Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possíveis Falhas na confecção de Placa por Fotogravação


nick4xd

Posts recomendados

Olá pessoal, hoje estou publicando aqui minhas primeiras experiências com esse método de confeccionar placas: "Fotogravação"

 

Antes de confeccionar minha placa, separei dois tutoriais para consultar:

 

https://www.youtube.com/watch?v=q8ludS_A3xo (Centrífuga)

 

https://www.youtube.com/watch?v=bWt2m0B_VCo (Óleo de Banana)

 

Os materiais necessários para fazer eu tinha (Mini retífica e o óleo de banana)

(Imprimi o desenho da placa em fotolito negativo, em off-set) 

 

Porém, com óleo de banana, não espalhava bem, ficava alguns buracos quanto passava o pincel.. Enfim, sobre isso, gostaria de saber se há uma proporção correta entre a tinha e o óleo.. 

 

Pelo método de centrífuga, a tinta até que se espalha bem, porém nas bordas fica um excesso, mesmo não tendo rebarbas, pois foi tirado com uma lixa..

 

Ignorando isso, sequei a placa com um secador por volta de 75ºC por 15 minutos, e me pareceu bem seca, menos nas bordas que tinha tinta em excesso.. Depois de seca, posicionei o fotolito sobre a placa e um vidro por cima. Expus à luz negra por 3,5 minutos e na hora de retirar o fotolito, é que me resulta em problemas, parte da tinta grudou no desenho, corrompendo as trilhas

 

t3cpl6i.jpg

 

O resultado foi esse, tendo que aplicar a caneta corretiva, o que eu não esperava pois pensei que teria uma qualidade melhor..

Mas mesmo assim, após corrigir as falhas, gostaria de saber de vocês o que acham que pode ser esse problema.. Se é falha na secagem e por isso grudou, ou na hora de colocar o vidro, ou então a tinta não ser de boa qualidade (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-552190076-tinta-fotosensivel-50gr-para-corroso-circuito-impresso-_JM)

 

O resultado final ficou assim:

t1JnPeY.jpg

 

 

Aguardo respostas.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse que havia separado dois vídeos pra consulta, e o que você me passou é o mesmo que eu separei.. E outro é por óleo de banana..

Repare que o cara (no vídeo que me passou), após exposição da luz negra, tira o desenho sem grudar nada.. Totalmente contrário do meu, que grudava muito, e estragava o projeto.. Sendo que o tempo de cura (secagem) que fiz foi de 15 minutos..

Comprei outra tinta, veio com catalisador (não sei pra que serve) e um manual de instruções.. E lá diz que se grudar, é por causa do tempo de cura..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse que havia separado dois vídeos pra consulta, e o que você me passou é o mesmo que eu separei.. E outro é por óleo de banana..

Repare que o cara (no vídeo que me passou), após exposição da luz negra, tira o desenho sem grudar nada.. Totalmente contrário do meu, que grudava muito, e estragava o projeto.. Sendo que o tempo de cura (secagem) que fiz foi de 15 minutos..

Comprei outra tinta, veio com catalisador (não sei pra que serve) e um manual de instruções.. E lá diz que se grudar, é por causa do tempo de cura.

 

É que não consegui abrir aquele primeiro só consegui ver o da banana, mas se for o mesmo que o que eu postei ele funciona pois já fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ele funciona, também fiz, mas não foi 100% que nem no vídeo, houve as falhas que citei..

Quando você fez pela primeira vez não ocorreu nenhum problema? Usou 10 minutos pro tempo de cura também? Fez alguma coisa diferente? É isso que quero saber..

Eu fui colocando o vídeo fazendo o processo e pausando o vídeo, entende eu fiz junto com o vídeo e funcionou tudo certo, já verificou se não foi a confecção do fotolito ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria em off-set ou em silk? porque o fotolito possui lado opaco e brilhante (silk)..

Usei o lado opaco.. E também me pergunto se é necessário o uso de fotolito ao invés de uma transparência comum...

Vou fazer alguns circuitos simples com o que resta da tinta pra fazer testes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria em off-set ou em silk? porque o fotolito possui lado opaco e brilhante (silk)..

Usei o lado opaco.. E também me pergunto se é necessário o uso de fotolito ao invés de uma transparência comum...

Vou fazer alguns circuitos simples com o que resta da tinta pra fazer testes..

Se foi vocês mesmo que imprimiu o fotolito qual impressora usou ? 

usei impressora a laser e nas propriedades da impressora coloquei papel fotográfico brilhante com resolução de 1440 dpi e aumentei o brilho no ultimo, o desenho era era totalmente preto.

quanto ao uso de fotolito ou transparência comum eu não sei não mas eu fiz com fotolito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei imprimir em uma gráfica especializada em fotolito, (CGM Fotolito), fica bem feito, eles revelam em uma máquina e tal.. Não é só imprimir que eles fazem, é bem mais complicado do que eu pensava.. Mas não usei brilho.. Aliás, não acho fotolito tamanho A4, você mesmo compra? Que marca? Onde?

 

Como disse vou fazer alguns testes com o que sobrou da tinta, mas para imprimir o desenho fica R$ 5,00.. Por isso estou reunindo essas informações, pra futuramente ter um guia completo para esse método de confecção (incluindo máscara de solda)

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei imprimir em uma gráfica especializada em fotolito, (CGM Fotolito), fica bem feito, eles revelam em uma máquina e tal.. Não é só imprimir que eles fazem, é bem mais complicado do que eu pensava.. Mas não usei brilho.. Aliás, não acho fotolito tamanho A4, você mesmo compra? Que marca? Onde?

