Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina desligando aleatoriamente, dificuldades em iniciá-la; enigma para os técnicos


Ir à solução Resolvido por Hatarashe,

Posts recomendados

Olá, boa tarde! Fiz uma pesquisa rápida aqui no fórum; posso ter pesquisado errado, mas não encontrei algo que pudesse me ajudar. Tentarei fornecer o máximo de informações possível; qualquer dúvida, só me perguntarem. Os técnicos da loja em que sempre fui não conseguem descobrir a causa do problema, de jeito nenhum.

 

Em primeiro lugar, meu PC:
Sistema: Windows 7 Ultimate 64 bits (a loja instalou cópia; não é original)

Placa Mãe: Asus M5A97

Processador: AMD FX 8320

Vídeo: Radeon R9 290

Fonte: Corsair 850w modular

Memória: 8gb

HD's: um é de 1tb, novo; o outro é mais antigo, de 700gb. Não me lembro das marcas.

 

Eu tive Windows XP até dezembro de 2013; tinha uma placa NVidia e uma configuração mediana. No meio de dezembro, comprei as peças atuais e levei na loja para instalarem. Eram todas originais, lacradas. O filho do dono, recém-formado, foi encarregado da montagem e instalação do Windows 7. Tudo correu bem até, mais ou menos, o começo de fevereiro: o PC começou a reiniciar uma ou duas vezes antes de ligar. Eu apertava o botão, ouvia um apito (imagino que seja o PC ligando?), mostrava o logo do Windows e desligava. Isso persistiu até o ponto que reiniciava umas 5 vezes antes de ligar e, quando chegava no desktop, passava 5 minutos e desligava. Levei até a loja, testaram a minha fonte em outra máquina e a hipótese da fonte ter defeito foi descartada. Lá na loja, eles dizem que nunca deu nenhum problema na minha máquina. Não reinicia, não desliga... Então ok; eu trouxe para casa e, de fato, não deu mais problema.

 

No começo de Abril começou a dar o mesmo problema. Como o problema começou numa sexta feira, testei deixar o computador ligado até terça, o dia em que eu levaria à loja. Ficou ligado, de boa, até segunda à noite; depois disso, morreu. Quando ligava (depois de muita insistência), desligava logo após o apito ou o logo do Windows aparecer. Não chegava ao desktop de jeito nenhum. Quando levei até a loja, novamente: lá não deu problema nenhum. Passaram anti vírus, Everest, checaram os fios das peças; nada. Trouxe para casa e ficou perfeito, sem problema nenhum...

 

...até esta terça feira, dia 20. Reiniciou uma vez antes de ligar... E aí ficou de boa. Ontem, reiniciou 3 vezes. Hoje, reiniciou 4 vezes antes de ligar e desligou após 2 minutos, aleatoriamente, enquanto usava a internet. Aguardei 5 minutos, tirei tudo da tomada, liguei de novo e pronto, embalou.

 

Uma coisa importante a ser notada é que, mesmo com todas as essas dificuldades, chega uma hora que o PC não desliga mais. Após todo esse sofrimento, ele fica ligado até eu ir dormir.

 

Eu suspeito que seja má instalação do sistema ou algum problema derivado do Windows pirata. Motivo: tenho drivers da NVidia instalados aqui e, se tento desinstalá-los, tenho sérios problemas gráficos... Mas hoje não uso mais uma placa NVidia. Será que o sistema anterior foi desinstalado incorretamente? Eu chequei o Monitor de Confiabilidade, e os erros relatados são: "O Windos não foi desligado corretamente" (o mais comum); e "Ocorreu falha no Windows ao iniciar e não foi possível determinar a causa do problema". Pode ser paranóia minha, mas nunca vi os técnicos de lá sequer considerarem que o filho do dono pode ter instalado tudo incorretamente.

Na loja, dizem que não dá problema nenhum; e sempre que volta de lá fica tudo OK, mas só por algum tempo. Não sei o que fazem, não sei por que, mas é só voltar de lá que fica tudo de boa, por pouco tempo.

 

Uma coisa curiosa: às vezes, quando usao o computador, o disco D: demora para acessar alguma informação. Experimento um atraso ao abrir algum arquivo ou jogo e, depois de alguns segundos, ouço um clique do disco rígido e tudo volta ao normal. Não sei se é relacionado, mas...

 

Problemas de aquecimento também estão descartados; uso o Open Hardware Monitor e as temperaturas ficam normais. A Radeon R9 é conhecida por suas altas temperaturas, mas aumentei o limite da velocidade default do fan no Catalyst Control Center e não passa mais dos 90º. Além disso, nem mesmo jogando coisas pesadas o PC desliga (desde que já tenha "embalado" no dia, passado pela teimosia toda ao ligar).

 

Um dos técnicos da loja citou que poderia ser problema na rede elétrica do meu apartamento. Não considero isso possível, porque moro aqui há 5 anos e nunca tive problemas, nem mesmo com chuveiro, ar condicionado, máquina de lavar roupa... E ninguém do prédio teve algum problema elétrico, até onde sei.

 

Me recomendaram comprar um estabilizador novo, pois o meu era velho. Comprei, mas não vi mudança nenhuma. Atualmente, tenho que ligar: monitor, impressora, modem da Vivo, estabilizador e fonte do PC. Faço da seguinte forma: no Estabilizador (tem 4 entradas) coloquei impressora e monitor. Na Régua (5 entradas), liguei estabilizador, modem e fonte (e a régua na tomada).

Eu não entendo muito de computadores, muito menos de eletricidade, então não sei... Mas certamente não é problema na fiação do prédio inteiro. Poderia ter algum erro aqui, na forma com que liguei as coisas?

 

 

O que pensei: (1) levar em outra loja, pedir para consertarem e instalarem uma versão original do Windows; (2) chamar algum técnico por fora para vir aqui, ver o problema em primeira mão; (3) levar o PC de volta à loja que sempre fui, pedir reinstalação do sistema e formatação, exigindo que nunca mais dê o mesmo problema. O dono me conhece desde criança e não está ciente dos problemas que venho tendo.

 

 

Ufa... Bom, acho que é isso que tenho para passar. O que vocês sugerem? Parece problema elétrico, de sistema?... Como devo proceder? Na loja, dizem não ter ideia do que pode ser o problema...

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Acho que descobri a causa do problema. Desde que escrevi, fui pesquisando no fórum sobre tudo que podia ter relação com o que acontece; achei aquele post sobre como estabilizadores são inúteis e prejudiciais... Como eles atrapalham na hora de ligar, sendo que esse é um momento delicado para a fonte... Então decidi fazer um teste: liguei tudo que preciso no filtro de linha e eliminei o estabilizador. Faz 3 dias que o PC liga sem problemas; também não reiniciou mais. Aparentemente, resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...