Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Pessoal,

Acabamos de estrear a nova área de Classificados do nosso fórum.

IMPORTANTE: em 30/08/2014 removemos a restrição que havia onde só permitíamos membros VIP de anunciar. O texto abaixo foi atualizado com as informações atualmente em vigor.

O sistema é bem completo, permitindo a venda, troca e compra de peças, e tem ainda um módulo de classificação dos vendedores.

Para pode publicar anúncios, o usuário precisa ter:

1. No mínimo seis meses de fórum

2. No mínimo 100 posts

3. Nenhuma infração*

* Se você preencher os outros dois requisitos mas tiver uma infração que não seja grave, pode pedir aos Coordenadores do Fórum para reavaliarem o seu caso. Dependendo do caso, eles podem remover a infração para que você possa postar anúncios nos Classificados.

O Fórum detecta automaticamente que você atingiu os requisitos mínimos e libera o seu acesso, enviando uma mensagem privada confirmando. Dessa forma, não é necessário pedir a nenhum moderador para liberar o seu acesso.

Sendo que qualquer usuário pode participar/interagir com os vendedores, as restrições acima são apenas para a publicação de anúncios.

Membros VIP têm como vantagem o destaque gratuito dos anúncios (anúncios destacados aparecem na frente dos outros).

Abraços,

Gabriel Torres

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, apenas para clarificar o questionamento feito por um membro através do Facebook.

Ele reclamava que com o fim da Feira do Rolo e sua substituição pela área Classificados, ele teria perdido as qualificações já obtidas no passado.

Isso não é verdade. Importamos todas as qualificações antigas para o novo sistema. No perfil de todos os usuários há uma nova seção chamada "Classificados - Qualificação", onde consta todas as qualificações da época da Feira do Rolo. Isso é mostrado claramente no vídeo. Segue abaixo um exemplo:

post-281750-0-38354700-1401482606_thumb.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, acredito que os Classificados não vão fazer muito sucesso da maneira como está... Acredito que não deveria ser liberado apenas para VIPs, mas sim para todos que possuíssem algum tipo de "reputação" aqui no fórum, como um número mínimo de posts, "joinhas" ou mesmo data de inscrição... Acho que algo parecido com o bazar do Adrenaline estaria perto do ideal.

Abs

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@V i X

Pois é. Eu amarrei ao VIP porque eu queria ter a área de Classificados liberada logo e queria pode ter ela no ar sem "muito burocracia". Pois a configuração de liberação por grupo de usuário já existe pronta. Qualquer outra configuração (por número de posts, por data de cadastro, por curtidas/reputação, etc) requer que eu contrate um programador para fazer a modificação em questão.

Uma solução seria liberar essa área aos "membros plenos". O que você acha?

Abraços,

Gabriel.

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca um ou dois moderadores pra gerenciar os classificados. Eles só autorizariam o anuncio com base em critérios como por exemplo posts, tempo de fórum,  curtidas etc etc.... Isso claro se tiver como.

A ideia do Vix seria ter critérios para não poluir os classificados com anúncios enganadores, Mesmo que o CDH não tenha nenhuma responsabilidade com as vendas ou trocas entre os usuários.

Como a maioria(eu acho) do fórum são membros plenos, eu acredito que liberar sem criterios pra eles não seja uma boa ideia porque poderia entupir os classificados de anúncios/membros farjutos , digamos assim.

Compartilhar este post

Link para o post

@EribertoTorres não existe essa opção já pronta. Qualquer coisa diferente do que eu já falei (liberação por grupo de usuário) não existe pronto e teria de pedir ao desenvolvedor da área de classificados para fazer, e não necessariamente ele poderá estar a fim de nos atender (pois não é obrigação dele).

@Ne0n muito pelo contrário. O fórum tem hoje 30.382 membros plenos, contra 407.228 membros júniores.

Abraços,

Gabriel.

Há dois pontos que merecem ser expandidos:

1. Trabalho de moderação e verificação de trambiques e similares: isso sempre vai existir e é desnecessário debater esse ponto, pois é condição inerente ao modelo de negócios "classificados". Não adianta ficar pensando muito "ah se isso", "ah se aquilo" pois se não a gente ou não leva o projeto adiante ou cria tantas regras que assusta ao pessoal. Era inclusive justamente o problema da fase anterior do fórum com o seu excesso de regras, que criamos regras pensando no que poderia ocorrer, em vez de lidar com os casos conforme eles fossem ocorrendo.

