Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asrock G31M VS2 cmos check sun bad error?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá!

 

 

 

Solução que o pessoal adota para esses paus:


Mande sua placa para a MOBOFIX , eles cobram cerca de R$50,00 para trocar um MOSFET que fica proximo a pilha/jumper de clear CMOS... é uma pecinha preta com 3 perninhas que faz o chaveamento para economia de energia. vou explicar , quando você esta com seu PC desligado , ela faz com que a corrente que sai da pilha , possa alimentar sua CMOS , salvando assim tuas configuracoes da BIOS. quando você liga seu PC , ela faz com que a energia que passa pela sua MOBO alimente a CMOS , assim fazendo com que , quando você esta com teu PC ligado , nao seja usada a pilha para alimentar a CMOS.. desse jeito fazendo ela durar mais. 

Caso você nao queira gastar 50 paus, você pode tentar fazer uma gambiarra: acompanhe o polo positivo que sai do socket da pilha "+" . você verá que a trillha passa por uma pecinha preta , ela é a peça que provavelmente queimou.

Pegue um pedacinho de fio(tipo esses de telefone colorido), e faça uma ponte entre o polo positivo da bateria e o jumper da cmos e pronto, está resolvido. (O problema todo é um transistor queimado, e ai é só bipassá-lo através desse fio de mais ou menos 5cm).

ou 

Substitua-a por um diodo, de aprox. 650 ohms na pol. direta, para q a bateria alimente permanentemente o CMOS, logicamente sem a função do chaveamento; a vida útil da tua bateria sera sacrificada , mas sua Mobo nao vai pro lixo.

Mais informações sobre o Mosfet você encontra aqui: 

http://www.fairchildsemi.com/pf/ND/NDS352AP.html

http://www.hardware.com.br/comunidade/cmos-checksum/194553/

 

 

Bug da bateria (CR2032), como resolver!

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/255380-t%C3%B3pico-definitivo-bug-da-bateria-cr2032-como-resolver/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...