Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionar 16 Leds com um terminal do PIC


WLS.UAM
Ir à solução Resolvido por WLS.UAM,

Posts recomendados

Bom dia,

 

Gostaria de saber se alguém saberia me informar como faço para acionar 16 Leds com apenas um terminal do PIC.

 

Deve até ser coisa simples, mais sou mais um iniciantes a fazer perguntas. :-)

 

Imagino que um terminal do PIC não forneca a corrente suficiente para manter os 16 Leds com um bom brilho, Seriam LEDS RGB de 4 terminais, porém nesse pino ficariam ligados apenas os Azuis(alto brilho).

 

Li varios artigos e topicos que indicavam utilizar transistor, mas não consegui entender ao certo como seria, tipo tipo minha bateria teria que ser ligada no Coletor, os leds em paralelo no Emissor e o Pino do Pic na Base?

 

Qual bateria devo usar para a alimentação, quel transistor devo comprar? qual resistor devo usar do pic para o transistor. Vi até umas video aulas que não utilizavam PIC mais mostrava os calculos porém não consegui similar no Protheus.

 

O restante que preciso creio q dou conta, meu problema é simplesmente esse, acender e apagar os 16Leds com um terminal do PIC!

 

 

Grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O LED azul é exatamente isso, 0,02A(20mA).

 

Quanto alimentação, não sei ao certo ainda, pois não Defini, pensei em usar um pilha(Bateria) daquelas de 9V, ai usaria ela com o transistor para os LED's(se for o ideal), e reduziria para 5v para a alimentação do PIC, porém olhei em duas que tinha em casa e nenhuma me mostrava a conrrente fornecida.

 

Como não esta definido e ainda montarei o restante do projeto, posso escolher ainda, caso tenha alguma sugestão agradeço.

 

OPS, tinha esqueci da tensão do LED. é 3,1v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bateria de 9 Volts tem uma capacidade que gira em torno dos 230 mAh..  Considerando ser 9 Volts o arranjo dos leds deveria ser mais ou menos assim, com um transistor bufferizando o mesmo:

 

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=8,3.0,20,16,0〈=pt-BR

Note que usei a tensão de 8 Volts pois haverá tipicamente uma queda de tensão da ordem de 1 Volt sobre o transistor que deverá ser do tipo darlington

O consumo disso dai seria de 8 x 0,02A = 160 mA e uma bateria de 9 Volts poderia manter aceso esses leds por cerca de 230/160 = 1 hora e 26 minutos aproximadamente (espere por menos disso dai)

 

Quanto ao arranjo ele seria mais ou menos assim:

 

LednoPIC_zpsf851a5cb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mesmo, FDS vou comprar o Trasistor que recomendou e tentar montar esse esquema.

Legal o link que mandou, ele monta a melhor forma para o esquema de leds, que ficou balanceado com serie e paralelo, eu tenha feito com todos paralelos o que se eu não estiver enganado exige uma corrente mais alta.

 

Tentei simular no proteus pra testar e não acendeu os Leds fiz alguma coisa errada?

 

Leds_zps1eb1ab34.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Cara funcionou perfeitamente, porém ao continuar notei que não serviria pro meu projeto pois uso Leds RGB 3 cores 4 terminais, que compartilham o GND, mais beleza consegui resolver , porém agora ao final me deparei com outro problema, mais podem encerrar esse Post e dar como solucionado para minha duvida,criarei um novo para meu novo problema que é referente a leitura de botão com o PIC.

 

Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...