 

Como disse vou fazer alguns testes com o que sobrou da tinta, mas para imprimir o desenho fica R$ 5,00.. Por isso estou reunindo essas informações, pra futuramente ter um guia completo para esse método de confecção (incluindo máscara de solda)

 

Obrigado!

Eu não compro A4 não, ele vem em uma placa quadrada grande, mas eu corto ele do tamanho de A4 com um estilete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum.. Pena que aqui não tem, o mais próximo que eles vendem em papelaria é transparência e papel vegetal, mas ok, vou ver se nessa gráfica eles vendem só a folha.. Obrigado!

Cuidado na hora de cortar, é fácil de da errado já errei muito, a melhor maneira que consegui foi utilizando uma folha A4 normal como referencia uma régua e um estilete de preferência bem afiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.. Acabei de verificar com a CGM e eles não vendem, pois fotolito não é um papel, é um rolo de filme de 75 metros e por isso não pode ser exposto à luz, mas estranhei pois você mesmo disse que compra em papelaria.. Mas caso eu não encontre, usarei transparência, e o fotolito da CGM no lado brilhante...

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.. Acabei de verificar com a CGM e eles não vendem, pois fotolito não é um papel, é um rolo de filme de 75 metros e por isso não pode ser exposto à luz, mas estranhei pois você mesmo disse que compra em papelaria.. Mas caso eu não encontre, usarei transparência, e o fotolito da CGM no lado brilhante...

 

Obrigado!

já vi no youtube gente fazendo com o papel transparente comum mas eu nunca tentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Olá amigos, sei já faz um ano que criaram este tópico, mas tenho algumas dicas e soluções.

A tinta é viscosa e espalha-la de forma uniforme com um pincel é impossível, eu particularmente centrifugo minhas placas de uma forma muita simples. Durante o desenvolvimento do projeto nos programas eu sempre coloco um terminal de 2mm (diâmetro do eixo de um motor comum desses de brinquedos 12 Volts)  exatamente no centro da placa desta forma as vibrações causadas pela força centrífuga são mínimas e o encaixe no eixo do motor é perfeito e não é necessário o uso de cola quente ou SuperBonder. Utilizo os mesmo processos que vocês já conhecem, no entanto eu desenvolvi alguns métodos que me permitiram chegar próximo de uma placa perfeita de maneira limpa e fácil.

 

Antes da pintura eu encaixo o centro da placa no eixo do motor, não há problemas se pintar o eixo do motor sem querer pois é possível remover a tinta posteriormente. Para a pintura da placa utilizo um pincel com tinta o suficiente para deixar uma fina camada de tinta na placa (quanto mais tinta usar mais tempo demorará para secar e posteriormente curar a tinta).

 

Na centrífuga eu utilizo o motor 12V e a placa com o furo no centro de forma que fique justo e preso ao eixo do motor depois, segurando com as mãos o motor e a placa já pintada e encaixada, posiciono o conjunto dentro de uma caixa de papelão para não pintar toda a casa e ligo o motor em 9 Volts ou mais e deixo por cerca de 30 segundos ( pessoal utilize o olhômetro para saber o tempo certo) ao final do processo a tinta deve estar bem espalhada em uma fina camada e quase uniforme (se der sorte estará perfeitamente uniforme).

 

A secagem, pessoal essa foi a sacada genial!!! Garanto que irão adorar, bem..., os mais experientes nesse processo utilizam fornos para a secagem da tinta, porém forno gasta muito gás e suas mães irão xinga-los ao certo, os secadores de cabelos e sopradores termicos além de jogarem impurezas na sua preciosa placa ainda fazem com que nós façamos um esforço ergonômico e tedioso segurando o maldito secador. Eis a minha solução, peguem uma dessas canecas que sua mãe usa para esquentar água, leite e etc, coloquem +ou- 2 dedos de água depois coloque algo de preferência feito de metal ou vidro (que não derreta) com uma altura o suficiente para que sua superfície fique um pouco acima da água (2cm ou 3cm) e então coloque a placa em cima dessa superfície com a face pintada voltada para cima e o mais importante tampe a caneca para que a luz não atinja a placa (pois a tinta é fotossensível) controle o fogo de tempos em tempos para que a água não ferva e não respingue na tinta (70 - 80 graus é o bastante para secar a tinta) , deixe nessa estufa  por uns 7 à 10 minutos. Para saber o ponto certo a tinta deverá ficar opaca, toque com o dedo e uma extremidade da placa para ver e a tinta está seca, depois disso é só curar com luz UV. 

Espero minha experiência ajude alguém, a proporção para o óleo de banana é de 1:1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desenvolvi outro método para a cura.

Em uma caixa de sapato, coloque a placa em uma das extremidades, por dentro da caixa, e, na outra extremidade da tampa, faça um corte com o formato do bico do secador. Faça alguns furos laterais para vazão do ar. Feche a caixa e ligue o secador neste furo feito na tampa, a impressão será de que uma estufa esteja sendo formado. Por isso a necessidade de furos laterais, para ter pontos de saída deste fluxo de ar quente.

Muito legal sua ideia, testarei um dia.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...