2. A feira do rolo era grátis mas dava um grande trabalho de moderação, liberação, etc. A ideia é agora termos tudo o mais automatizado possível. Porém, uma forma de limitarmos inclusive os trambiques seria impor que anúncios de venda seriam pagos (grátis para VIPs, pois não podemos agora remover uma vantagem que os usuários VIP já pagaram para obter) mas os "rolos" poderiam ser grátis para membros plenos. É só uma ideia, visto que outros usuários também reclamaram que o sucessor da feira do rolo agora é pago.

São pontos aí para pensarmos e debatermos aqui nesse espaço.

Abraços,

Gabriel.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao meu ver, eu pensei da mesma maneira....

Usuários VIP's - colaboraram para terem esse benefício, então para usuários VIP's, anúncios comerciais como vendas estariam liberados.

Usuários Normais - podem também participar da sessão Classificados, porém, apenas para trocas. Para vendas necessitaria de ser um usuário VIP's, ou algum outro termo, para que o anúncio fosse pago para os usuários não VIP's.

Abrirmos de uma forma geral a sessão Classificados seria injusto com os Membros VIP's do Fórum atualmente, pois esses são um dos benefícios por terem se tornando VIP's para a Comunidade.

Compartilhar este post

Link para o post

"...muito pelo contrário. O fórum tem hoje 30.382 membros plenos, contra 407.228 membros júniores."

O que seria um membro pleno?

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius

Olha a descrição bem abaixo do seu avatar. É por número de post.

Mesmo eu sendo VIP, não me importaria se o classificados fosse aberto a todos, mesmo de forma comercial, sem ser rolo. A gente sabe muito bem que a pessoa coloca para rolo, mas via MP vira comercial. Todo mundo iria fazer isso. Só ficaria escondido.

Abrir uma área de classificados a todos, mas com alguns critérios pode aumentar e muito visitas no forum. Tem site por aí que dependendo de anúncio recebe 2000 views em 30 minutos.

Alguns critérios que vejo por aí:

- Número de posts e tempo de casa (tem que ser junto para evitar spam).

- Colocar foto do produto com o nome de usuário escrito à mão.

No mais, precisa de mais nada. Moderação sempre será necessário. Disso acho que não tem como fugir muito.

Falou

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@braconius membros plenos são usuários com mais de 20 posts. Fizemos essa distinção para o chat, pois estava aparecendo no chat um pessoal fazendo spam, e aí após votação interna entre os moderadores, chegamos ao consenso que a forma de evitarmos esse problema seria fazendo essa divisão (deu certo).

Obrigado pelas opiniões. Vamos continuar debatendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vamos por esse caminho, acompanho o pensamento do @MatheusLPS, 20 posts é pouco.

Basta lembrar o que aconteceu quando o Chat foi disponibilizado. O tanto de usuário que ficava postando coisas como: "É, eu também concordo", "é vdd", ou seja, flood atrás de flood, somente pra alcançar o número de posts necessário para utilizar o Chat, foi uma grandeza.

Somente para comparação, tem um site/fórum por aí(que não vou citar o nome), que para postar uma simples imagem, o usuário tem que ter no mínimo 200 posts e 3 meses de casa. Logicamente, isto é um tanto quanto exagerado. Mas, algo parecido talvez fosse uma saída, por exemplo, 50 ou 100(acho muito, mas enfim, é somente uma opinião...)posts e 1 mês de CdH, seria um incentivo a mais para o usuário participar do Fórum. Mas, frisando que, tem que participar corretamente, sem spam, flood e etc.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ideias:

1- Em vez de associar o grupo com o numero de posts, associa-lo também com o numero de curtidas e tempo de casa. Assim ficaria de forma automática e do jeito que o pessoal quer.

2- Se não tiver como fazer a primeira opção, uma outra alternativa seria criar outro grupo(se for possível) para poder usar os classificados e associar este grupo com um numero de posts maior do que o dos membros plenos... Assim o Membros Plenos continuaria ativo e ajudaria a diminuir o flood no chat e o outro grupo ajudaria a definir quem deve postar nos classificados.

3- Se achar inconveniente ter que criar outro grupo ou essa opção não esteja disponível, a unica forma ao meu ver seria aumentar o numero de posts para se tornar Membro Pleno e liberar os classificados pra esse grupo. O lado ruim é que afeta o chat já que o numero de posts teria que ser maior para poder usa-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Ne0n como expliquei, não existe hoje uma maneira de fazer essas restrições, só mesmo por grupo de usuário. Mas é relativamente fácil resolver isso criando um grupo acima dos membros plenos, chamados membros sêniores, por exemplo, com 100 mensagens para cima.

O problema, no entanto, é o que eu falei sobre o direito já pago e adquirido dos membros VIP de só eles poderem postar anúncios.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, aconteceu um caso hoje que eu justamente preciso da opinião de vocês e vai justamente corroborar a necessidade de mudanças na área de Classificados.

