tudo faz, e depois pensar em alguma inovação bombástica com envio de informação via ar, alem dos já complexos campos como Down e UpConverters, LNAs, Mixers, antenas, propagação de sinais, algoritmos de demodulação sejam em hardware ou em software. 

Bem agora passados os problemas com seus supostos direitos autorais, não há nada de errado em buscar referências para projetar seus circuitos, sendo seu projeto independente ou não, sabia que antes mesmo de Newton desenvolver toda a teoria de cálculo diferencial e integral, Arquimedes ja sabia calcular as equações básicas centenas de anos antes?

Que tal agora você nos passa detalhes do que pretende fazer, pelo menos um diagrama de blocos, a banda que que voce quer transmitir, com que potência e o que tem em mente, com isso poderemos lhe ajudar e muito para construir um circuitinho de rádio bem supimpa :D

Abs.

Obrigado amigo,Tenho até o esboço do meu circuito no caderno,vou mostrar pra meus professores e dai posto aqui,ok?Não é egoismo da minha parte,não levem a mal eu querer fazer sem muitas dicas,é mais por prazer e paixão pela eletrônica.

Agora,se querem me ajudar,teve um amigo que falou dos diodos,mesmo que eu use uma bateria que já é CC eu teria que por os diodos?Vejo que poderia por no meu circuito um  "Diodo Rápido" pra comutar a frequência,estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando voce diz isso:

 

 

 

 

Agora,se querem me ajudar,teve um amigo que falou dos diodos,mesmo que eu use uma bateria que já é CC eu teria que por os diodos?Vejo que poderia por no meu circuito um  "Diodo Rápido" pra comutar a frequência,estou certo?

 

 

Se refere a isso?

 

 

 

Pelo jeito que você disse e como disse, acho que você nem sabe o funcionamento certo dos componentes (você falou que acha que não precisaria de diodos retificador porque a fonte ja é cc???) só por você ter dito isso acho que você está Anos luz longe do que você quer fazer sem copiar e projetar sozinho!

 

 

Se sim, a colocação do amigo é correta, veja que não é porque você trabalha apenas com sinais em regime DC que o diodo retificador (e mais alguns tipos de outros diodos) perdem sua função, quero dizer que diodo retificador ou qualquer outro não tem apenas uma função, em muitos casos a função de um componente ou conjunto deles fica a cargo da criatividade do projetista, ja pensou por exemplo em usar um diodo como sensor de temperatura?.

 

Mas mais uma vez, se quer alguma ajuda com propriedade, diga pelo menos o que quer transmitir, diga sobre seu circuito de radio como ele deve operar, enfim essas coisas.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitorGamer,

 

Até agora não sabemos nem que tipo de sinal seu rádio vai receber.... se é AM, FM, SSB, ou outras coisas.... e nem a faixa de frequências !

 

Fica muito difícil a gente trocar idéias com voce sem um ponto de partida em comum, porisso que pedimos sempre o máximo de informação para voce nos passar, como por exemplo o desenho de sua ideia, o que que você quer receber, se você pretende usar um fone de ouvido para recebr ou se vai utilizar um alto-falante, frequências a serem sintonizadas. Sem saber disso, tudo será chutado....

 

Paulo


Depois desta o peticionário ficará com vergonha e não voltará mais rsrsrs. Brincadeira kkkk.

 

Bomm, Para inventar algo novo no ramo das telecomunicações, acredito eu que terá que ser envolvendo entrelaçamento quântico.

Dizem não haver delay. A transmissão é feita imediatamente em tempo real. É também chamado de efeito fantasmagórico a distância e não se tem muita explicação porque é que ocorre. O efeito parece ocorrer sem nenhuma transmissão de energia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrela%C3%A7amento_qu%C3%A2ntico

 

Já a criptografia quântica já é uma realidade e já está sendo aplicada.

 

 

Entrelaçamento quântico é uma realidade também ! Mas ainda estamos muito longe de uma aplicação prática.

 

Já a criptografia quântica tem apelo comercial muito forte, e já existem aplicações reais. Lendo isto me deu vontade de divagar um pouco sobre temas correlatos :

 

Gozado que Eistein foi um dos primeiros a perceber essa "ação fantasmagórica à distância" ( essa frase é dele ! ), mesmo sendo fundamentalmente contrário à Macânica Quantica.

 

Uma de suas famosas frases ilustra bem a visão dele : "Deus não joga dados com o Universo...." !

 

Mas o mais fantástico de toda essa história de Einstein é que até hoje o cara acertou tudo... Mesmo quando achou que errou, que foi a famosa introdução da constante cósmica na sua equação da Gravitação para que indicasse um universo estático, a qual anos depois ele mesmo reconheçeu como "o maior erro da minha vida ", e hoje confirmamos que ela existe, na forma de energia escura, que implica na expansão do Universo.

 

É um tema apaixonante, envolvendo a Física clássica relativista e a exploração do Universo com os nossos mais modernos métodos, e mesmo assim algumas das coisas que encontramos em Astronomia só podem ser explicadas pela Mecânica Quantica !

 

Quem sabe um dia alguém vai conseguir criar uma Relatividade Quantica ????  O cara que conseguir juntar essas duas físicas vai ser mais cultuado do que o próprio Einstein ! O tal de Higgs vai ser fichinha,,,,,

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule,

 

Mais uma prova de que é preciso complementar a Relatividade com a Mecânica Quantica... 

 

É um conceito muito difícil de entender isso de ser instantâneo, mas é o que permite muita gente aceitar as tais dimensões extras ou até mesmo de um Universo paralelo muito próximo do nosso. Divagar é bom .....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gozado que Eistein foi um dos primeiros a perceber essa "ação fantasmagórica à distância" ( essa frase é dele ! ), mesmo sendo fundamentalmente contrário à Macânica Quantica.

 

Uma de suas famosas frases ilustra bem a visão dele : "Deus não joga dados com o Universo...." !

 

Essa frase ocorreu devido à opinião contrária do famoso cientista Max Planck, que defendia a Mecânica Quântica.

A resposta de Max Planck, foi algo assim...

"Pare de dizer a Deus o que ele deve fazer..."

Tenho diversos vídeos gravados sobre temas correlatos. Pena que estejam no HD do receptor de TV por assinatura. Devido a direitos autorais, não é possível portá-los para outra mídia. Quando cancelar a assinatura perderei todos eles. :(

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...