Esse usuário cadastrou-se apenas para postar anúncios nos Classificados. Mas aparentemente é vendedor profissional. O problema é que em vez de ele anunciar (por exemplo) em nosso boletim de notícias (pagando-se o nosso preço "normal" de R$ 600), o cara vem aqui e anuncia nos Classificados por apenas R$ 10.

http://forum.clubedohardware.com.br/classifieds/item/50-computador-gamer-core-i7-4790k-gtx-770-16gb-hdd-ssd-1tb/

http://forum.clubedohardware.com.br/classifieds/item/49-computador-gamer-core-i5-4590-geforce-gtx-750ti-sc-1tb-8gb/

Esse caso realmente me convenceu que teríamos de limitar os Classificados para usuários com mais de "x" posts e, mais uma vez, apenas para peças usadas.

A ideia dos Classificados é ser um "bazar" por assim dizer...

Opiniões?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tem como configurar o sistema para o usuário, que seja participante, com número mínimo de posts para anunciar?

O sistema programado pode vetar quem se cadastra, para apenas anunciar!

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, sem dúvida deve haver um bloqueio para esse tipo de coisa. Creio que a limitação a peças usadas já seria um bom começo, já a limitação pela quantidade de posts é uma coisa que temos que fixar com cuidado, pois um número muito elevado afastaria muitos prováveis anunciantes, assim colocaria este número entre 20 e 30 posts.. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo em muitos pontos com o Matheus, e também não ligo dos Classificados serem acessíveis a qualquer membro, não foi por isso que me tornei VIP. Mas realmente alguns provavelmente não irão gostar... E se os VIPs tivessem maior destaque em seus anúncios?

Não tem como fazer uma lista de pré-requisitos e algumas regras específicas para participar dos Classificados e recrutar alguns moderadores para cuidar da aprovação ou não do usuário para anunciar?... Tipo como o Rafael Coelho fazia na Feira do Rolo?

Edit: Gabriel, como referência, dê uma olhada nas regras do bazar da Adrenaline: http://adrenaline.uol.com.br/forum/bazar-do-usuario/248134-novas-regras-dos-classificados-04-07-13-a.html

Lá as coisas funcionam muito bem, tem um grande volume de acessos e pessoas de diversos fóruns participam ali.

Compartilhar este post

Link para o post

E se os VIPs tivessem maior destaque em seus anúncios?

Gostei da ideia!

Em relação a moderação, a ideia é ter tudo o mais automatizado possível para não dar muito trabalho. Antigamente sempre ocorria de um ou outro usuário ser "esquecido".

@nefertiti os Classificados hoje só permitem limitar por grupo de usuário e pelo visto teria de contactar o desenvolvedor para ver se ele tem como adicionar essas "travas" adicionais... Vou fazer isso hoje...

Update: acabei de contactar o desenvolvedor para ele expandir as formas de seleção dos usuários que podem anunciar. Pelo nosso bate-papo:

Data de registro

Número mínimo de posts

Reputação mínima

Não é que a gente vá usar todas essas opções, mas é já para tê-las e aí a gente decide e faz o ajuste.

Estou também abrindo um Tracker aqui para colocar a modificação dos Classificados como uma pendência que precisa ser feita, assim não há como eu me esquecer de tocar essa ideia!

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Torres, entre as três opções, a melhor é de Número mínimo de posts. A de Reputação mínima, pode até ser, a de Data de registro, daria esta  liberdade para quem só se cadastra, e raramente participa do Fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Número mínimo de posts é essencial, assim como a data de registro (muito importante para evitar flood)... O problema da reputação mínima é que tem muitos usuários excelentes que se cadastraram já há um bom tempo e não estiveram muito ativos quando o sistema de reputação foi implantando... Um exemplo: Alguns usuários que já foram administradores/moderadores do CdH há um bom tempo possuem muito pouco ou quase nenhum post qualificado, justamente porque antes não tinha o "joinha".

Acredito que usuários com infrações não poderiam anunciar, como era na Feira do Rolo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito sensata essa colocação do ViX, realmente a questão dos posts avaliados pelo

joinha, que é coisa nova, deixaria muita gente antiga de fora dos classificados. 

Compartilhar este post

Link para o post

Oi @adcarvalho @V i X

Na realidade o joinha já tinha na plataforma antiga, e os joinhas antigos foram sim migrados para a nova plataforma.

Mas sem problemas, o importante é o espírito da coisa. Eu já coloquei essa pendência no Tracker, o desenvolvedor me explicou como fazer essas configurações, preciso só testar, enfim, ainda esta semana estaremos com os classificados operando no novo formato. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais